Preposto Jurídico: projeto inovador contrata pessoas fora do mercado de trabalho
| Foto:
  • Por Lima Lopes Cordella Advogados Associados
  • 03/11/2022 19:26

O Brasil é um dos países com maior número de audiências relacionadas ao Direito do Trabalho e do Consumidor. Seja pelo motivo que for, as empresas têm dificuldades em encontrar colaboradores adequados para comparecer em audiências e prestar depoimentos como prepostos.

Nesses casos, elas podem enviar um representante profissional em seu lugar – chamado preposto profissional, que não precisa ser funcionário da empresa e nem um advogado.

Com a reforma trabalhista de 2017, passou a ser possível uma empresa ser representada por uma pessoa sem vínculo empregatício e é sobre isso que você vai aprender um pouco mais a seguir.

O que é preposto no Direito e qual é a sua função?

Chama-se preposto a pessoa que irá representar um terceiro em uma audiência.

Agora, não é mais necessário que um  funcionário represente a empresa processada. Na verdade, esse papel pode ser feito por qualquer pessoa, até mesmo quem não exerce atividade jurídica.

A função do preposto na audiência é bem simples e objetiva. Como o indivíduo estará representando uma empresa, ele será a sua voz e, portanto, ele deverá comparecer a audiência como tal, depor e poderá aceitar ou recusar propostas oferecidas.

Contudo, é importante ressaltar que o preposto precisa preparar-se antes de estar frente ao juiz. Para isso, conhecer os fatos, saber o que é pedido e as razões da defesa é imprescindível.

Como ser um preposto jurídico?

Durante muito tempo, os departamentos de Recursos Humanos das empresas tinham dificuldade em encontrar alguém internamente que as representasse em uma audiência. Muitas vezes, a pessoa não estava preparada o suficiente e acabava confessando ou falando algo que não deve.

Diante desse cenário, o Lima Lopes, Cordella & Partners, presente em Curitiba, São Paulo e Porto Alegre, desenvolveu a Preppo, um projeto que prepara profissionais para representar empresas em audiências.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode ser um preposto. A única condição é que ela faça um curso para atuar como tal – no caso da Preppo, esse curso é oferecido gratuitamente.

Em parceria com a Já Entendi, a melhor plataforma de cursos online do Brasil, o profissional tem acesso ao curso que irá ensinar como ser um preposto. Com objetivo de trazer conhecimento ao aluno, o curso é bem dinâmico e detalhado.

Apesar de ser um projeto que nasceu em Curitiba, a Preppo está presente em todo o território nacional. Por meio dela, o preposto recebe o apoio necessário para as audiências e é conectado às oportunidades de trabalho.
Se você busca ser bem remunerado para prestar serviços esporádicos, considere ser um preposto da Preppo. Acesse o site e saiba mais: www.preppo.com.br