Mais de 2 milhões (22 GW) de sistemas solares fotovoltaicos já foram instalados nos telhados, terrenos pequenos, fachadas de casas, propriedades rurais, comércios e indústrias brasileiras.
A expectativa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é terminar 2023 entre 25 e 28 GW de produção instalada, o que reforça a capacidade de crescimento dessa fonte de energia renovável e de ganhos para quem deseja ter uma fonte extra de dinheiro.
Se você quer ganhar dinheiro com essa fonte energética, é a hora de saber como vender energia solar.
O que é a energia solar?
A energia solar é uma fonte renovável e sustentável resultante do calor ou luz do sol, capaz de gerar energia elétrica a partir da transformação dos raios solares pelos painéis fotovoltaicos, ou aquecer a água (energia térmica).
Vantagens da energia solar
- Fonte de energia mais limpa (baixa emissão de poluentes na atmosfera);
- Pode ser usada em regiões isoladas e que não têm acesso à rede de energia elétrica;
- Produção mais barata;
- Os painéis têm vida útil de aproximadamente 25 anos;
- Pode reduzir a conta de luz em até 95%;
- Fácil instalação e manutenção;
- Retorno de investimento médio de 5 anos.
Tipos de energia solar
Há três tipos de energia solar: fotovoltaica, responsável por captar a luz do sol (por meio das placas solares ou fotovoltaicas) e transformar em energia elétrica; térmica, que capta o calor da radiação solar e o transfere para aquecer a água; e heliotérmica, na qual o calor da radiação do sol é usado para produzir vapor e alimentar turbinas.
Para quem deseja ganhar dinheiro com a revenda de energia solar, a fonte fotovoltaica é mais interessante no momento, pois é ela quem transforma diretamente a luz do sol em eletricidade para alimentar residências, empresas, propriedades rurais, prédios públicos e outros tipos de empreendimentos.
Como a energia solar fotovoltaica funciona?
A luz do sol é captada por meio das placas solares ou painéis fotovoltaicos, de onde é transferida para o inversor, um equipamento responsável por transformar os raios solares em energia elétrica.
O armazenamento da energia pode ser feito por dois sistemas diferentes: on-grid, que trabalha conectado à rede, e off-grid, considerado autônomo.
Sistema on-grid X sistema off-grid
No sistema on-grid, o imóvel está conectado à rede pública local e a energia solar convertida em eletricidade é direcionada ao próprio consumo. Caso haja excedente de energia gerada, ele é automaticamente transferido para a rede e o produtor ganha crédito de energia.
No sistema off-grid, o imóvel não está ligado à rede pública, pois trabalha de modo autônomo com ajuda de baterias solares, responsáveis por armazenar a energia produzida. Assim, há um abastecimento contínuo, inclusive nos dias nublados, à noite ou em outras situações em que não é possível gerar energia solar.
Mercado brasileiro de energia solar
A capacidade de energia solar brasileira deve fechar 2023 com um crescimento de 42% ou 34 GW, segundo previsões da ABSOLAR. O último infográfico divulgado pela Associação, no início de julho, já apresenta mais de 32 GW operacionais.
Com isso, a fonte solar já responde por 14,8% da matriz energética brasileira, à frente da eólica (12%) e atrás apenas da energia hídrica (50,8%). Como consequência, são mais de R$ 155 bilhões de investimentos, mais de 960 mil empregos gerados e mais de R$ 45 bilhões em tributos arrecadados.
Como vender energia solar e ganhar dinheiro?
É possível ganhar dinheiro com a energia solar de duas formas: participar dos leilões promovidos pelo Governo Federal, onde você compra a energia da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), ou produzindo energia e associando-se a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para vender ao consumidor final.
Leilão de energia
Os leilões são promovidos pela CCEE em representação com a ANEEL, que responde pela geração e entrega de toda energia elétrica do país. Assim como ocorre em outros tipos de leilões, agentes do setor concorrem para atender determinada demanda por um prazo previamente pactuado.
Funciona assim: a ANEEL define qual será o valor máximo de energia que poderá ser comercializada. A partir daí, o leilão ocorre de forma online e o vencedor será o agente que oferecer o menor preço. No Brasil, há nove categorias de leilão determinadas pela CCEE.
- Venda;
- Compra;
- Energia existente;
- Energia nova;
- Energia excedente;
- Fontes alternativas;
- Energia de reserva;
- Ajuste;
- Estruturante.
Venda no Ambiente de Contratação Livre (ACL)
A comercialização de energia ocorre em dois espaços, o Ambiente de Contratação Livre (ACL), conhecido como mercado livre de energia (mais independente), e o Ambiente de Contratação Regulada (ACR), também chamado de mercado cativo.
No mercado livre, a concorrência entre geradores e produtores é estimulada e os custos são mais acessíveis, já que os contratos são regulados diretamente entre fornecedor e consumidor, ou seja, eles negociam entre si a forma de pagamento, quantidade de energia contratada, preço e prazo
A grande vantagem desse mercado é que, diferentemente do ACR, a empresa não é obrigada a comprar energia da concessionária local, pois tem autonomia para negociar diretamente com outros fornecedores, geradores ou comercializadores.
Se você deseja vender energia para consumidores finais no Ambiente de Contratação Livre (mercado livre), deve tornar-se um autoprodutor e gerador de energia solar associado à CCEE, com uma demanda entre 500 kW e 3 MW.
Fazenda solar: como vender a energia produzida?
Se você tem uma propriedade rural ou grande área afastada do centro, pode ser a oportunidade de investir na sua própria fazenda solar e ganhar dinheiro com a revenda de energia solar.
Na fazenda solar, as placas fotovoltaicas não são colocadas em telhados, mas no solo para captação da luz do sol, que é convertida em energia elétrica para abastecer residências, empresas e outros locais, funcionando como uma miniusina.
Tipos de fazenda solar
Você pode investir em quatro tipos diferentes de fazenda solar no Brasil, desde a mais burocrática e que requer maior investimento, até a mais simples, com necessidade de menor capital para operar:
- Venda de energia solar para concessionária: nessa modalidade a energia gerada é fornecida para as distribuidoras por meio dos leilões federais. Tanto a burocracia como os investimentos são altos.
- Venda no mercado livre: a fazenda (usina) precisa estar cadastrada junto à CCEE. O investimento é menor.
- Cooperativa de geração distribuída: funciona como uma associação de pessoas que se juntam para gerar a própria energia. Os cooperados fecham um acordo em percentual e os créditos em kWh na conta de luz são distribuídos entre eles.
- Consórcio: semelhante à cooperativa, mas nesse caso só podem fazer parte pessoas jurídicas.
Comece a vender energia solar com a KNG
Agora que você já sabe como vender energia solar, está na hora de procurar uma empresa que seja referência no setor energético para montar sua fazenda solar e você iniciar sua revenda sem medo.
A KNG Solar realiza a instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (on-grid) para os consumidores adquirirem energia de várias concessionárias do país, inclusive você que deseja instalar uma usina solar para revenda.
A KNG Solar também oferece contrato de 30 anos para cooperativas que fazem a compra da energia. Além disso, a empresa disponibiliza opções de financiamento com taxas especiais para produtores rurais.