Algumas tradições existem para serem mantidas. Uma delas é participar da celebração da Páscoa em uma boa mesa. E uma mesa de Páscoa pede um saboroso e suculento bacalhau. Há quase duas décadas, o Lellis Trattoria serve o Bacalhau ao Forno exclusivamente no período daQuaresma, entre a quarta-feira de cinzas e a Sexta-feira Santa. O que deixa a experiência de provar a delícia típica da época ainda mais saborosa.
A Quaresma é o período de 40 dias iniciado logo após a quarta-feira de cinzas, que se encerra na Semana Santa. Algumas religiões cristãs adotam esse tempo como uma preparação para a Páscoa, festa que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Como um sacrifício simbólico, adeptos da fé cristã deixam de lado, nesses dias, o consumo de carne vermelha. Para os judeus, a festa é o momento de lembrar da libertação do povo hebreu, que segundo a tradição bíblica, foi feito cativo por muitos anos no Egito.
“Aprendi essa receita de Bacalhau ao Forno trabalhando em diversos restaurantes”, recorda o restauranteur João Lellis. Que afirma só ter visto esse bacalhau, do modo como prepara, no Gigetto Restaurante - durante mais de 40 anos, foi uma das principais casas de comida italiana de São Paulo. “Lá também tinha o Bacalhau à Portuguesa, até mais fácil de fazer”, lembra. O Bacalhau ao Forno do Lellis só não foi servido na tratoria em 2021, em virtude da pandemia.
Para aguçar o paladar de quem já espera pelo período para saborear o Bacalhau do Forno do Lellis, Lellis revela alguns segredos do prato, que mesmo depois dos inúmeros pedidos de clientes, não faz parte do cardápio regular do restaurante.
O segredo do sucesso
Eis o segredo do Bacalhau ao Forno do Lellis: para tirar o sal, o bacalhau fica dois dias de molho. A água é trocada algumas vezes nesse intervalo para dessalgar a iguaria. Cebola, pimentão, azeitonas pretas, orégano, ovo cozido, tomate, batata e azeite de oliva compõem a receita, para dar sabor único ao prato.
Já dessalgado, o bacalhau é colocado em uma assadeira grande. A água já deixa o bacalhau mais mole, com aspecto de cozido. Os ingredientes são fatiados em pedaços bem finos, e cobrem todo o bacalhau. Que vai ao forno com azeite de oliva e um caldo. “Todo mundo pensa que o Bacalhau do Lellis é cozido, mas na verdade é assado, por isso se chama Bacalhau ao Forno”, explica Lellis.
Fôrma de barro e um bom vinho branco português
Para manter outra tradição, desta vez a do preparo à moda de Portugal, Lellis leva o bacalhau ao forno em uma fôrma de barro. A fôrma sustenta melhor o calor, por isso ela também vai à mesa do cliente, para que o prato permaneça quente por mais tempo. Em quantidades menores, o azeite de dendê e o leite de coco dão o toque final ao bacalhau. Arroz branco ou arroz de forno com açafrão são as dicas do Lellis para acompanhar o prato.
O Bacalhau ao Forno do Lellis, que serve até duas pessoas e fica no cardápio até a Páscoa, sai por R$ 250. A boa pedida para acompanhar o prato é uma taça (ou garrafa) de vinho branco português. Entre os melhores para a harmonização estão o Casal Garcia e o Quinta do Correio Dão.
O Lellis Trattoria oferece ainda um buffet de frios e antepastos, que inclui saladas, mais polvo, lula, mariscos e queijos de diversos tipos. E para quem deseja saborear outros pratos, todo o cardápio do restaurante segue à disposição durante a Quaresma.
Delivery
Se a vontade é reunir a família em casa com o Bacalhau ao Forno do Lellis à mesa, assim como outros pratos, a melhor opção é fazer o pedido pelo aplicativo do Lellis Trattoria; por lá, o cliente tem acesso aos pratos pelos preços do cardápio. O app tem versão para iOS e Android.
É possível também fazer o pedido por telefone e retirar no próprio restaurante. Para mais informações acesse o site do Lellis Trattoria.
Mas se a intenção é viver a experiência completa em um dos restaurantes italianos mais charmosos de Curitiba, faça sua reserva pelos telefones 41 3242 9320 e 3244 7943. O Lellis Trattoria fica na Rua Gonçalves Dias, 51, Batel.
No Dia Internacional da Mulher, Lellis Trattoria oferece um brinde a elas no almoço
A conquista do diploma pede por comemoração. Saiba onde celebrar esse momento único
Turismo em Curitiba? Museus, parques e Lellis Trattoria são visitas obrigatórias
No coração do Batel: Lellis Trattoria mantém tradição e abre para ceia de Ano Novo