Quando um ex-funcionário ou cliente processa uma empresa, uma ação trabalhista ou do consumidor é aberta no judiciário brasileiro. Chegada a hora da audiência, as companhias devem ser representadas por um preposto.
O preposto é quem representa uma empresa perante o Juiz. Para isso, é fundamental que ele se prepare antes da audiência.
É muito importante que as empresas saibam escolher corretamente seus representantes nestas condições a fim de evitar confissões desnecessárias e, consequentemente, a perda das causas.
Confira abaixo um pouco mais sobre o que é o preposto profissional e quais são as vantagens de contratar um.
O que é preposto profissional?
Pessoa que representa legalmente uma empresa em uma ação judicial, o preposto é preparado para atuar em um determinada audiência e não precisa ser advogado ou funcionário da empresa.
Mesmo que ele não precise ter vínculo direto com a empresa contratante, é de suma importância que esteja preparado para a audiência. Portanto, conhecer a realidade das atividades exercidas na empresa, assim como a causa que está sendo analisada pelo Juiz, é fundamental.
Para entender um pouco mais sobre a atividade do preposto, clique aqui.
Vantagens de se contratar preposto
Hoje em dia, os profissionais internos da empresa possuem uma rotina bastante cheia. Diante disso, a contratação dos prepostos profissionais para substituírem os funcionários da empresa em uma audiência é uma opção bem interessante.
A utilização do preposto é um avanço da Justiça, já que permite que profissionais preparados e qualificados possam representar uma empresa em certa demanda. Dessa maneira, é o preposto quem fica responsável por responder determinadas perguntas e evitar a condenação de seu contratante.
Essa estratégia gera os seguintes benefícios:
- redução de custos: economia com viagens e deslocamentos, bem como tempo de trabalho da equipe;
- melhores resultados: os prepostos profissionais têm mais expertise e passam por treinamentos;
- mais testemunhas: os funcionários que a empresa usaria como preposto podem comparecer como testemunhas e produzir prova favorável à empresa;
- corpo de funcionários passa a direcionar tempo e energia de trabalho (recursos) para outras funções internas importantes;
- sigilo: com o preposto profissional, causas não precisam ser expostas aos funcionários internos, não havendo necessidade de envolvimento dos colaboradores;
- responsabilidade social: a grande maioria dos prepostos profissionais são pessoas que estão fora do mercado de trabalho e dedicam parte do seu tempo para essa atividade autônoma .
Como contratar um preposto
Existem muitas maneiras de contratar um representante para a sua empresa em uma audiência de ação trabalhista, mas a mais indicada é procurar por plataformas especializadas nessa questão.
A Preppo, projeto especializado no mercado de preposto jurídico desenvolvido pelo Lima Lopes, Cordella & Partners, surgiu da necessidade das empresas encontrarem alguém confiável e treinado para representá-las em audiências. Além disso, outro ponto crucial para o nascimento da plataforma foi sanar a dificuldade das pessoas em entrarem no mercado de trabalho em uma função que as valorizasse.
Todos os prepostos da Preppo fazem um curso de preposto jurídico e passam por treinamentos constantes. Por meio dessa formação, eles estão preparados e atualizados para representar o seu negócio diante do juiz.
Várias empresas em todo o Brasil já contrataram o serviço da Preppo e contam com diversas causas trabalhistas ganhas com os seus prepostos pofissionais.
Acesse www.preppo.com.br e contrate o seu preposto!