É na infância e na adolescência que ocorre o desenvolvimento do indivíduo. Por isso, desde cedo, ele precisa aprender a reconhecer e lidar com suas emoções e a criar habilidades sociais.
Muitos dos distúrbios emocionais enfrentados na vida adulta têm raiz na infância ou adolescência. Por essa razão, é tão importante iniciar a psicoterapia ainda nessa fase e evitar a continuação futura de muitos transtornos e distúrbios mentais.
A TCC tem papel essencial nessa missão. Conheça melhor o que é a terapia cognitivo-comportamental e saiba por que vale a pena se especializar.
O que é terapia cognitivo-comportamental (TCC)?
A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem terapêutica focada no agora do indivíduo, que de forma colaborativa testa a eficácia de diferentes intervenções nos tratamentos. Essa metodologia, baseada em evidências, utiliza estratégias cognitivas, emocionais e comportamentais para aliviar o sofrimento do paciente rapidamente, ao mudar a forma como ele pensa e enxerga o mundo.
Ao usar a TCC como abordagem terapêutica, o psicólogo também pode ajudar o paciente em diferentes questões concretas da vida pessoal e profissional. Para isso, o abordado fala sobre as dificuldades vivenciadas e são aplicadas técnicas de resolução de problemas.
Como exemplos, podem ser abordados problemas de relacionamento na escola, a ansiedade provocada pela separação dos pais e dificuldades de aprendizado.
Como funciona essa metodologia?
No processo terapêutico cognitivo-comportamental, o paciente é estimulado a entender como ele percebe e interpreta o mundo. Esta visão é influenciada pelos esquemas que moldam comportamentos, ideias e pensamentos, estabelecendo um padrão cognitivo, que pode ser então alvo de intervenção.
Baixe o e-book grátis: TCC aplicada na infância e adolescência
Por que usar TCC?
A terapia cognitiva é recomendada para crianças, adolescentes e adultos no tratamento de diferentes transtornos emocionais e psicológicos: ansiedade, fobias, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Vantagens da TCC para tratamento de crianças e adolescentes
A intervenção psicoterapêutica em crianças e adolescentes proporciona diferentes benefícios, como a redução do risco de comportamentos nocivos (alcoolismo e uso de drogas, por exemplo), prevenção contra doenças mentais na vida adulta, melhor qualidade de vida, desempenho escolar e acadêmico.
Assim como funciona para pacientes adultos, a terapia cognitiva comportamental ajuda os pequenos e jovens a (re)construírem a identidade interna e também a visão de mundo.
No entanto, ainda há um déficit de profissionais especializados em saúde mental infantil. Se você deseja realizar uma pós-graduação na área para absorver a demanda crescente de pacientes e impulsionar sua carreira, este é o momento de procurar uma instituição como o Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC).
Terapia ocupacional para crianças com deficiência
A TCC também é usada como tratamento complementar para crianças com síndrome de Dawn ou outros tipos de deficiência intelectual. Ela pode ser combinada com a terapia da fala para ajudar a melhorar a comunicação.
Curso e especialização em terapia cognitivo-comportamental
A especialização em terapia cognitivo-comportamental na infância e adolescência do IPTC tem duração de 24 meses e carga horária de 360 horas, ministrada por professores mestres e doutores na área. Além disso, o foco é na realização de atividades práticas supervisionadas para maior desenvolvimento dos alunos.
Durante o curso, você aprenderá a usar os recursos terapêuticos mais indicados para avaliar e tratar problemas emocionais em crianças e jovens, além de conseguir orientar pais e responsáveis em como ajudar seus filhos.
Principais diferenciais do IPTC
- Atualização contínua dos conteúdos dos cursos;
- Professores mestres e doutores em suas áreas de atuação;
- Atividades práticas supervisionadas;
- Dirigido por um profissional de saúde mental que entende bem as necessidades de outros profissionais da área, como você.
IPTC traz especializações conceituadas na área de psicologia e psiquiatria
Os benefícios da especialização em neuropsicologia clínica para a sua carreira
Especialização em terapia do esquema: o que você vai aprender?
Como uma especialização em terapia cognitivo-comportamental pode transformar sua carreira