Estamos vivendo a Era das Experiencias, principalmente em um mundo pós pandemia que ressignificou os valores, modos de vida e relação com o trabalho.
Você já deve ter ouvido falar do “Great Resignation”, ou “Eu me Demito”, fenômenos que passam a desafiar ainda mais o cenário dos negócios e mais ainda de como gestionar essa jornada para minimizar impactos.
Há muitos anos se fala de “Employee Experience”, ou seja, a jornada do colaborador, contudo, nunca se tornou tão relevante, pois mais do que nunca, ter um ambiente psicologicamente saúdavel, boas práticas de gestão, reconhecimento e demais atributos são minimamente o básico para reduzir o tão temido turnover.
Essa semana, houve o lançamento do livro Experiencia do Colaborador, da Teoria a muita prática, lançado pela editora Rokkets e liderado por dois grandes executivos, Christiano Bem e Bruno Guimarães, que lideram uma comunidade de aprendizagem sobre Customer Experiencia e sentiram essa lacuna de conteúdo no mercado brasileiro.
Segundo os idealizados, consumimos muitos materiais de outros países, contudo a maturidade e entendimento do tema são distintos e principalmente aspectos culturais. Já parou para pensar que o que engaja uma cultura americana e europeia pode não fazer sentido para a nossa cultura latina.
O livro consolida percepções de gestores do mercado de grandes empresas e diversos segmentos, ou seja, essa riqueza de ponto de vista amplia o repertório do leitor, a captar o que faz sentido para a sua empresa, seu porte e sua cultura.
Encantar ou Decepcionar?
“Se você já viveu a experiência de encontrar no seu congelador um pote de sorvete e, ao abri-lo com todo entusiasmo, se deparar com feijão. Você já sabe o que isso tem a ver com Experiência do Colaborador” Marcia Baena – VP de Gente & Gestão na Burg King e Coautora do livro.
Cada vez mais “Walk the Talk”, transparência e refletir de fato o que se prega nas ações do dia a dia estão sendo exigidos pelos colaboradores. O que antes se falava de “empregabilidade”, passa a ser um desafio também de “empresabilidade”, apesar desse termo não existir, no cotidiano há muito esforço da área de gestão de pessoas, comunicação e liderança de fortalecer a imagem empregadora, ou seja, Employee Branding. A Suzie Clavery coautora do livro, reforça essa correlação de marca empregadora com a jornada do colaborador.
“Seus clientes nunca amarão a sua empresa se os seus funcionários não a amarem primeiro” Simon Sinek
Life Experience – O que vem pela frente?
No capitulo conduzido pela Silvana Pampu, HR General Manager na Renault Latam e Founder do Instituto Connect, traz a tona reflexões sobre “YOLO”- You Only Lives Once , ou seja, você vive uma única vez.
Como dito anteriormente as relações com o trabalho, novas formas de contrato e novas perspectivas foram aceleradas, desde working anywhere, a meios de recebimento através de Criptos, NFTs e além disso, olhar a carreira como multirendas, deixando o olhar singular de ser um grande executivo em apenas uma linha de atuação, para ter multi remunerações sendo conselheiro, investidor anjo, empreendedor digital, mentor etc.
Ou seja, sempre haverá crises, mas o ponto chave é o quão ágil as empresas irão adaptar suas práticas, benefícios e personificar as relações, desde coisas comuns como olhar a própria composição das estruturas familiares que foram sofrendo alterações e reflete nos benefícios ofertados, a ajudar aos colaboradores a descobrirem seu propósito, criando ambientes que ampliem zonas de aprendizagem, conexões e que passe a olhar sua carreira de maneira sistêmica.
“Onde não posso ser quem sou, prefiro não estar”
Aprender, desaprender e reaprender
“O analfabeto do século XXI não será aquele que não sabe ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”
Alvin Toffler
Ficam as reflexões:
Quais lições têm aplicado na sua vida e organização?
Quais são grandes dicas que tem compartilhado com sua rede, gerando assim um movimento que cocria resultados e que gera transformação.
Quais são grandes experiencias que vivenciou no último ano e que gerou na vida de alguém?
Como diz o Marcelo Nobrega, escritor, palestrante e consultor em seu capítulo
“Chegou a hora de quebrar a p@$#& toda(!), para que não retornemos ao velho normal.”
A Confraria do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, onde é possível evoluir cocriando trilhas de aprendizagens e caminhando em uma jornada de networking, experiências e responsabilidade social.