Se passar por entregador de mercadoria, por oficial de justiça ou policial, por agente de saúde da prefeitura e até por morador. Esses são os principais disfarces usados pelos criminosos para entrar em condomínios. Por isso, uma alternativa que tem se popularizado para evitar essa tentativa de assalto – e muitas outras -- é a portaria remota. Muito se tem falado sobre ela, mas esse tipo de serviço ainda rende dúvidas.
Basicamente ela pode ser caracterizada pelo gerenciamento das entradas e saídas do condomínio. Porém, é mais do que isso. A portaria remota conta com uma equipe disponível 24 horas e com acesso às câmeras de segurança instaladas dentro e fora do condomínio. Outro benefício é que ela possibilita a redução dos custos destinados à portaria em até 50%.
A Intersept oferece esse serviço há cerca de cinco anos e tirou algumas dúvidas sobre a portaria remota. Confira:
Mudança cultural
Sim. A verdade é que a portaria externa exige uma mudança por parte dos moradores. Acostumados a conversar com os porteiros, eles agora falarão com a empresa que sempre acionará o apartamento para permitir ou não a entrada de visitantes. Quanto à tecnologia, ela pode assustar primeiramente, mas no caso da Intersept, cada morador recebe uma tag física ou cadastro biométrico para poder entrar e sair do condomínio.
Personalização
Como qualquer instalação de alarme monitorado, por exemplo, o condomínio é estudado do ponto de vista de riscos – no qual são avaliados itens como o entorno e o perfil dos moradores. O ideal é que tenha eclusa para pedestre e veicular, mas não precisa necessariamente. Cada condomínio recebe um projeto personalizado de portaria externa.
Como é feito o controle
Pela Intersept, os moradores recebem uma tag ou cadastro de biometria, que será utilizada para gerenciamento dos acessos, bem como um controle (físico) para entradas e saídas com veículos dos condôminos (com sistema anticlonagem). Cada morador recebe um código exclusivo, que os identifica. Quando chega um visitante, ele fala com o operador da Intersept por meio do interfone. O porteiro remoto – que fica em uma central na empresa -- entra em contato com o morador, que permitirá ou não a entrada. Somente após a confirmação e autorização do morador, o operador abrirá o portão para o visitante. Para entrega por delivery, o operador avisa o morador que tem que descer para pegar a mercadoria. Caso haja algum movimento suspeito, o morador pode acionar a portaria externa que, em caso confirmado de tentativa de assalto, aciona o apoio tático para verificação.
Internet
Um sistema de internet e telefonia de qualidade é importante porque toda a comunicação feita entre o operador e o morador/visitante é feito desta forma. É importante também ter um sistema de câmeras IP, que transmitem som e imagem via internet, e nobreak para eventuais faltas de energia.
Ela causa desemprego
Não necessariamente. Há que se ressaltar que nem todo condomínio é o candidato para portaria externa total e muitas vezes os dois tipos de portaria podem coexistir. Com a portaria externa, os porteiros podem ser profissionalizar e trabalhar justamente nas empresas de segurança.
Ela diminui o valor do imóvel
Pelo contrário. O que tem dificultado a venda e aluguel dos apartamentos é justamente o valor alto do condomínio, que tende a ser menor com a portaria externa.
A Intersept tem expertise de 21 anos no setor de terceirização e segurança, atendendo a pessoa física, condomínios, comércio e empresas. Para poder atuar junto ao segmento de portaria externa, a empresa investiu em treinamento de pessoal que pode atender e resolver qualquer situação com cordialidade, segurança e boas práticas relacionadas às normas de atendimento e risco.
Na área de tecnologia, o grupo se preparou e investiu em equipamentos como nobreak, acesso à internet de qualidade, geradores de energia e proteção ao software de gestão.
Saiba mais sobre a portaria externa e demais serviços da Intersept pelo site www.intersept.com.br
Tecnologia e soluções: grupo Intersept completa 22 anos de atuação
Segurança patrimonial: conheça o sistema de monitoramento sem fio que é a nova tendência
Rastreamento de frotas: entenda como é feito e quais são as vantagens do serviço
Após furto, moto roubada é recuperada por meio do serviço de rastreamento