Entenda melhor o Secondment Jurídico e como ele pode ajudar sua empresa
| Foto:
  • Por Lima Lopes Cordella Advogados Associados
  • 03/11/2022 19:15

Apesar do nome não ser tão familiar, o Secondment Jurídico é uma prática simples: nesse modelo, um ou mais advogados se deslocam provisoriamente para a empresa cliente; assim, o profissional fica mais próximo da rotina do seu cliente e consegue encontrar  soluções de maneira mais eficiente e que estejam de acordo com a realidade do dia a dia da sua empresa em todos os aspectos.

Um caso de sucesso de Secondment Jurídico é o trabalho do escritório Lima Lopes Cordella & Partners para uma multinacional espanhola , empresa que conta com 7 fábricas no Brasil . O escritório de advocacia auxilia a empresa tanto no setor de Recursos Humanos quanto no setor Legal, realizando consultorias, trabalhos preventivos e atendendo todas as suas demandas.

Existem vários motivos para procurar esse serviço, desde demandas específicas até auxílio em recontratações. Como é  adaptável para as necessidades do cliente, o modelo apresenta muitas vantagens.

Advogados junto com o RH

Como os advogados farão parte da rotina, podem trabalhar lado a lado com a equipe de Recursos Humanos da empresa. Assim, é possível auxiliar não só com processos seletivos, contratos e processos, mas também de forma preventiva.

Graças à proximidade com o departamento de RH, é possível dar amparo jurídico completo à empresa.

Resolução imediata de situações pontuais

Seja em projetos específicos, acontecimentos que não são cotidianos ou alguma operação que exija maior apoio jurídico, o Secondment é perfeito para resolver problemas específicos.

Os advogados presentes na empresa são os melhores para compreender o problema e propor uma solução para ele. Ele possuirá a qualificação técnica necessária para o trabalho e a compreensão de como trazer a solução que melhor se adapta ao cotidiano.

Levantamento de informações precisas para processos

Em cada processo, é necessário levantar um número de informações úteis e específicas sobre os sujeitos envolvidos. Essas informações podem englobar detalhes simples, como os fatos ocorridos que levaram a um processo, conversar com as testemunhas, localizar patrimônios dos sujeitos e até informações mais complexas, como dados financeiros ou criminais.

As informações precisas são essenciais para o desenvolvimento dos processos e os advogados são os principais responsáveis por buscá-las, descobrindo os elementos precisos para melhorar seu caso.

Levantamento de documentos

Conhecendo as informações precisas necessárias, os advogados são capazes de procurar os documentos relevantes para a prova dessas informações. Os advogados em Secondment podem realizar requisições de documentos junto aos departamentos internos, conversar diretamente com os gestores explicando a necessidade das provas e quaisquer outras requisições que forem necessárias.

Produção de provas que não existiam 

A partir das informações precisas e dos documentos necessários levantados, os advogados unem esses dados e produzem provas que auxiliarão em uma construção mais sólida e bem apresentada do processo em questão.

Diminuição do Headcount

Advogados alocados  ajudam a otimizar o headcount da empresa. Ao auxiliar no controle do número de funcionários, é possível melhor rastrear e diminuir despesas e obrigações relacionadas, como folhas de pagamento e impostos.

Diminuição de passivo

Ao trabalhar em Secondment, os advogados estão mais próximos da realidade da sua empresa, conhecendo melhor as práticas de gestão de pessoas que mais se adequam a sua realidade. Isso permite uma melhor administração dos recursos financeiros da empresa e prevenção de problemas futuros.

Sobre o Secondment

Colaborou com o conteúdo desta matéria o escritório Lima Lopes, Cordella & Partners.