Todos os pais desejam o melhor para os seus filhos, não é mesmo? Desde o nascimento a meta é sempre garantir um futuro melhor para eles. Uma forma de traçar um caminho mais próspero é, justamente, reconhecer um direito que eles têm assim que nascem: a cidadania italiana.
Hoje cerca de 30 milhões de pessoas têm esse direito, o que representa em torno de 15% da população brasileira. Os interessados podem procurar o Instituto Cidadania Italiana (ICI) para abrir o processo e assim dar início ao planejamento familiar.
Para conquistar este direito para seus filhos, é necessário que exista um antepassado nascido na Itália. Assim, é possível reconhecer a cidadania italiana para todos da família que possuírem o mesmo sangue, sem limite de gerações. Para provar a existência deste antepassado, é preciso que haja a busca por documentos, certidões de nascimento, óbito e casamento desde o italiano até os interessados.
A partir do momento em que é confirmado a existência de um antenato italiano, desde que não seja identificado qualquer impedimento,a legislação italiana prevê que todos os descendentes podem obter a cidadania italiana.
Uma curiosidade é que: se você já tem sua cidadania italiana reconhecida, basta você cadastrar o seu filho menor de 18 anos em seu AIRE (Anagrafe Italiani Residenti all'Estero) através do portal Fast.It, do consulado italiano, para que ele também tenha sua cidadania reconhecida.
Já no caso de filhos maiores de 18 anos, é necessário solicitar a cidadania em um novo processo de reconhecimento. O qual pode ser realizado de três formas: a primeira através do consulado italiano, a segunda por via administrativa, através de um processo realizado presencialmente na Itália, e a terceira acontece via judicial, através do Tribunal de Roma.
No caso de filhos adotados antes dos 18 anos, a obtenção da cidadania italiana ocorre da mesma maneira como é com os filhos “legítimos”, bastando informar e apresentar os documentos solicitados pelo consulado italiano. Já os maiores de 18 anos podem obter a cidadania através da naturalização ou de um outro processo chamado Cidadania por Eleição.
Benefícios da cidadania italiana para os filhos
A legislação italiana prevê diferentes situações que têm como objetivo beneficiar famílias dos descendentes de italianos espalhados pelo mundo, incluindo o Brasil. Ao buscar a cidadania italiana para os filhos, a conquista da família vai além do passaporte da Itália para os herdeiros, incluindo inúmeras oportunidades para dar início a uma vida na Europa, seja para estudar ou trabalhar.
Quando o assunto é educação, os descendentes de italianos não precisam de visto de estudo para cursar graduação e pós-graduação, seja na Itália ou em qualquer país da Europa, com exceção do Reino Unido.
O primeiro ponto é: as universidades têm diferenciação de valores entre estudantes europeus ou estrangeiros. Portanto, os valores são muito mais baratos para os estudantes europeus do que para os brasileiros. Esta é uma vantagem vista em todas as universidades da Europa.
Além disso, estão no velho continente as melhores universidades do mundo. Segundo o Times Higher Education World University Rankings 2021, que classifica 1.500 instituições em 93 países, mais de 500 estão na Europa.
Os maiores destaques vão para as Universidades de Oxford e Cambridge, no Reino Unido, consideradas as duas melhores universidades do mundo. A Imperial College London, a ETH Zurique (Suiça) e a University College London completam o top 5 dos melhores ensinos superiores do mundo.
Em relação às oportunidades de emprego na Europa, os benefícios também se mantêm. Há a possibilidade do cidadão trabalhar legalmente sem necessidade de visto em qualquer um dos países que fazem parte do Acordo de Schengen. Para o empreendedor europeu, vale muito mais a pena contratar um funcionário que já tem a cidadania do que um estrangeiro, já que existe um custo em relação ao visto de trabalho. Já os cidadãos com fluência em italiano também têm o direito de realizar concurso público.
Apesar de em alguns lugares da Europa não existir um salário mínimo estabelecido, os valores tendem a ser bons, podendo variar de acordo com os custos de vida local. Você encontra salários de €800 a €1.500 para funções simples, como auxiliar, garçonete e atendente. Já imaginou trabalhar em funções que exigem graduação? Pois é! O salário tende a ser maior ainda. Levando em conta toda a segurança e qualidade de vida dos europeus, a cidadania italiana é capaz de abrir portas incríveis.
Já quando se trata de morar e viajar, aqueles que contam com cidadania italiana podem viver em qualquer país da União Europeia, bem como alugar e financiar imóveis. Na hora de viajar, o passaporte é aceito em 188 países, sem a necessidade do visto, sendo o quarto passaporte mais forte do mundo de acordo com Henley Passport Index e dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo.
Gostou? Comece hoje mesmo o seu planejamento familiar no Instituto Cidadania Italiana (ICI). A organização conta com diversos serviços para obtenção de cidadania italiana e está localizada na Rua Rocha Pombo, 468 - Juvevê, em Curitiba.
Acesse o site e saiba como iniciar o processo de cidadania italiana.