Não importa qual a sua posição na empresa em que trabalha, você já se fez a pergunta que uso no título deste artigo?
Falo muito sobre propósito da empresa e como ele é fundamental na construção de um bom relacionamento com clientes e colaboradores. Porém, muitas vezes, me parece que ainda não é muito claro para as empresas o que entendo como um propósito ou, como gosto de chamar, o Propósito Nobre, que é aquele que vai além do lucro.
Este propósito nobre nada mais é do que a razão da existência de uma empresa. O seu “Por Que”, a “Causa” que será buscada e defendida.
Quando o propósito existe, transforma-se também na razão pela qual as pessoas comprarão dela (consciente ou inconscientemente) ou se engajarão mais no trabalho. Aliás, em relação aos colaboradores, falo também que quando o propósito da empresa é claro e compreendido, ele influencia diretamente nos comportamentos dos colaboradores e vira a própria cultura da empresa.
O propósito além do lucro
O estudo Global Marketing Trends 2022, da Delloite, mostrou que a maioria das empresas de alto crescimento (10% ou mais ao ano), conseguem compreender e traduzir o seu propósito em ações, ou seja, conseguem transformar o Propósito como um guia para o crescimento, criando assim uma vantagem competitiva e um diferencial impossível de ser copiado por concorrentes.
Outro estudo interessante, o PPI Brasil 2021® (Purpose Premium Index), trouxe 3 dados interessantes que mostram que 90% dos entrevistados confiam em uma empresa com um propósito claro, que 88% dão preferência por marcas que defendem um causa maior e 76% conseguem perceber quando a marca age de maneira contrária aos seus valores.
Isso tudo nos mostra também que agora, seja por pressão do mercado ou por escolha própria, todas as empresas precisarão ter clareza do seu propósito além do lucro.
As características de uma empresa com propósito nobre
E se sua empresa decidiu seguir pelo caminho verdadeiro do propósito, é importante se lembrar de três características fundamentais que precisam norteiam esta escolha:
- Uma empresa com propósito olha busca a sustentabilidade sua e de todo o seu ecossistema, olhando para além dos seus resultados financeiros apenas. Inclusive, precisa estar disposta a renunciar ao seu lucro para não abrir mão das suas convicções.
- Uma empresa com propósito identifica e constrói oportunidades ao invés de querer ser oportunista.
- Uma empresa com propósito erra, mas reconhece e corrige seus erros diante do mercado, dos seus clientes e dos seus colaboradores.
Em para finalizar, é importante deixar claro que o propósito não é uma frase de efeito e não nasce de um slogan de comunicação. E se a sua empresa começou por isso, sugiro dar alguns passos atrás.
Sobre a confraria
A Confraria do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, trata-se de uma comunidade de aprendizagens e caminhando em uma jornada de networking, experiências e impacto social.
Sobre o autor
Márcio Oliveira Cofundador da Quid Si Consultoria em CX e Relacionamento, colunista, autor, palestrante, conselheiro consultivo e mentor de startups.