Já deparou com essa pergunta ao longo da sua vida? Quando éramos crianças, várias profissões passavam em mente e iam mudando de acordo com as paixões e habilidades do momento. Na medida que a adolescência chegava, as profissões de pessoas próximas ou as “comuns” iam vindo na mente como opções, seja medicina, direito, odontologia, psicologia etc.
O grande desafio era aliar as paixões com a viabilidade financeira e enfim, escolher a “carreira do futuro”.
E o que é esse Futuro? Essa reflexão deixamos em stand by por enquanto, inclusive, pois se olharmos ao nosso redor, as premissas e estímulos com que escolhíamos as carreiras também sofreram grandes alterações.
Você sabia que o mercado dos Influencers movimenta hoje mais que 1,43 milhões segundo o Fórum de mercado publicitário? E que já passa de 500 mil influenciadores, ou seja, em uma pesquisa da multinacional Nielsen, esse número supera ao de médicos registrados no conselho de medicina e pasmem, há influenciadores recebendo cerca de 500 mil ao mês.
Outra grande guinada foi a “carreira” de empreendedor de startup, ou seja, segundo a associação Brasileira de Startups apenas entre 2005 à 2019, o mercado cresceu em 207%, imaginem após a pandemia e com a maturidade do mercado.
Isso sem contar o mercado de Games, Cibersecurity, IA, Metaverso etc que fazem o mundo Tech vibrar em outra frequência, com salários altamente interessante, sem contar na guerra de Talentos.
Por que falar nisso?
Porque cada vez fica mais difícil inspirar novas carreiras, o que deu certo para alguns não necessariamente dará certo para outros.
Uma geração que quer experiencias, ter vínculo com proposito e não apenas vestir a camisa, e sim a emoção tem que estar conectada, onde a liderança humanizada e o capitalismo consciente passam a ter outro peso nas escolhas individuais.
Quais inspirações podemos ter nas carreiras dos CEOs?
O Instituto Connect promove uma Roda de Conversas com CEOs de grandes empresas, justamente para vermos como trilharam essa carreira, será que almejam desde início ou foi um passo a passo que foi se concretizando?
Dessas lições de vida, o que podemos incorporar para as mentorias dos nossos times, inclusive as pessoas que direta ou indiretamente inspiramos...
Dificilmente quando éramos criança a resposta do que queria ser no futuro seria “Ser Presidente”, mas sim, é uma carreira fantástica, cujo impacto social e negócios perpetua por muitas gerações.
Já se perguntaram se CEOs da Kodak, Blockbuster, Blackberry, Yahoo, Nokia, Atari etc... ou seja, grandes empresas com estruturas organizadas e que em algum momento por falta de uma liderança inovadora, olhar visionário e capacidade ambidestra de gestão fizeram sucumbir a apenas recordações.
Em plena pandemia, vemos empresas como Zoom, Meta, Tesla etc, uma hora valerem muito e no outro terem grandes perdas, seja por diversos fatores, mas entre eles as estratégias de comunicação com o mercado e como a liderança de posiciona.
Os Presidentes na grande maioria possuem um “jeito comum” de ser, sejam na sua postura discreta, na sua responsabilidade para como a sua imagem será empregada e principalmente no senso de comprometimento, pois sabem o peso dos seus posicionamentos.
Que carreiras queremos inspirar?
Os universos corporativos nem sempre tem trazido o brilho para muitos, e por vezes inclusive vemos movimentos de grandes executivos saindo de culturas tóxicas e indo se descobrir em outros “universos.
Para desmistificar um pouco essa cadeira e ao mesmo tempo nos inspirar de boas reflexões, esperamos vocês nos próximos encontros do Instituto Connect. Teremos dia 07/06 Alexandre Bassaneze, CEO da Iconic, Angela Assis Diretora Presidente da Brasil Prev, Felipe Azevedo da LG Lugar de Gente e Luis Delfim da Softys numa roda de Conversas da Confraria de Executivos, onde encontrarão gestores seniores ávidos pela jornada Lifelong Learning e de gerar impacto e transformações. Link gratuito da inscrição https://institutoconnect.org.br/#eventos onde verá também próximos encontros de Ambidestria Organizacional, Papel dos Conselheiros etc.
A Confraria do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, trata-se de uma comunidade de aprendizagens e caminhando em uma jornada de networking, experiências e impacto social.