A energia solar fotovoltaica converte a luz solar captada pelos painéis solares em eletricidade| Foto: Shutterstock
  • Por KNG Solar
  • 08/12/2023 15:35
Ouça este conteúdo

Você sabe o que é energia solar e por que ela ganha mais espaço no Brasil? Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país possui mais de 22 GW de potência instalada, o que representa mais de 2 milhões de sistemas solares em casas, empresas ou propriedades rurais.

A energia solar é uma fonte primária, alternativa e renovável, originada a partir do calor ou luz dos raios solares, que pode ser convertida em eletricidade, combustível ou outras fontes de energia.

Como funciona a energia solar? 

A conversão da radiação em fonte de energia pode acontecer por meio de diferentes tecnologias, como o aquecimento solar, energia solar fotovoltaica (uso dos painéis ou placas) e energia heliotérmica.

No caso da energia solar fotovoltaica, a luz do sol captada pelos painéis solares é convertida em energia elétrica com ajuda do inversor, um equipamento que transforma a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) da eletricidade.

Tipos de energia solar 

Há diferentes tecnologias capazes de transformar o calor e a luz solar em fonte energética, o que determina o tipo de energia solar e sua funcionalidade. Conheça as principais.

Energia solar térmica 

Esse tipo de energia é utilizado para aquecer água ou outro tipo de líquido em residências e empresas. Por meio das placas de aquecimento (coletores solares), o calor da radiação solar é captado e direcionado para o aquecimento.

Energia solar heliotérmica 

As usinas heliotérmicas (termossolares) captam os raios do sol por meio de espelhos, que os refletem em um ponto unitário onde está fixado um receptor com um líquido que é aquecido e, assim, gera o vapor usado para alimentar as turbinas geradoras de eletricidade.

Energia solar fotovoltaica 

A energia solar fotovoltaica é a que transforma a luz do sol em energia elétrica por meio das células fotovoltaicas presentes nas placas, que captam os raios solares durante o dia e enviam para o inversor.

Distribuição da energia solar 

No Brasil há dois sistemas de distribuição de energia solar, um conectado à rede local de energia elétrica (on-grid) e o outro não conectado (off-grid). O primeiro é usado em quase todas as residências, enquanto o segundo, geralmente, é encontrado em grandes indústrias ou propriedades rurais com maior capital.

Sistema on-grid 

Sistema conectado à rede local de distribuição. Sendo assim, o excedente da energia gerada que não é consumida pelo imóvel retorna à distribuidora e, com isso, são gerados créditos que podem ser abatidos da conta de luz no fim do mês.

Além disso, à noite, quando não há produção da energia, a residência ou comércio continuam abastecidos da eletricidade "puxada" do excedente armazenado na rede local de distribuição, sem pagar por isso.

Sistema off-grid 

Nesse sistema, como o imóvel não está conectado à rede, ele trabalha de modo independente por meio de baterias instaladas para armazenar o excedente de energia gerada durante o dia e, com isso, a propriedade não fica sem luz em dias nublados ou à noite.

Esse sistema tem um custo mais elevado para o consumidor por causa das baterias. Por isso, ele normalmente é usado por grandes empresas, indústrias ou propriedades rurais, sobretudo aquelas localizadas onde não há geração local de energia.

Onde a energia solar pode ser usada? 

Nas fazendas solares os painéis fotovoltaicos são instalados no solo, enfileirados, para captar melhor a radiação solar| Foto: Shutterstock

Há diversas formas de aproveitar a fonte solar, de acordo com a tecnologia usada para geração de energia. Estas são algumas delas: recarga de veículos elétricos, em empresas ou residências, na iluminação pública, fazendas solares, aquecimento de água em piscinas e chuveiros, estacionamentos e satélites.

De economia a renda extra: vantagens da energia solar 

As vantagens da energia solar são sustentáveis, pois essa é uma fonte energética limpa (não emite poluentes no meio ambiente), e financeiros, pela redução na conta de luz e pela possibilidade de ganhar dinheiro com a revenda. Além disso:

  • Pode ser usada em regiões isoladas, como área rural, que não têm acesso à rede de energia elétrica; 
  • Redução de até 95% no valor da conta de luz; 
  • Os painéis têm vida útil de aproximadamente 25 anos; 
  • Fonte energética gratuita e mais barata de produzir; 
  • Fonte abundante, disponível na natureza, sobretudo em países tropicais como o Brasil. 

Como ganhar dinheiro com a energia solar? 

Além de proporcionar a redução de até 95% do valor da conta de luz, é possível comercializar energia solar participando dos leilões federais ou vendendo para o consumidor final a energia produzida e, para isso, é necessário associar-se à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Os leilões acontecem online, promovidos pela CCEE em representação com a ANEEL, que é responsável pela geração e entrega de toda energia elétrica do país. Neles, o governo federal leiloa e quem vencer poderá produzir e vender energia fotovoltaica.

No modelo de venda direta para o consumidor final, você pode fazer isso por meio do Ambiente de Contratação Livre (ACL), também conhecido como mercado livre de energia, onde é possível tornar-se um autoprodutor e gerador de energia solar (demanda entre 500 kW e 3 MW).

No ACL, os custos são mais acessíveis, pois os contratos são definidos diretamente entre fornecedor e consumidor, ou seja, são negociados livremente a forma de pagamento, quantidade de energia contratada, preço, prazo e demais itens.

Fazenda de energia solar 

Se você tem uma propriedade rural ou grande área afastada do centro urbano, pode investir em uma fazenda rural para produção e revenda de energia (uma espécie de miniusina). Nesse tipo de propriedade, as placas fotovoltaicas são colocadas no solo, organizados em fileiras.

Como investir em energia solar? 

Agora que você já sabe o que é a energia solar e como ela pode ser vantajosa para suas finanças, está na hora de encontrar uma empresa que seja referência no setor para montar sua estrutura em casa, na empresa ou propriedade rural.

A KNG Solar instala sistemas fotovoltaicos conectados à rede (on grid) para clientes como você receberem energia de diferentes concessionárias do país. Além disso, todos os serviços prestados são próprios, o que garante maior segurança, agilidade e economia financeira.

Com uma equipe qualificada para entender a sua necessidade e oferecer as melhores soluções para seu projeto de energia solar residencial ou fazenda solar, a KNG Solar é uma referência no setor, com qualidade e agilidade na instalação. Solicite agora um orçamento.