Há 16 anos formando profissionais qualificados nas áreas de terapia cognitiva e neurociência, o Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC) é referência quando o assunto é experiência acumulada em ensino de qualidade.
O Instituto oferece quatro cursos de pós-graduação: especialização em terapia cognitivo comportamental (um dos cursos mais tradicionais do Paraná), em terapia do esquema, em neuropsicologia clínica e TCC na infância e adolescência.
Como tudo começou?
Em março de 2007, o psiquiatra Salmo Zugman levou para Curitiba o segundo curso de especialização em terapia cognitivo-comportamental do Paraná. Era o começo do IPTC com uma turma de 14 alunos. Em agosto do mesmo ano, a Instituição abriu a segunda turma.
No ano seguinte, foi aberto o primeiro curso de especialização em neuropsicologia clínica do estado paranaense e cinco anos depois, em 2013, o de terapia cognitivo comportamental da infância e adolescência. Em 2015, o IPTC levou para Curitiba a primeira formação em terapia do esquema.
Referência na terapia cognitivo-comportamental
O IPTC foi criado pelo psicólogo Marco Callegaro, fundador do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC), e pelo psiquiatra Salmo Zugman, membro fundador da Associação de Terapia Cognitiva do Paraná (ATC-PR) e atual diretor da instituição, para suprir a carência de uma formação de qualidade em TCC para os profissionais da área. O pioneirismo do Instituto, aliado ao propósito assumido desde 2007 de capacitar psicólogos e psiquiatras nas práticas de psicoterapia e de avaliação neuropsicológica científicas eficazes e modernas, foram decisivos para colocar os cursos do IPTC entre os melhores do país.
Por que se especializar em saúde mental pelo IPTC?
Desde a primeira turma, o foco do Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva é entregar para o mercado profissionais melhores e mais capacitados. Para que isso seja possível, a instituição reúne 60 professores mestres, doutores e com experiência clínica comprovada em suas áreas de atuação.
Conheça outros diferenciais do IPTC:
- Atualização contínua dos conteúdos dos cursos;
- Atividades práticas supervisionadas;
- Dirigido por um profissional de saúde mental que entende bem as necessidades de outros profissionais da área, como você;
- Cursos certificados pelo MEC;
- Ensino presencial, (mas não é a modalidade exclusiva), que favorece o networking e a interação com os professores;
- Espaço próprio adequado para o ensino de alta qualidade;
- Equipe atenta, diálogo constante e flexível com os alunos, para apoio durante o transcorrer do curso.
IPTC traz especializações conceituadas na área de psicologia e psiquiatria
Os benefícios da especialização em neuropsicologia clínica para a sua carreira
Especialização em terapia do esquema: o que você vai aprender?
Como uma especialização em terapia cognitivo-comportamental pode transformar sua carreira