Um bom projeto de arquitetura desperta sensações em quem entra num ambiente: energia, aconchego, simplicidade, sofisticação… São muitas possibilidades e os arquitetos precisam trabalhar as formas e materiais com cuidado, para chegar ao efeito desejado. Nesse sentido, uma das coisas mais importantes é a iluminação.
Lâmpadas incandescentes, halógenas, dicróicas. Pendentes, spots, arandelas, luminárias de chão. Luzes diretas, indiretas, difusas, pequenas ou grandes. Cada tipo de iluminação gera um efeito no projeto e as escolhas certas podem fazer uma grande diferença no resultado final.
A seguir, mostramos três projetos da CasaCor que, com parceria da Ideally Iluminação, ficaram ainda mais especiais.
Conheça os produtos usados nesses ambientes e a linha completa Ideally Iluminação
Viviane Busch
O projeto de Viviane, na foto em destaque desta página, buscava transmitir descontração e tranquilidade. A arquiteta explica que, com a pandemia e o tempo a mais que passamos em casa, espaços que nos ajudam a recarregar as energias se tornaram ainda mais essenciais.
Em seu projeto, Viviane usou a iluminação como forma de aguçar a visão. Um dos destaques de seu ambiente, nesse sentido, é um lançamento da Everlight, marca que é exclusividade da Ideally em Curitiba. São spots pequenos e potentes, que iluminam as superfícies de maneira focada e direcionada, sem iluminar todo o ambiente.
"Olhando de longe, você não percebe que o spot está aceso, como os spots comuns", conta Viviane.
Ela também usou peças decorativas da Ideally Iluminação, como o pendente em cima do home office, a arandela da cabeceira, com design exclusivo, e o abajur, minimalista e muito sofisticado.
Frederico Carstens
A demanda de Frederico foi direta: sua Realiza Arquitetura estava completando 40 anos de trabalho e queria mostrar essa história em uma espécie de exposições, com painéis, fotos e vídeos demonstrativos. "A ideia era remeter a uma galeria de arte", explica o profissional.
Dentro desse conceito, o projeto luminotécnico da Ideally Iluminação utilizou lâmpadas com grau mais fechado para destacar as imagens e menos o resto do ambiente. A equipe decidiu usar trilhos, já que o teto era em laje e não tinha rebaixos.
"Assim, a Ideally pode entregar uma solução mais prática e funcional", explica Letícia Pangracio.
Larissa Gomes
A proposta de Larissa era criar um espaço que agregasse a família inteira, para todos estarem juntos. Para isso, o ambiente é multifunção, em vez de um living que quase nunca é usado: há o home theater, um pequeno escritório, um apoio para leitura, uma brinquedoteca… Tudo para que a família possa ficar no mesmo espaço. Um lugar aconchegante, portanto.
Em vista disso, o projeto luminotécnico da Ideally para a arquiteta trouxe luzes acolhedoras, com foco em algumas peças principais do projeto. Esses focos são microlâmpadas discretas da Everlight, que deixam o teto bastante limpo e iluminam com pouca interferência. Também há fitas de LED no gesso, com iluminação indireta.
Para conhecer esses produtos, a linha completa da Ideally Iluminação e saber mais sobre os projetos luminotécnicos, você pode fazer uma visita à casa da Rua Gal. Aristides Athayde Júnior, 54, ou acessar as redes sociais da empresa.
Siga a Ideally nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades
32 anos de iluminação em Curitiba: conheça a história e como a Ideally se tornou referência na cidade
Decoração inspirada e iluminação aconchegante chamam atenção no Jardim Secreto
Ideally Iluminação traz prévia do projeto “Iluminar com Arte” para o Anuário Haus
Confira três projetos da CasaCor PR que mostram a importância da iluminação