Já imaginaram a velocidade das mudanças que nos acometeram nos últimos anos? Não prevemos pandemia, nem uma eminente guerra mundial e tantos outros desafios que cada área de negócio enfrentou.
As vezes não nos deparamos com a serie de eventos que vão desencadeando novos comportamentos, hábitos, ressignificando valores, hábitos de consumo, decisões de vida.
Houveram discussões significativas sobre o great resignation, sobre os unicórnios versus camelos no mundo das startups, sobre cripto, NFTs e metaverso etc. Por falar nisso já comprou seu terreno virtual? Sim, há terrenos sendo vendidos por mais de 1 bilhão...dá para acreditar?
Ou seja, há tantas contradições e novas perspectivas que fica difícil acompanhar tantas informações, algumas temos um processo natural de negação e outras de euforia.
O quão difícil é selecionar tendencias que de fato vão mudar seus negócios e vidas?
Segundo Luis Rasquilha, Chief Executive Officer at Inova - TrendsInnovation Ecosystem
“Estamos perante a maior transformação da história da humanidade, onde modelos de negócios vencedores serão aqueles que conseguirão desenvolver uma elevada capacidade de antecipar o futuro e de se adaptar ao novo.
Novos modelos de trabalho, de relacionamento e de entrega de valor ditarão as regras pelas quais todos se vão reger. Esta transformação foi designada, em 2016, pelo WEF (World Economic Forum), como 4ª Revolução Industrial, onde o poder da tecnologia e da conectividade se afirma como base de influência e alteração de todos os pressupostos que até agora regeram as empresas, os negócios e o próprio mundo.
Vivenciamos a convergência entre o físico, o biológico e o digital o que significa uma mudança profunda, não no que fazemos, mas, no que somos. Em tempos de grandes e profundas mudanças, como as que vivemos, a curiosidade sobre o que vem pela frente ganha forma e força nas agendas. Entender o futuro não é mais mera curiosidade de alguns acadêmicos ou pesquisadores.
Entender o futuro tornou-se agora indispensável à sobrevivência das nossas empresas, dos nossos negócios e de nós mesmos. Para encarar com otimismo o que aí vem existem várias possibilidades: a mais eficaz, na nossa opinião, resultado de uma década de experiência, é estudar e mapear o futuro através da lente das Tendências. Nos últimos 15 a 20 anos muitas empresas pelo mundo têm dedicado o seu tempo ao tema da pesquisa de Tendências.
Várias empresas e redes se afirmaram pela qualidade de sua pesquisa e de seus conteúdos, como Burrus Research, Now and Next, Trend Watching, Science of the Time, Trend Hunter, Cool Hunter, Springwise, Brain Reserve ou Shaping Tomorrow , apenas para enumerar as mais representativas. Muitas universidades e centros associados ao mundo acadêmico também têm dado passos significativos e contribuições elevadas ao tema da pesquisa de Tendências. Porque se reconhece hoje a sua importância para a tomada de decisão empresarial não é possível decidir o rumo de um negócio e de uma empresa sem considerar de forma séria esta análise”
O futuro é resultado das nossas escolhas e ações do presente
É claro que há muitos estudos, análises e para alguns um certo misticismo sobre o futuro, mas em questões mais pragmáticas, o futuro começa no HOJE, no AGORA, ou seja, quais são seus hábitos pessoais que te asseguram atingir seu sonho? Que escolhas ou renúncias tem feito que te asseguram a manter a relevância na sua carreira? Ou até mesmo, what`s next para o “exit” de uma companhia ou investimento?
No âmbito empresarial, quão ambidestro tem sido sua liderança, para assegurar os resultados do hoje e trabalhar de forma sistemática no amanhã? Tivemos no Instituto Connect a participação do Marcelo Veras, que trouxe uma série de provocações sobre ambidestria organizacional e poderá ver na íntegra no link.
Para Rasquilha quem se preocupa com o futuro sabe a volatilidade que existe hoje pela velocidade em que tudo acontece.
“O Futuro é já presente. E precisamos de forma permanente olhar adiante, antecipar a próxima década. Se o que vivemos na última década já nos mostrou o nível de mudanças a que estamos sujeitos, podemos garantir que apenas conhecemos uma ínfima parte do que está por vir. A próxima década trará ainda mais transformações, nunca vistas com elevados níveis de disrupção e elevada exigência pessoal e profissional a cada um de nós. Entender a próxima década significa minimizar os impactos dessas transformações em nossos negócios e em nossas vidas e aproveitar as inúmeras oportunidades que se desenham à nossa frente.”
Futuro e Tendências -What`s Next 2030?
Luis Rasquilha estará na Confraria de Executivos no dia 26/07 às 19:30 em um evento online com executivos de vários segmentos, estados e países. Esse fórum permitirá gerar um bate papo mais intimista para o debate sobre o estudo realizado pela Inova Consulting, sobre as tendências. A inscrição é gratuita e poderá ser realizada através no site do Instituto Connect.
Para Silvana Pampu Founder do Instituto Connect, fomentar debates e trazer a voz de expert do tema contribui para fortalecer a confraria de executivos.
“Cocriar insights através da inteligência coletiva é um dos nossos diferenciais. Os encontros fomentam trocas e ampliam o nível de consciência sobre algumas temáticas. Lembre-se que ninguém é capaz de entregar o que não vivenciou, e com isso ampliar o repertório das lideranças, através de discussões permite novos estímulos, amplifica o espectro que olhamos nossos “mini mundos” e facilita as tomadas de decisões.
Segundo o relatório de Trends da Inova é importante esclarecer alguns conceitos e definições:
Uma tendência é definida como uma mudança e alteração com capacidade de influenciar as dinâmicas dos negócios e o comportamento dos consumidores. E dividem -se da seguinte forma:
- MEGATRENDS | MEGA TENDÊNCIAS (10 / + anos): movimentos e mudanças (de larga escala) em termos sociais, econômicos, políticos, ambientais e tecnológicos, que se manifestam de forma consistente n a realidade atual e que influenciarão decisivamente o futuro.
- BEHAVIORAL TRENDS | TENDÊNCIAS COMPORTAMENTAIS (3/5 anos): processos de mudança que resultam da observação do comportamento dos consumidores e que origina a criação e o desenvolvimento de novas ideias: de negócio, de produto ou serviço, de marca ou de ação.
- BUSINESS TRENDS | TENDÊNCIAS D E NEGÓCIO (2 anos): mudanças no mercado resultantes da atuação dos players, do comportamento dos consumidores e das realidades económicas, políticas e sociais que influenciam a forma como as empresas tomam decisões em seus negócios, considerando áreas de atuação e apostas estratégicas para o futuro.
- EMERGING TRENDS | TENDÊNCIAS EMERGENTES (12 meses): acontecimentos que se materializam de forma rápida e escalável no curto-prazo e que condicionam e direcionam a realidade dos negócios.
4.1 SPECIFIC TRENDS | TENDÊNCIAS ESPECIFICAS: as tendências a considerar para um determinado negócio. A correta identificação de Tendências é a base para a definição dos Insights de negócio (ideias). - INSIGHTS: articulações estratégicas resultantes das tendências que permitem a tomada de decisão empresarial sobre cenários, caminhos e planos de ação futuros.
Não sei se gerou curiosidade ou o famoso FOMO- Fear of missing out, mas fica o convite de unir-se para esse bate papo e futuros encontros e acessar na íntegra o material da Inova Consulting, uma vez que possuem como pratica democratizar seu conhecimento.
A Confraria do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, trata-se de uma comunidade de aprendizagens e caminhando em uma jornada de networking, experiências e impacto social.
Inova Ecossistema -A INOVA CONSULTING é uma empresa global, com matriz no Brasil e presença na Europa e EUA, que atua na consultoria e treinamento de futuro, tendências e inovação. Através do conhecimento das tendências e do mapeamento de cenários, produzem -se insights aplicáveis aos negócios, com DNA inovador e forte orientação ao futuro.