Chegou o momento de comprar ou vender uma casa ou apartamento? Evite dor de e não feche negócio antes de saber quais são as tendências no mercado imobiliário.
Mesmo com algumas dificuldades econômicas, a baixa das taxas de juros nos últimos anos, sobretudo no período da pandemia da Covid-19, foi decisiva para fomentar o setor imobiliário brasileiro.
Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em 2021 aconteceram mais de 150 mil lançamentos imobiliários com mais de 143 mil unidades vendidas. Em 2023, só no primeiro trimestre, a região sul do país registrou alta de 13% nas vendas.
Mercado imobiliário brasileiro
O ano de 2022, o primeiro com cara de "pós-pandemia", foi positivo para o mercado imobiliário, mesmo com as crises políticas e instabilidade econômica no Brasil e no mundo. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor cresceu. Como consequência, o Valor Geral das Vendas (VGV) de imóveis cresceu em mais de R$13 bilhões, o que significa 14,4% a mais quando olhamos para o mesmo período em 2021.
O que esperar de 2023?
Nas previsões do Banco Central (BC), mesmo com aumento da taxa Selic, 2023 é um ano de alta para o mercado imobiliário brasileiro. Além disso, algumas características trazidas pela pandemia devem permanecer, como o perfil dos compradores: desejam morar melhor, com o aumento da procura por locais prontos para home office.
Mesmo com a alta vertiginosa da Selic (ela já esteve em 2%), fatores como a melhoria do cadastro positivo dos investidores e a portabilidade de crédito ajudaram a diminuir o custo do capital oferecido pelas instituições bancárias para financiamento de imóveis.
Tendências do mercado de imóveis
Com a necessidade de morar melhor (herança deixada pelo isolamento social durante a pandemia), a busca por imóveis de alto padrão, em bairros melhores, como Ecoville, Batel, Campo Comprido, Bigorrilho e Cabral, em Curitiba/PR, está crescendo.
Além disso, podemos apontar como tendência para 2023 algumas novidades do mercado de imóveis para quem deseja comprar ou vender uma casa, apartamento ou prédio comercial:
- Bairros planejados: as pessoas querem morar em áreas próximas de estruturas de lazer, parques ou praças, hospitais, escolas e pontos comerciais.
- Áreas de coworking: muitas pessoas passaram a trabalhar remotamente de casa, ou no formato híbrido, durante a pandemia.
- Consumidor 4.0: o cliente busca mais infraestrutura com diferenciais, como praticidade e segurança, para investir.
- Sustentabilidade: busca maior por imóveis e condomínios que utilizam energia limpa como a solar, e praticam o consumo responsável.
Como evitar dor de cabeça na compra ou venda de um imóvel?
Para evitar dor de cabeça, prejuízos e perder ótimas oportunidades de negócio, contrate a consultoria imobiliária profissional da Invictta, empresa curitibana com expertise no mercado para acompanhar todas as etapas do processo de compra e venda de um imóvel.
Especialista no mercado de imóveis de alto padrão, a Invictta oferece consultoria imobiliária com atendimento exclusivo e um time de corretores experientes em trâmites legais para ajudar no processo todo de compra de imóvel com localização privilegiada.