| Foto:
  • Por IPTC - Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva
  • 06/06/2024 11:13
Ouça este conteúdo

A especialização na área da psicologia é fundamental para aprofundar o conhecimento, oferecer atendimento de qualidade, obter reconhecimento profissional, explorar oportunidades de carreira específicas e avançar tanto na pesquisa quanto na prática psicológica. Ao especializar-se em uma determinada área, o psicólogo pode oferecer intervenções mais eficazes e contribuir para o avanço do campo, beneficiando os pacientes e a comunidade científica.

Conforme o Dr. Salmo Zugman, diretor e fundador do IPTC (Instituto Paranaense de Terapias Cognitivas), a psicologia tem muitas áreas de especialização, destacando-se entre elas a psicologia clínica, a psicologia social, a psicologia organizacional ou de trabalho, psicologia do trânsito, psicologia hospitalar e a neuropsicologia. O ideal é que o aluno já pense na sua área de especialização enquanto estiver na graduação.

Conheça as pós-graduações e especializações do IPTC (Instituto Paranaense de Terapias Cognitivas)!

Cursos de especialização o IPTC oferece

O IPTC dedica-se a duas áreas de especialização da psicologia. Dentro da psicologia clínica, as terapias cognitivas, e a outra área é a neuropsicologia. “Escolhemos essas especializações porque elas têm ampla comprovação científica e trazem grandes benefícios para os pacientes. Nossos cursos são ministrados por profissionais renomados, o que garante conhecimento relevante e atualizado”, ressaltou Zugman.

Segundo o Dr. Salmo, as aulas práticas do IPTC garantem que o profissional termine o curso em condições para destacar-se no mercado. Além disso, o acesso a professores competentes, literatura atualizada e prática supervisionada também influenciam. O IPTC também procura orientar os alunos em assuntos extracurriculares e está sempre atento aos novos desenvolvimentos científicos para serem incorporados no seu ensino.

Como está a demanda por profissionais especializados e quais os benefícios de ser um?

O mercado de trabalho valoriza os profissionais mais especializados, com conhecimentos mais aprofundados que os permitem abordar com mais qualidade os problemas que ocorrem em suas áreas de atuação. Também dedicar-se em uma especialização permite ao psicólogo manter-se atualizado, já que é fundamental conhecer novas técnicas, abordagens e estudos que surgem regularmente. Na verdade, a necessidade cada vez maior de especializações está ocorrendo em todas as profissões.

Ao especializar-se, o profissional tem possibilidade de se diferenciar no mercado, aumentado a sua empregabilidade ou as chances de sucesso em carreira solo. Ser reconhecido como um especialista também aumenta a credibilidade do profissional em sua área de atuação. “Para ser um especialista é necessário dedicação, estudo e treinamento prolongado além do que é ofertado na faculdade. A especialização também facilita o networking e possibilita uma remuneração mais adequada, o que aumenta a satisfação profissional”, afirmou Zugman.

Áreas em ascensão na psicologia

Segundo Zugman, a Neuropsicologia Clínica está em grande crescimento devido sua relação com as neurociências e o aumento da demanda por identificação de déficit cognitivos, dificuldades de atenção e controle dos impulsos e alterações da capacidade de expressão emocional e interação social. A Neuropsicologia também se preocupa com o desenvolvimento humano em diferentes fases da vida, incluindo infância, adolescência e envelhecimento. 

Relacionado a isto, uma área emergente é a da Reabilitação Cognitiva, porque todas essas dificuldades, após serem detectadas, necessitam de abordagens que as tratem ou pelo menos minimizem, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. 

Já na área das terapias, estão em crescimento aquelas que tem evidências que apoiem seus resultados. Com destaque para a Terapia Cognitivo-Comportamental e seus resultados para uma variedade de transtornos e problemas emocionais, por isso ela é cada vez mais requisitada pelos pacientes e indicada pelos profissionais de saúde.

Zugman afirma que merecem destaque especial as terapias voltadas para os problemas emocionais de crianças e adolescentes, e de treinamento dos pais, que estão se tornando cada vez mais necessárias. "Outra área emergente são as terapias de casal e da sexualidade. A valorização da qualidade de vida destaca a importância dos relacionamentos para a nossa felicidade", completou.

Critérios para escolher uma especialização 

Não existe critério único, mas o importante é como diferentes critérios combinam entre si para cada psicólogo. É necessário analisar os interesses e aptidões pessoais, perspectivas de remuneração e de carreira, se é uma área emergente ou em crescimento, necessidade de mercado da região de atuação e potencial de contribuir para a felicidade profissional.

O IPTC tem um programa educacional completo, não se limitando aos cursos mais longos, como as especializações.  São oferecidos cursos mais curtos e de menor investimento. “Buscamos que nossos cursos sejam todos transformacionais, independentemente da duração, nível de profundidade ou oportunidades de treinamento supervisionado. Ou seja, que o aluno comece com um certo nível de conhecimento e habilidades e termine em patamares superiores, sendo capaz de aplicá-los em sua prática diária”, afirmou Zugman.

O oferecimento desse programa educacional possibilita ao psicólogo identificar e explorar previamente suas áreas de interesse e especialização. Além disso, o IPTC também oferece uma consultoria gratuita para auxiliar o psicólogo a se decidir entre os nossos cursos e áreas de atuação.

Conheça as pós-graduações e especializações do IPTC (Instituto Paranaense de Terapias Cognitivas)!

Fale com o IPTC no WhatsApp: (41) 99263-2977