: No Cloffice da Hygge Mob, o escritório fica ‘embutido’ em um armário, e o projeto decorativo permanece bonito e aconchegante.| Foto: Divulgação
  • Por Hygge Mob
  • 10/03/2022 09:28
Ouça este conteúdo

Um brainstorming em um almoço despretensioso de domingo deu origem a um conceito inovador em projetos de decoração: casa que abraça. A ideia era propor um modelo diferente de atender ao consumidor que busca por móveis e ambientes feitos sob medida. Alegria, aconchego e bem-estar foram sensações encontradas para descrever o que o negócio precisaria oferecer a seus clientes. “Queremos vender uma experiência”, conta Lilian Kuhnen, diretora de marketing da Hygge Mob.

A palavra Hygge surgiu de uma leitura de jornal tempos depois. Seu significado vinha ao encontro do que os criadores da marca buscavam. Assim nasceu a Hygge Mob, fábrica de móveis e ambientes planejados na medida exata, situada em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (PR), cuja semente foi plantada ali naquele almoço entre três empresários paranaenses, que somavam experiências de mercado no atendimento a empresas como Vale do Rio Doce, Petrobras, Andrade Gutierrez, CSN e tantos outros pesos pesados do mercado corporativo. Inovação, ética, motivação, responsabilidade, garantia de satisfação, pós-venda e outros valores inegociáveis, absorvidos por cada um dos empreendedores nas experiências anteriores, compuseram o DNA do negócio, criado naquela mesa de almoço de domingo.

A ideia de uma casa que abraça seus moradores veio da observação das residências dos países nórdicos. Por passarem muito tempo sob temperaturas baixíssimas, os moradores dessa região procuram deixar casas e apartamentos o mais aconchegante possível, porque sabem que terão de passar uns bons meses ali, a se protegerem do frio rigoroso. A Hygge entendeu que era possível adaptar esse estilo ao clima tropical brasileiro e imprime essa experiência em todos os seus projetos de móveis e ambientes planejados.

: Encerrado o expediente, o home office pode ser fechado dentro do armário sem destoar do projeto decorativo do ambiente.| Foto: Crédito: Divulgação

Cloffice

Veio a pandemia da Covid-19 em 2020 e tudo foi colocado à prova. Todas as relações, em níveis pessoal e profissional, tiveram de se adaptar ao novo momento. E a Hygge Mob, com inovação no DNA e com o conceito de casa que abraça posto em prática, entendeu o momento. Se a casa precisa ser também o ambiente de trabalho, ela precisa do ‘cloffice’.

“O conceito cloffice é, literalmente, a junção dos termos ‘closet’ e ‘home office’, esmiúça Lilian. “É um espaço feito dentro do armário, com escrivaninha e prateleiras, para você trabalhar em um ambiente organizado e confortável, sem ocupar muito espaço em casa”. A expressão veio de blogueiras de moda, que passaram a utilizar cantos em seus closets para realizar suas produções. A ideia foi abraçada por profissionais de diversas áreas, que também passaram a trabalhar em casa em virtude da pandemia, e que precisavam de um pouco de privacidade. E o modelo virou tendência mundial.

A vantagem oferecida pelo cloffice é a possibilidade de montá-lo em qualquer ambiente, seja na sala, quarto, na sacada ou, como o nome sugere, no closet. “Como o home office é feito junto de armários e prateleiras, você pode planejar para que as portas do armário escondam a escrivaninha no final do expediente. É super funcional”,  acrescenta. Em outras palavras, é como se você pudesse ‘fechar o escritório’ e, uma vez fechado, os móveis utilizados nesse espaço de trabalho não apenas não interferem no seu projeto decorativo como ampliam a sensação de conforto e acolhimento.

“Um home office planejado têm funções muito além da decoração. Além de deixar o espaço bonito, conforme seu estilo, colabora com a ambientação e seu desempenho. Os escritório de casa planejados estão ligados às necessidades de seus donos e das suas rotinas de trabalho, informa Lilian. “Outra vantagem é que o escritório traz uma separação entre a vida profissional e a pessoal. Você fica mais concentrado em um ambiente de trabalho, mesmo que seja dentro de casa”, esclarece.

Time de especialistas

Para auxiliar quem deseja redefinir a decoração da casa, ou mesmo reformar e mudar o projeto decorativo, e que procuram por ideias criativas e confortáveis, a Hygge conta com arquitetos que projetam os ambientes sem custo adicional para os clientes em caso de compra de mobiliário feito com a própria marca. Assim, a empresa consegue atender o cliente em sua necessidade: se ele procura por um ambiente aconchegante, moderno, clássico, ou minimalista, industrial, a Hygge apresenta e executa um projeto que se adeque ao espaço destinado aos novos mobiliários.

“Além de prezarmos pela qualidade técnica de cada projeto executado, ou seja, o melhor funcionamento dos móveis e eletrodomésticos, temos o cuidado e a visão para promover a melhor solução para cada espaço”, detalha Lilian. “Esse processo é muito exclusivo de cada projeto, e temos vários tópicos para atender a cada projeto novo, que vai sendo definido ao longo do processo. Transformar uma ideia, um desejo, em algo físico, contando com todos esses detalhes, é o que garante e conduz os clientes para esse entendimento”, diz.

Cozinha planejada com a assinatura Hygge Mob: campeã de vendas.| Foto: Crédito: Divulgação

Campeã de vendas

Na linha de frente dos ambientes planejados com a assinatura Hygge Mob está a cozinha,  “nosso campeão de vendas”, comemora Lilian.  O trabalho da Hygge na concepção de projetos para a cozinha, esse espaço tão amado em toda residência, envolve desde o mobiliário até a iluminação e os eletrodomésticos utilizados.

Lilian Kuhnen, da Hygge Mob: queremos vender uma experiência.| Foto: Crédito: Divulgação

Para este ano, as apostas são os móveis paramétricos e usinados. “Depois de laqueados, esses móveis se adaptam a vários estilos de ambiente, em uma combinação de clássico, moderno e provençal”, conta Lilian.

 Memória afetiva e sustentabilidade

O conceito Hygge Mob é mais do que apenas a oferta de móveis planejados. A ideia é vender experiência, que é vivenciada desde o início do processo de escolha do projeto até o pós-venda. Sempre com o objetivo de oferecer ao cliente a possibilidade de despertar memórias afetivas e a percepção de que o projeto, de fato, lhe entrega um ambiente acolhedor.

A empresa faz questão de viver na prática a ideia de sustentabilidade. Todo o resíduo gerado a partir do processo produtivo é descartado em um programa estabelecido com a prefeitura de Pinhais. Já as sobras de madeira são armazenadas e, uma vez por ano, a Hygge faz um mutirão com os funcionários para a produção de pequenos móveis soltos. Depois de prontos, são colocados à venda e renda é utilizada para a realização de festas e brindes de final de ano para toda a equipe de profissionais da companhia.

Para conhecer todas as possibilidades de ambientes e mobiliários planejados, acesse o site da Hygge Mob.

A fábrica da Hygge Mob, em Pinhais, onde são criados os ambientes e mobiliários planejados da ‘casa que abraça’.| Foto: Crédito: Divulgação