Na grande variedade de cidades que são populares entre os turistas, há alguns destinos turísticos que se destacam por suas particularidades arquitetônicas. Aqueles que quiserem aproveitar as passagens aéreas baratas para seu passeio arquitetônico podem optar por:
Rothenburg ob der Tauber, na Alemanha
Essa cidade medieval com arquitetura murada data do ano 970 e foi danificada durante a Segunda Guerra Mundial, mas hoje está muito bem preservada. A muralha da cidade, por exemplo, foi construída por volta do século XIII, mas teve de ser reconstruída devido aos danos causados pela guerra. Você terá uma vista única da cidade da Torre Röder.
Rothenburg ob der Tauber é o ponto alto da Rota Romântica (uma rota de mais de 300 km através de florestas, montanhas e vilarejos) e está localizada na região da Baviera, a aproximadamente 60 km de Nüremberg.
Devido ao seu pequeno tamanho e aparência pitoresca (alguns dizem que foi a inspiração para o vilarejo de Pinóquio), é um destino ideal para caminhadas, especialmente durante a época de festas, pois é famosa por seu Mercado de Natal (e especialmente a loja Kate Wöhlfahrt).
Outras atrações famosas são os museus, cuja lista inclui o Spielzeugmuseum de bonecas e brinquedos, o Reichsstadt Museum, que reúne armaduras e armas que datam da Idade Média, e o Mittelalterliches Kriminal Museum, dedicado a instrumentos de tortura.
Santorini, na Grécia
Famosa por seus edifícios arredondados, com cúpulas e arcos e pelas tradicionais casas brancas com portas e janelas azuis, às vezes esculpidas na pedra, essa é a ilha paradisíaca perfeita para quem procura uma arquitetura única, bem como um lugar para passear pelas ruas estreitas, relaxar e apreciar o pôr do sol.
Localizada perto de um dos vulcões do Mar Egeu, a história de Santorini é mais conhecida por sua erupção em 1650 a.C., que deu origem à Caldeira de Santorini, quando a água preencheu a lacuna deixada pela destruição da lava.
Entre os mitos e curiosidades que a destacam (como as águas termais de Nea Kamen ou o boato de ser um dos possíveis locais de Atlantis), nessa cidade você pode encontrar mais de 600 templos e apreciar as inúmeras vinícolas, que trabalham com as 9 variedades de uvas autóctones.
Costa Nova do Prado, em Portugal
Famosa por seus edifícios tombados (de casas a hotéis, sem esquecer lojas e restaurantes), que conferem uma aparência única, essa praia e sua vila têm uma ótima oferta gastronômica e são ideais para tirar fotos.
A Costa Nova do Prado está localizada a 12 km de Aveiro e foi fundada como uma vila de pescadores no século XIX. É dessa época a tradição de pintar os edifícios em cores, que originalmente serviam para serem vistos de longe. Não é de surpreender que um de seus edifícios mais icônicos seja o Farol da Barra, um dos maiores faróis de Portugal e, com 62 metros de altura, um dos mais altos do mundo.
Chefchaouen, em Marrocos
No norte de Marrocos, nas Montanhas Rife, a chamada "cidade azul" ganhou popularidade por suas casas pitorescas em diferentes tons de azul. Há diversas teorias sobre essa escolha de pintura, desde a ideia de que o azul traz alívio durante as estações mais quentes até o simbolismo da ideia de paraíso e espiritualidade.
Embora hoje se destaque pela cultura dos muçulmanos berberes e suas tapeçarias coloridas, essa cidade, fundada em 1471, foi originalmente um refúgio para judeus que fugiam da Inquisição na Espanha e que habitaram a cidade até o século XX, quando o Estado de Israel foi estabelecido.
No entanto, muitos dos prédios daquela época permanecem, tornando Chefchaouen um labirinto de muralhas, becos e escadarias ideal para quem gosta de arquitetura, que oferece uma mistura de influências mouriscas e da Andaluzia.
Entre suas principais atrações estão a praça principal Uta al-Hammam e suas mesquitas (em especial a Grande Mosquée). Em 2010, a UNESCO a reconheceu como Patrimônio da Humanidade.
Setenil de las Bodegas, na Espanha
Localizada na Andaluzia, a 120 km de Sevilha, Setenil de las Bodegas é famosa por suas casas embutidas nas rochas, de modo que aproveitam o relevo como parte de suas estruturas. Além de dar uma estética única ao local, essa técnica tem outras vantagens, como segurança, baixo custo e boa sensação térmica.
Originalmente moura, foi um dos ícones da resistência ao avanço cristão em Granada. Embora tenha sido finalmente conquistada em 1484, seu castelo, construído no século XII, era considerado inexpugnável na época.
Atualmente, ela oferece várias rotas para os turistas seguirem, incluindo a Rota dos Moinhos (que inclui a cachoeira Molinilla), a Rota da Cañada de Málaga e a Rota dos Bandoleros, entre outras.
Bônus: outras cidades ideais para os amantes da arquitetura
Os interessados em continuar seu tour arquitetônico podem optar pelas seguintes alternativas:
Barcelona, na Espanha
Um ícone arquitetônico internacional, essa cidade é caracterizada por seu plano urbano, o Plano Cerdá. Esse planejamento urbano determinou as dimensões das ruas, quarteirões e alturas dos prédios.
Também é conhecida a marca do arquiteto Antonio Gaudí, que durante o século XIX construiu obras como o Parque Güell, a Sagrada Família e o edifício La Pedrera, entre outros. Seu trabalho é marcado por mosaicos coloridos e estruturas onduladas, um estilo que ficou conhecido como Art Nouveau.
Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
Famosa por seus arranha-céus e arquitetura moderna, essa cidade tem alguns edifícios pioneiros e ícones arquitetônicos, como o Burj Khalifa (com 828 metros de altura, é o edifício mais alto do mundo), a Cayan Tower (popular por sua curva de 90 graus), além de edifícios como o Dubai Canal e a Dubai Opera House.
Copenhague, na Dinamarca
Considerada a vanguarda da arquitetura e do urbanismo contemporâneos, seus edifícios modernos funcionam como espaços para exposições, escritórios ou cafés, mas mantêm uma tendência de desenvolvimento sustentável.
Aqui se encontra a Stroget, uma área onde não é permitida a circulação de carros e que está em constante expansão.
Marrakech, em Marrocos
Palácios, mesquitas, mosaicos, jardins e arcos: as marcas tradicionais da arquitetura árabe estão todas presentes nessa cidade. Alguns dos edifícios mais icônicos são o Palácio da Bahia (conhecido por seus azulejos coloridos) e a Mesquita Koutoubia.
De vilas medievais a paisagens à beira-mar, de arquitetura histórica a edifícios ultramodernos: há uma cidade para todos os estilos. Comece seu passeio hoje mesmo e aprecie as cidades mais bonitas do mundo.