O Brasil enfrentou uma de suas piores secas em 2021, comprometendo a geração de energia elétrica. Para afastar o risco de apagões, o governo federal recorreu a termelétricas movidas a gás natural. O grande problema desse tipo de usina é a emissão de gases poluentes, que poderiam ser evitados com uso da energia solar.
Diferente de uma usina térmica, que gera energia a partir da queima de combustíveis fósseis como carvão, gás natural ou petróleo, uma usina solar capta a luz do sol, fonte renovável e sustentável, para convertê-la em eletricidade.
Impactos causados pela geração de energia a partir de fontes fósseis
A geração de energia a partir de fontes fósseis causa impactos nocivos ao meio ambiente por causa do alto volume de gases poluentes liberados, como o dióxido de carbono (CO2), um dos principais componentes do efeito estufa.
Esse é o grande problema das usinas termelétricas, que apesar de não dependerem das águas da chuva para geração de energia, dependem da queima de combustíveis fósseis, altamente poluentes, responsáveis pelo aquecimento global e pela aceleração das mudanças climáticas do planeta.
Sustentabilidade na matriz energética brasileira
Embora mais de 80% da matriz energética global seja proveniente de recursos não renováveis, aqui no Brasil a situação é diferente, por causa da prevalência da geração de energia sustentável.
Mais de 77% da matriz energética brasileira é composta por fontes renováveis, com a energia hídrica em primeiro lugar (50,5%), seguida pela energia solar (15%) e pela eólica (12,1%), bem diferente da realidade vivida em 2021, quando em meio à crise hídrica as termelétricas ocupam a segunda colocação.
O que é energia sustentável?
A energia é considerada sustentável quando ela é gerada a partir de uma fonte renovável e inesgotável no planeta, como o sol, diferente de fontes fósseis, que não serão capazes de gerar eletricidade para a sociedade futura, pois terminarão.
Quanto maior for o uso de energia sustentável no país, menor será o impacto ambiental, o que significa diminuição do desmatamento, da contaminação de águas e redução da emissão de gases do efeito estufa.
Energia solar
A energia solar é considerada uma fonte limpa e sustentável porque, diferente das fontes energéticas não renováveis, ela não promove a queima de combustíveis fósseis para gerar eletricidade ou aquecer água e outros líquidos.
Além disso, a matéria prima da energia solar é o sol, uma fonte abundante na natureza e inesgotável, o que garante a geração de energia no futuro de modo consciente e econômico, tanto do ponto de vista financeiro como também ambiental, pois não compromete os recursos naturais do planeta.
Como a energia solar é produzida?
A energia solar pode ser usada para gerar eletricidade (energia solar fotovoltaica) como também para aquecer líquidos (energia solar térmica), principalmente a água, em residências, empresas, indústrias, propriedades rurais ou áreas públicas.
No primeiro caso, os painéis solares instalados no imóvel, geralmente no telhado, são responsáveis por captar a radiação do sol, criando uma corrente contínua chamada de energia solar fotovoltaica.
No caso da energia solar térmica, a produção ocorre por meio coletores solares térmicos (painéis), que captam o calor da radiação solar e transferem para aquecer a água, armazenada em um reservatório térmico, responsável por manter a temperatura até a hora de uso.
Como a energia solar é convertida em energia elétrica?
A energia elétrica é produzida por meio do efeito fotovoltaico. Quando o painel solar capta a radiação do sol, partículas de luz se chocam com os átomos existentes no equipamento e, com isso, há um movimento de elétrons, com criação da corrente elétrica contínua ou energia solar fotovoltaica.
A partir daí, essa energia é enviada para o inversor, um equipamento responsável por converter a corrente contínua em corrente alternada, que é o padrão da nossa rede elétrica, ou seja, transforma em energia elétrica pronta para o consumo.
Custo da energia solar
Em pequenas propriedades, como residências ou comércios, o investimento para instalação de um sistema de energia solar pode variar entre R$12 mil e R$15 mil, com um tempo de retorno entre 4 e 5 anos e uma economia de até 95% no valor da conta de energia.
A vida útil do kit solar com os equipamentos necessários para instalação é de cerca de 25 anos e, além disso, os bancos oferecem linhas de crédito para financiamento de sistemas solares em residências, propriedades rurais, empresas e outros tipos de imóveis.
Benefícios da energia solar
A energia solar, assim como outras fontes sustentáveis de energia, proporciona uma série de vantagens para os consumidores, tanto do ponto de vista ambiental, como também econômico, como você pode conferir a seguir:
- Redução das taxas de carbono e poluição: a energia solar não causa impacto ambiental para gerar eletricidade, já que não produz resíduos e não emite dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa.
- Baixa manutenção: para instalação de um sistema de energia solar é preciso, basicamente, das placas fotovoltaicas e do inversor e, por isso, quase não exige manutenção ao longo dos anos.
- Fonte de energia abundante e renovável: o sol, ao contrário do gás natural e outras fontes não renováveis capazes de acabar, é abundante na natureza e renovável, ou seja, é possível reaproveitá-lo para geração de energia.
- Redução no valor da conta de luz: quem tem um sistema solar produz a própria energia que o imóvel consome e, por isso, a redução no valor da conta de energia é instantâneo, podendo chegar a 95%.
- Valorização do imóvel: além da economia com a conta de luz, o sistema solar ajuda a valorizar o valor de mercado de uma propriedade, seja ela comercial ou residencial.
Melhor alternativa para geração de energia sustentável
Agora que você já conhece os benefícios da energia solar e porque ela é uma fonte de energia sustentável, está na hora de escolher uma empresa para instalar um sistema em sua residência ou comércio. Para evitar dor de cabeça nesse momento, é importante tomar alguns cuidados:
- Pesquise o histórico de serviços da empresa, se ela tem credibilidade no mercado;
- Certifique-se que os técnicos e demais membros da equipe são capacitados e têm qualificação;
- Pesquise sobre a qualidade dos equipamentos do kit solar;
- Tenha certeza de que você terá suporte e assistência qualificada da empresa quando precisar.
Desde o ano de 2019 a KNG Solar trabalha com energia solar para diferentes perfis de consumidores, com uma equipe qualificada, capaz de entender a necessidade de cada cliente e entregar o projeto adequado e personalizado para residências, empresas ou propriedades rurais, com muito mais segurança e economia financeira.
Além disso, os serviços prestados pela KNG Solar são próprios (não são terceirizados) e, por isso, você não precisa se preocupar com nada, o que garante maior segurança, agilidade e economia financeira. Solicite agora um orçamento.