Para qualquer organização ter um crescimento consistente, o estabelecimento da governança corporativa é fundamental. Nesse processo, a empresa define uma série de diretrizes para atuar de forma transparente, ética, responsável e em conformidade legal.
Dessa forma, é muito importante que os gestores conheçam as boas práticas de governança empresarial e saibam como aplicá-las. Com ela, a empresa aumenta sua reputação no mercado e pode atrair muito mais parceiros de negócios.
O que é governança corporativa?
A governança corporativa é reconhecida como uma ferramenta que norteia as atividades de gestão e relacionamento da empresa. Por meio dela, são definidas as normas, práticas e processos necessários para o negócio obter os melhores resultados possíveis.
Esse conceito diz respeito não somente às questões empresariais internas, mas também aos demais agentes envolvidos: a relação com sócios, órgãos de fiscalização, conselhos de administração, fornecedores, clientes, entre outros.
O objetivo, portanto, é alinhar e conciliar os interesses para que o negócio atue com planejamento, responsabilidade e eficiência. Assim, a empresa ganha confiança do mercado e minimiza os riscos que podem atrapalhar o crescimento.
A governança corporativa utiliza os seguintes princípios:
Transparência
Os dados precisam estar disponíveis e facilmente acessíveis, mesmo que não haja obrigações legais.
Equidade
Todas as partes interessadas devem ser tratadas de forma justa e isonômica.
Prestação de contas (accountability)
Periodicamente, as movimentações econômicas/financeiras devem ser divulgadas com clareza.
Responsabilidade corporativa
É necessário que a empresa tenha compromissos éticos com o meio ambiente, colaboradores, clientes, acionistas e demais conjuntos da sociedade.
Dicas de como implementar a governança corporativa
Estabelecer a governança corporativa traz inúmeros benefícios. Com ela, a empresa melhora o relacionamento com diferentes agentes econômicos, gera confiança e se previne de possíveis questões jurídicas.
5 procedimentos que uma companhia pode adotar a favor da boa governança empresarial:
Definir as funções e responsabilidades na organização
A base de toda boa governança é a definição clara e criteriosa do papel de cada profissional. Uma boa prática é criar documentos que descrevam as funções e responsabilidades de diretores, executivos, sócios, colaboradores e demais agentes.
Construir um código de ética
Junto aos demais líderes e gestores competentes, estabeleça um código para padronizar o relacionamento no ambiente de trabalho. Isso gera segurança institucional e cria parâmetros para a resolução de conflitos.
Incentivar a transparência entre os setores da empresa, incluindo a prestação de contas
Para promover a confiança e o comportamento responsável entre os agentes, é fundamental que as informações estejam acessíveis a todos. Isso inclui os dados financeiros sobre as receitas e despesas em cada setor.
Implementar o compliance na empresa
No setor de compliance, as normas, políticas e diretrizes do negócio podem ser observadas constantemente, para serem cumpridas. Assim, desvios de conduta e inadequações legais são solucionados com mais rapidez e precisão.
Buscar assessoria jurídica
Para todas as etapas de governança corporativa terem consistência e segurança, as questões jurídicas precisam ser criteriosamente analisadas. Isso inclui direitos trabalhistas, tributárias, societários e as leis específicas de cada setor.
Colaborou com o conteúdo desta matéria o Lima Lopes, Cordella & Partners