Muitas pessoas sonham em sair do aluguel e garantir a casa própria. Pagar algo que é seu e que será um patrimônio da família é sempre uma ótima escolha.
Apesar de ser o sonho de muitos, é comum que grande parte da população não consiga pagar o imóvel à vista. Além dos valores serem bem altos, nem todos conseguem guardar muito dinheiro.
Mesmo para as pessoas que têm essa dificuldade, é possível adquirir um imóvel com tranquilidade e segurança, por meio do financiamento imobiliário. Com essa modalidade de compra, milhares de famílias conseguem sair do aluguel e garantir uma casa para chamar de sua.
Se você não conhece o financiamento imobiliário ou ainda tem dúvidas sobre como funciona, neste artigo vamos explicar algumas modalidades existentes. Boa leitura!
O que é financiamento imobiliário?
O financiamento imobiliário é uma linha de crédito oferecida por diversos bancos. Ao optar por essa modalidade, a instituição financeira realiza o pagamento do valor do imóvel que foi negociado direto para o vendedor, seja uma pessoa física ou construtora, e o contratante desse serviço passará a ter uma dívida com o banco.
Para conseguir contratar o financiamento imobiliário há três requisitos básicos:
- Ser maior de idade;
- Não ter restrições de crédito;
- Comprovar capacidade de renda.
Para comprová-los, você deve apresentar os seguintes documentos (a instituição financeira pode solicitar outros):
- RG;
- CPF (caso o número não conste no RG);
- Comprovante de renda atual;
- Certidão de casamento (caso tenha);
- Certidão conjunta de débitos de tributos federais.
O valor oferecido para financiar o imóvel irá variar conforme a sua renda fixa mensal e as condições ofertadas pela instituição bancária escolhida, podendo haver uma renda mínima exigida.
Como funciona o financiamento de um imóvel?
Ao definir o imóvel que você deseja financiar, algumas construtoras conseguem realizar a simulação na mesma hora. Após essa prévia, você deverá ir ao banco para fazer a simulação completa e análise de crédito, que determinará se você terá a aprovação do financiamento.
É nesse momento que você deve comprovar os três requisitos mínimos citados acima e informar o valor do imóvel que deseja financiar. Após essa burocracia, a instituição financeira conseguirá informar o valor disponível que ela poderá financiar.
Como dito no tópico anterior, o valor irá variar conforme a sua renda fixa, mas geralmente é liberado 80% do valor do imóvel. Caso você ache que a proposta é vantajosa para você, pode fechar o negócio, se não estiver satisfeito e quiser fazer outras análises, basta repetir o processo em outras instituições.
Modalidades de financiamento imobiliário
Abaixo explicamos algumas das modalidades de financiamento de imóvel. Olha só!
1. Financiamento com a construtora
Algumas construtoras oferecem o financiamento diretamente com elas. Essa prática é comum para apartamentos que são construídos do zero e que ainda estão na planta.
Apesar de ser uma possibilidade, as construtoras não conseguem taxas de juros e prazos de pagamento tão atrativos quanto os oferecidos pelas instituições financeiras.
2. Programa de sistema financeiro
De modo geral, ele costuma ser feito por meio da Caixa Econômica Federal. O programa de financiamento imobiliário faz parte de um sistema regulamentado pela lei 4.380/64, que ajuda pessoas de baixa renda a conseguirem moradia.
O programa é chamado de Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que permite realizar o financiamento de 80% do valor do imóvel. Grande parte dos financiamentos oferecidos são feitos com base nisso, incluindo o programa Minha Casa Minha Vida.
Além do SFH, existe o SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), que visa facilitar o crédito para imóveis com valor que ultrapassem o teto delimitado no SFH.
Como conseguir um financiamento imobiliário?
Se você está pensando em adquirir o seu imóvel e ainda não sabe por onde começar, o primeiro passo recomendado é encontrar uma construtora com credibilidade e experiência necessária para ajudar nessa caminhada.
O programa de habitação é um marco na acessibilidade ao imóvel próprio, e todo o processo fica mais fácil e seguro com uma empresa especialista assessorando a realização do seu sonho.
A construtora Lyx Engenharia permite financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida e facilita o acesso a obras com amplas áreas de lazer, excelente qualidade de construção e infraestrutura moderna. Todos os apartamentos são certificados pelo ISO 9001, PQBP e têm Seguro de Garantia de Entrega (parceria com a Caixa Econômica Federal).
Os empreendimentos da LYX também são escolhidos pela atratividade dos custos reduzidos das parcelas, que estão a partir de R$ 490 mensal e com entrada parcelada em até 84 vezes.
A Lyx já ajudou mais de 19.000 pessoas a realizarem o sonho da casa própria. A incorporadora atua em Curitiba e Região, e Porto Alegre e Região.
Saia do aluguel! Saiba tudo sobre o Minha Casa, Minha Vida com o consultor especializado da Lyx.
Como comprar um apartamento novo: guia para você saber o que considerar na escolha
Lyx Engenharia reúne imobiliárias para apresentar planos para 2023
Por que o condomínio fechado é a melhor opção em segurança?
Consórcio ou financiamento imobiliário: qual é a melhor opção para comprar o primeiro apartamento?