O IPTC (Instituto Paranaense de Terapias Cognitivas) é uma instituição de ensino reconhecida por oferecer um programa educativo abrangente de pós-graduação em psicologia clínica. Com mais de 15 anos de experiência, é composto por profissionais de excelência clínica e práticas de ensino.
São oferecidas especializações em Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia do Esquema, Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência, Terapia do Esquema de Casal e Sexualidade, além de Reabilitação Neuropsicológica e Neuropsicologia Clínica aplicada.
O diretor do IPTC, Dr. Salmo Zugman, ressalta que a instituição se dedica, exclusivamente, ao ensino de pós-graduação e de outros cursos que possam contribuir para o desenvolvimento da carreira e satisfação profissional dos alunos. “Como não oferecemos atendimento a paciente, venda de livros científicos ou testes e publicação de materiais didáticos, nosso foco constante é o ensino de melhor qualidade”, afirmou.
Zugman é psiquiatra e terapeuta cognitivo-comportamental há muitos anos e por isso traz uma vasta experiência na área. Além de diretor do IPTC, foi preceptor da residência de psiquiatria no Hospital de Clínicas de Curitiba, dedicando-se boa parte de sua vida a atividades de ensino e orientação.
Ele ainda reforça que trouxe do HC a certeza que o bom aprendizado somente ocorre quando o aluno coloca a mão na massa, porém de maneira protegida e com orientadores experientes próximos. Assim, ele replica essa experiência no IPTC.
Conheça as pós-graduações e especializações do IPTC (Instituto Paranaense de Terapias Cognitivas)!
Quais outros cursos são oferecidos pelo IPTC?
A instituição de ensino possui um programa educativo completo com workshops, cursos de aperfeiçoamento e especializações para capacitar psicólogos e psiquiatras a se tornarem profissionais confiáveis e altamente valorizados pelos pacientes.
Segundo Zugman, todas as abordagens ensinadas nos cursos são inovadoras e com comprovação científica consolidada, sendo aquelas que oferecem os maiores benefícios para os pacientes. Por isso, o IPTC se preocupa com seu corpo docente e busca oferecer as melhores condições de ensino. “A maioria dos nossos professores são mestres ou doutores e todos têm experiência de ensino na área de psicologia. Não basta ter o conhecimento, é preciso saber transmiti-lo”, completou.
Desse modo, todos os cursos são planejados para serem transformacionais, mesmo aqueles de menor duração. Além dos aspectos teóricos, também são ensinadas habilidades e ferramentas que possam fazer a diferença na prática clínica. Ainda é oferecida uma consultoria de carreira gratuita para todos os interessados.
Quais módulos são abordados nos cursos e o quanto são relevantes?
De acordo com Zugman, os módulos teóricos são atualizados conforme os mais recentes estudos científicos.
Um ponto a se destacar é a carga horária que é dedicada às aulas práticas. Sendo assim, os alunos são divididos em turmas menores, como treinamentos, discussão de casos trazidos pelo professor e oficinas vivenciais. Cada curso de acordo com as suas especificidades.
Além disso, Zugman afirma que cada aluno tem a oportunidade de trazer casos próprios, para supervisão clínica coletiva. “Muito rica por ser orientada por professores experientes e contar com a contribuição dos colegas”, enfatizou.
Após se graduar em cursos valiosos, extensos e aprofundados como a pós-graduação do IPTC, o aluno certamente terá novas possibilidades e oportunidades de mercado.
O IPTC possui parcerias?
O IPTC tem parceria com a Federação Brasileira de Terapias Cognitivas e com a Associação de Terapias Cognitivas do Paraná. São sócios da Associação Brasileira da Terapia do Esquema.
Zugman afirma que os cursos de pós-graduação são certificados pelo MEC através de convênios com Instituições de Ensino Superior de Curitiba. “Muitos de nossos professores são autores ou editores de livros e tem produção científica relevante, seria injusto especificar apenas alguns, em detrimento de outros”, salientou.
Novas tendências – como se manter atualizado
Uma prática comum no IPTC é manter aberta diversas vias de comunicação com os alunos, ex-alunos, participantes de grupos de estudo e professores.
Como muitos dos ex-alunos hoje se tornaram professores tanto do IPTC como de outras instituições, todos costumam trazer novas ideias e solicitam novos temas que possam contribuir com suas profissões. De maneira estruturada, são convidados periodicamente para participar de reuniões com objetivo de levantar os temas que estão atraindo mais a atenção dos profissionais de cada abordagem ou modalidade de terapia. Dessa forma, o aprendizado é contínuo e o networking se torna essencial.
Zugman ressalta que os alunos são os maiores beneficiados, porque sempre estão proporcionando temas inovadores nas palestras, congressos e aulas, tanto para a prática quanto para o conhecimento teórico. “Por exemplo, as nossas pós-graduações se destacam por apresentarem, em suas grades de aula, temas fundamentais que somente são ensinados por nós nessa modalidade de curso”, completou.
Conheça as pós-graduações e especializações do IPTC (Instituto Paranaense de Terapias Cognitivas)!
IPTC traz especializações conceituadas na área de psicologia e psiquiatria
Os benefícios da especialização em neuropsicologia clínica para a sua carreira
Especialização em terapia do esquema: o que você vai aprender?
Como uma especialização em terapia cognitivo-comportamental pode transformar sua carreira