Apesar do impacto econômico da pandemia nos mais diversos segmentos e setores, não há como negar o crescimento do uso da internet no Brasil durante a quarentena. Ainda em 2020, dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registraram um aumento entre 40% e 50% no uso de internet no país. Já em 2021, a Anatel também registrou um crescimento de 6,8% na telefonia móvel no Brasil, o que representa 14 milhões de novas linhas.
Fernando Moraes, diretor comercial da Móveis Brasília, parceiros da Vivo no Paraná e Santa Catarina, comenta que "o segmento de telecomunicações se mostrou um dos mais resilientes nesses tempos de pandemia do coronavírus e reforçou sua essencialidade para as pessoas, como por exemplo no home office, nas aulas em formato online, no acesso à informação e até mesmo na busca por entretenimento."
Com a necessidade do mercado, as empresas também precisaram se adaptar. "Tais situações geraram mais oportunidades por mais serviços e mais conectividade. Em um cenário com cada vez mais dispositivos por pessoa, as empresas de tecnologia evoluíram, assim como as operadoras de telecom", complementa Moraes.
O novos desafios da indústria de telecomunicação
Mais do que simplesmente suprir as necessidades do mercado, o setor de telecomunicações teve que rapidamente evoluir e trazer novos serviços e soluções para o consumidor. Moraes explica que "essa jornada da transformação digital exigiu novas tecnologias, serviços e investimentos para adequar a infraestrutura para a expansão do 5G, por exemplo. Quando pensamos em estimativa de demanda, prevê-se que a quantidade de dispositivos conectados à internet pode até mesmo quintuplicar até 2025."
Segundo Moraes, “um dos grandes desafios do setor de telecomunicações é justamente se preparar para tantas oportunidades. Também é preciso mão de obra qualificada para implementar e dar suporte a serviços inovadores e à multicanalidade conquistada até aqui. A entrega das operadoras deve ir além da conectividade, pois passa a ser seu papel entregar uma solução completa de comunicação personalizada de acordo com as necessidades de cada cliente."
"O ambiente é ainda mais desafiador para as empresas de telecom, pois precisam estar atentas às novas necessidades tecnológicas, além das novas exigências do mercado para sempre melhorar a experiência do consumidor, modernizar e automatizar ao máximo seus processos", completa.
O futuro da telecomunicação
Com o crescimento do setor, Moraes prevê que “O mercado de telecomunicações está em constante evolução, mas ao falarmos sobre tendências, podemos dizer que o uso das chamadas digitais pela internet continuará ganhando força e crescendo, assim como formatos diferentes de videochamadas e conferências, o que reduz custos para as empresas”.
Com novos desafios, profissionais e soluções, o setor de telecomunicações está passando por diversas renovações. Além de suprir as necessidades dos consumidores é importante oferecer produtos e serviços inovadores e de qualidade. “Especialmente com a chegada do 5G no país, a tendência para o setor será apostar cada vez mais em qualidade, aprimorar sempre sua capacidade de adaptação e flexibilização e no estreitamento do relacionamento com o cliente”, conclui Moraes.