A tradicional premiação da área de finanças, que já homenageou diversas personalidades do setor e marcou a carreira de muitos profissionais, já tem data marcada e promete ser memorável. A celebração acontece no Castelo do Batel, no dia 19 de outubro, às 19h e receberá um público de aproximadamente 450 pessoas, entre os premiados, imprensa e convidados.
Dentre os inscritos para concorrer ao 38º Prêmio Equilibrista, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná selecionou oito cases finalistas, sendo cinco deles para concorrerem ao Prêmio Equilibrista e três para o Prêmio Revelação em Finanças. No dia 11 de setembro, todos os finalistas se apresentarão para a defesa dos seus cases em um evento aberto ao público, que acontece às 18h30 de forma online.
"Neste ano, o nosso grande desafio é fazer um evento ainda mais grandioso e prestigiar os profissionais que atingiram resultados incríveis em suas companhias. Nos últimos anos, temos visto a resiliência dos executivos financeiros em driblar as adversidades do cenário econômico e tenho certeza que nesta edição não será diferente", destaca Ricardo Pereira, Presidente do IBEF Paraná.
Conheça os finalistas ao Prêmio Equilibrista 2023
O CFO/RI da Farmácia e Drogaria Nissei S.A., André Lissner, foi selecionado como finalista em função do plano de crescimento e expansão da companhia, que se iniciou em 2017 e se encerra com a conclusão da estruturação do capital da empresa por meio de uma operação de CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) normalizando o fluxo de pagamentos para os próximos anos. Mesmo com a crise de crédito do início de 2023, a operação foi um sucesso e em junho deste ano a companhia captou R$ 250 mi. Com isso, o fluxo futuro de amortizações da Nissei foi equalizado e iniciou-se um novo projeto de crescimento ainda mais robusto.
A CFO na empresa WAP, Bruna Hadad, concorre na categoria Equilibrista após a transformação completa da empresa, desde a cultura até o modelo de negócios. Com muita coragem e consistência na execução, um plano de reestruturação completo foi feito na companhia. Passando por bancos, crédito, fornecedores, clientes, produtos e canal. Desde então, foram alcançados grandes resultados, entre eles a multiplicação da receita da empresa em aproximadamente 10x.
Atuando como Diretor Administrativo e Financeiro na Neoortho Produtos Ortopédicos S/A, Cleverson Tullio, se destacou pela sua liderança nos últimos dois anos de empresa. O trabalho foi focado na reestruturação do negócio, que exigiu iniciativas mais criativas, rompimento de paradigmas que vão desde processos produtivos, gestão financeira e modelos comerciais a mudanças culturais mais profundas da organização e de seus gestores. O resultado foi um crescimento substancial da receita líquida, incremento dos resultados e melhora dos indicadores da empresa.
Jose Roberto Scheller Jr é CFO na Helisul Aviação e foi selecionado como finalista ao Prêmio Equilibrista 2023 em função das ações que transformaram os indicadores econômicos e financeiros da empresa. O primeiro passo foi traçar um planejamento estratégico e definição dos OKRs focados nos pontos de melhoria e potencialidades. Com sua liderança o time implantou novas práticas de gestão que levaram a redução da dívida líquida em 24%, aumento da margem EBTIDA em 87% e elevou o retorno para o acionista (ROE) em 10x.
O CFO da WHB Automotive SA, Ricardo Winters Cecy, ingressou na empresa com um grande desafio: a reestruturação de uma dívida da companhia por meio da recuperação judicial. Em um esforço conjunto de sua equipe, tiveram êxito na renegociação de toda a dívida, incluindo bancos, fornecedores e impostos. Com um planejamento firme e as ações integradas, as operações foram conduzidas de forma consistente, e os resultados vieram de forma natural. O impacto foi positivo nos resultados de 2022, com um incremento de 0,6 p.p. em sua margem (EBITDA), possibilitando uma melhora nas operações e assim a manutenção sustentável das atividades da companhia.
Conheça os finalistas ao Prêmio Revelação de Finanças 2023
Com 12 anos de empresa, o Trader da empresa Santa Maria Adm e Part. S/A, Fernando Morozini apresentou um projeto de Hedge de Celulose, que consiste na busca de mecanismo financeiro para redução da volatilidade no preço da celulose. E foi por meio de um derivativo na Bolsa da Noruega que isso se tornou possível. A operação de celulose no Brasil junto à Bolsa da Noruega é um projeto pioneiro que posicionou a empresa como uma das únicas no Brasil a realizar tal feito. A chave foi a criação cuidadosa e precisa de políticas de hedge.
Marco Pitta é Gerente de Controladoria - FP&A, Contabilidade e Tributos no Grupo Positivo e apresentou um case relacionado a projeções financeiras estratégicas. Ao avaliar a capacidade de aquisições da corporação, chegou a uma projeção a longo prazo de todos os negócios, avaliando por meio de indicadores econômicos oportunidades de crescimento. Analisou riscos financeiros, oportunidades e capacidade para crescimento com boa capacidade de geração de valor agregado ao acionista.
Em um cenário incerto e desafiador, Mariana Amaral Pinto, Gerente Administrativa e Financeira no escritório Marins Bertoldi Advogados, superou as expectativas dos sócios com um resultado líquido acima do esperado. Para implementar esse resultado foi necessário mudar a cultura organizacional, aprimorar e corrigir todas as demonstrações financeiras e procedimentos do setor financeiro para a construção de um orçamento sólido. Apesar das dificuldades, ela superou os desafios, reduziu as despesas, conseguiu o engajamento dos integrantes e extrapolou a expectativa de todos.
Apresentação de Cases
No dia 11 de setembro, às 18h30, os finalistas apresentarão seus cases em um evento aberto a todos os associados e interessados em conhecer os resultados alcançados pelos candidatos. Após a defesa dos cases, será aberta apenas aos associados adimplentes do IBEF Paraná a votação para a escolha do (a) grande vencedor (a) do Prêmio Equilibrista e Prêmio Revelação em Finanças 2023. O resultado da votação será divulgado no dia 22 de setembro, após a consolidação dos votos pela PwC Brasil.
Neste ano, o evento é apresentado pela Safra. Na cota Ouro, a premiação recebe o patrocínio do Gaia, Silva e Gaede Advogados, Valore Elbrus, TOTVS, Grant Thornton, KPMG, Deloitte e Mazutti Ribas Stern Sociedade de Advogados. E como media partner a Gazeta do Povo.
Sobre o IBEF-PR
Há 38 anos, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná, dentre eles: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.
Por meio de seus comitês de Finanças, Desenvolvimento de Lideranças, Tributário e Empresarial, Inovação e ESG, o IBEF Paraná realiza eventos, projetos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.
Serviço
Apresentação dos cases finalistas Prêmio Equilibrista 2023
Data: 11 de setembro
Horário: 18h30
Evento gratuito, ao vivo e online pelo Zoom
Inscrições: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_ZnwmIm1yQXqC9x7p5vlbsQ