- Mas como eu vou saber se a minha reputação é realmente impactante? Se ela gera negócios? 3
Essa pergunta veio de um dos nossos clientes na semana passada. Imediatamente sugeri dar um passo atrás e devolvi duas novas perguntas:
- O que é reputação de fato para você? E como você quer trabalhar com ela de forma estratégica?
Para começar, segundo a Wikipedia (sim eu adoro a wikipedia!) A palavra reputação vem do latim “reputatione” que significa opinião, ou mais tecnicamente, uma “avaliação social”. Ela pode ser atribuída para pessoas, organizações, negócios e comunidades.
No estudo realizado pelos autores (Eisenbeiss et al., 2014) foi constatado que quando uma empresa possui boa reputação os consumidores percebem suas expectativas como estáveis e confiáveis, mas para empresas com baixa reputação as expectativas são contrárias, isto é, menos estáveis e confiáveis.
Relacionamos reputação com fama e reconhecimento, mas precisamos lembrar que esse conceito que as pessoas têm de nós está ligado a determinados grupos com que nós interagimos.
A boa reputação acaba por criar uma zona de tolerância e uma empatia maior com seus clientes.
No geral, dirigentes de grandes organizações se preocupam com a reputação das marcas geridas e investem sistematicamente em pesquisas de mercado para ouvir seus potenciais consumidores tanto quanto às experiências e expectativas quanto aos seus produtos, mas esquecem das suas marcas pessoais. Como meus pares me veem? Como minha equipe me reconhece? O que a minha rede de contatos atribui como reputação da minha pessoa?
O primeiro ponto é entender se preciso ou não expandir a minha rede de contatos / conexões, tanto no “on-line” quanto no “off-line”, ou seja, sugiro começar a participar de fóruns, associações, congressos, e gerenciar as suas conexões e seguidores nas redes sociais, sempre com a intenção de estar junto a pessoas para gerar futuras oportunidades. Não faltam relatórios e indicadores para isso. Lembre-se, reputação é uma avaliação social.
Segundo é a definição de uma linha editorial pessoal. Uma vez que esteja participando ativamente desses grupos e redes é importante avaliar como divulgar e publicar temas que demonstrem a minha autoridade em determinados assuntos
Vale lembrar reputação não é algo estático, ela deve ser planejada e colocada “em movimento” para atingir objetivos estratégicos, e eles mudam com o passar do tempo, à medida que adquirimos mais experiência, conhecimentos e habilidades.
E você, está pensando estrategicamente na sua reputação?
A Confraria do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, trata-se de uma comunidade de aprendizagens e caminhando em uma jornada de networking, experiências e impacto social.