2021 foi definitivamente um ano marcado por grandes desafios, mas também pela resiliência e mudanças aceleradas. Os executivos de finanças e líderes financeiros demonstraram, mais do que nunca, determinação e liderança estratégica. Porém, mesmo com o avanço da vacinação que permitiu um certo respiro para a sociedade, a situação de mercado atípica e desafiadora ocasionada pela pandemia – além das incertezas políticas – colocou a operação dos negócios em risco. Levando em consideração este cenário, os executivos e líderes da área de finanças precisaram agir de forma rápida e inteligente, em muitos casos ousada, para atingir resultados ainda mais estratégicos.
E foi pensando neste público que o IBEF-PR (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná) se manteve firme, ativo e desenvolveu novas propostas focadas aos seus associados. Neste ano, profissionais da área que não são associados também puderam participar de eventos e projetos especiais.
A exemplo disso, o Instituto reformulou o seu site, realizou 19 eventos ao longo do ano, em diferentes formatos – webinar, live, semipresencial – com temas de extrema relevância para a situação atual e de olho nos próximos meses. O Comitê Tributário e Empresarial discutiu a gestão tributária como diferencial competitivo, o Comitê de Compliance e Riscos destacou a relevância das iniciativas de ESG para as empresas e CFO. O debate sobre como algumas executivas conseguiram ganhar espaço num ambiente com tantas barreiras para as mulheres, promovido pelo Comitê de Desenvolvimento de Lideranças e acompanhado por mais de 200 pessoas virtualmente, também ganhou destaque.
Em outubro desse ano, aconteceu também a 36ª edição do Prêmio Equilibrista, o Oscar do mundo das finanças. O evento, com transmissão ao vivo, reuniu a imprensa e convidados em uma estrutura especial, seguindo todos os protocolos de segurança, para homenagear e reconhecer os esforços dos profissionais de finanças que se destacaram no Paraná em 2021. Com cases de altíssimo nível e resultados surpreendentes, estes profissionais foram reconhecidos e exaltados pela dedicação e ousadia nas estratégias dentro das suas companhias.
Outro projeto importante que ganhou forma, e foi lançado no segundo semestre de 2021, foi o Programa IBEF-PR Conecta, que tem como objetivo oferecer aos seus associados conhecimento, oportunidades e aproximação com o ecossistema de inovação do Paraná, por meio da conexão com startups e soluções disruptivas do mercado.
"O papel do Instituto é estar junto ao seu associado. Pensando nisso, trabalhamos para inovar e trazer cada vez mais conhecimento estratégico e networking que agreguem na carreira dos executivos de finanças que fazem parte do IBEF-PR. Apesar de um ano turbulento no cenário mundial, ficamos felizes com os resultados e as entregas ao longo de 2021", afirma Ricardo Pereira, presidente do IBEF-PR.
Para Ricardo, 2022 ainda será um ano com grandes desafios e volatilidade. Além das eleições presidenciais, que influenciam na economia, o próximo ano deve apresentar inflação acima de 5% e a taxa de juros da Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) superando 11%, segundo o último relatório de mercado Focus, do Banco Central do Brasil. Esses dados apontam que a retomada da economia ainda será desafiadora, com projeção de baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto). Nesse contexto, há também a possibilidade de novas variantes do coronavírus. “Sendo assim, o executivo de finanças, que ganhou muita relevância durante a pandemia, continuará a ser fundamental na retomada econômica pós-pandemia e precisará se manter firme e focado nos objetivos”, ressalta Pereira.
Portanto, neste momento, capacidade técnica, como gestão de caixa e liquidez, ROIC e ROE de curto prazo, gestão espartana dos gastos e desenvolvimento de soft skills – resiliência, poder de influência, empatia, equilíbrio emocional – se tornam imprescindíveis para os profissionais da área por mais alguns meses.
SOBRE O IBEF PR
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.