Do Salone di Móbile de Milão para a área aberta do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
A IBTW, nova marca de móveis brasileira, fez o trajeto sem escalas. As peças cheias de bossa foram expostas na área livre do vão do Museu Oscar Niemeyer na noite de 22 de setembro para o lançamento a convidados da capital paranaense.
As quatro letras são uma estilização da expressão em inglês "In between", uma referência ao tipo de mobiliário que a IBTW produz: peças que podem estar "entre" a área interna e externa, e que também podem se mesclar à natureza e à arquitetura.
Em Curitiba, quem vende com exclusividade a IBTW é a Green House, marca que têm 23 anos de história. A empresária Joana D'Arc Brugnolo trabalha há 18 anos com a Green House, oito deles à frente da loja de Curitiba. "É muito especial participar desse lançamento, porque a chegada dessa nova coleção vem em um momento de mudança na administração da Green House, em que entram sócios mais jovens, que trarão inovação à loja", comemorou Joana, referindo-se aos novos sócios, Amanda Schroh e Leonardo Jacoski, seu filho.
O trio recepcionou os profissionais convidados e os guiou entre as peças das linhas Jeri, Concreta, Canárias, Natural, Vereda, Catamaran e Atelier, dispostas no pátio do museu sem ambientação, provocando o visitante a prestar atenção no produto em si. "A IBTW tem a proposta de trabalhar sem cenários, sempre em locações reais. E aqui, no Museu Oscar Niemeyer, essa relação entre arte e design fica mais clara", declarou o diretor de arte e consultor da IBTW Humberto Consorte, responsável pelo conceito do evento.
Sob os embalos de soul e ritmos setentistas do DJ Pil Marques, arquitetos, designers de interiores, paisagistas e demais profissionais da área puderam observar as mais de 20 peças de todos os ângulos, além de senti-las e experimentá-las.
Foram quatro anos de trabalho antes do lançamento da IBTW na capital mundial do design, em maio deste ano. "Apresentamos a coleção em Milão e a nossa ideia de criar móveis para área externa com toque e acabamento de materiais da área interna foi muito bem recebida pelo público", afirma José Tonin Jr, CEO da IBTW. As pesquisas em material, definição de conceito e seleção de parceiros e profissionais começaram em 2018, o que fez com que a marca nascesse madura e com um catálogo em constante ampliação – em menos de quatro meses, são mais de 200 peças lançadas, com a assinatura de nomes como atelier oï, Giorgio Bonaguro, Daniela Ferro, Ronald Sasson, Estúdio 3955, entre outros.
O mercado europeu é um dos principais visados pela marca, e parte das parcerias vêm do Velho Continente. O Atelier Oï, estúdio de design suíço que trabalha com marcas como Louis Vuitton e Bvlgary, assina a poltrona Atelier, com uma estrutura dobrável em madeira teka e uma capa e almofada removíveis que permitem que a cadeira seja transportada facilmente.
Chamam a atenção os materiais e revestimentos têxteis da IBTW: são sintéticos, para que se mantenham íntegros e sem desbotar mesmo com as intempéries, mas com toque de fibras naturais, dando a impressão de ser algodão e linho. A garantia é de cinco anos.
O designer italiano Giorgio Bonaguro desenhou as peças da coleção Jeri, composta de sofás, champanheira, banco, mesas de centro e de jantar e a peça lançada em Curitiba, a espreguiçadeira, uma chaise que convida à contemplação, com uma "cabeceira" curva de cordas trançadas, apresentadas no MON em grafite. "Os designers de fora do Brasil são selecionados por terem uma relação com o país e um olhar que capta e valoriza coisas cotidianas que muitas vezes passam batidas para nós", diz Wanessa Cannonieri, diretora da IBTW.
A mesa Canárias, com tampo assimétrico de pedra e três pés, foi outro destaque da noite. Sua superfície escovada de granito Neblina também pode ser feita de mármore ou quartzito, com acabamento acetinado ou escovado, a depender do material escolhido. Todas as matérias-primas são brasileiras, e as dimensões são personalizáveis de acordo com o tamanho da lâmina de pedra.
"A qualidade do material das cadeiras, poltronas e sofás está sendo tão bem recepcionada que essas peças são usadas em interiores. Com a possibilidade de serem lavadas sem perda de cor e estrutura, casas com crianças e pets também aproveitam a resistência dos materiais tecnológicos da IBTW sem deixar de ter um móvel sofisticado", arremata a diretora da marca.
Serviço
Green House. Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 828, Centro. Abre de segunda a sexta-feira das 09 às 19h e aos sábados, das 10 às 14h. Contato: (41) 3023-8080 e (41) 9 9696-0050.
Instagram: @greenhousecuritiba
IBTW: www.ibtw.com.br. Instagram @ibtw_furniture