Projeto do arquiteto Marcos Bertoldi com madeira maciça Tauari tratada pela Madeira Certa.
Projeto do arquiteto Marcos Bertoldi com madeira maciça Tauari tratada pela Madeira Certa.| Foto: Pedro Mamoré
  • Por Madeira Certa
  • 08/05/2023 16:18
  • Atualizado em 05/10/2023 às 15:41

Um instrumento musical feito à mão ou produzido em processo industrial? Músicos serão unânimes na resposta: o item fabricado por um luthier, de modo único, em processo artesanal, traz aspectos que um semelhante construído em série não terá. Os nós e ranhuras da madeira, devidamente preservados, as curvas, a textura, a qualidade e o jeito com que esse instrumento se molda aos dedos do músico fazem dele uma espécie de obra de arte. Tudo feito com o cuidado de quem cria uma peça única, com a intenção de que permaneça para a posteridade, e seja transmitida de geração em geração.

O mesmo cuidado é percebido na marcenaria contemporânea, a qual consegue unir o melhor de dois universos: o trabalho artesanal, fruto do talento e da dedicação do profissional que trabalha a madeira, e um olhar quase artístico para a elaboração de um item. O que transforma o resultado do trabalho em um elemento único, com a assinatura do marceneiro, ao mesmo tempo em que atende à necessidade e ao desejo do cliente.

É esse aspecto do produto sob medida, feito especificamente para atender a uma necessidade (ou realizar um sonho) que atrai cada vez mais admiradores para a marcenaria atual. O que significa que o nível de personalização vai muito além do que você encontraria nos grandes varejistas, em produções em série.

A produção acontece de acordo com a proposta apresentada para o designer. Então, a madeira é tratada, manipulada, transformada em uma peça única, feita para durar. E nisso, o Brasil é referência. Os designers brasileiros são vistos com admiração em todo o mundo pela criatividade e identidade que conseguem imprimir a móveis e objetos decorativos. A marcenaria brasileira é plural, sofisticada e rica em técnicas e materiais.

Artistas da madeira

Maurício Arruda, designer formado no Paraná, por exemplo, é dono de um portfólio espetacular, tendo como princípio uma identidade brasileira que seja atemporal e flexível. Afinal, o talento dos designers de móveis brasileiros, de modo geral, sempre foi diferenciado devido a tanta diversidade e referências culturais.

Zanini de Zanine, outra referência do setor,  ficou conhecido quase duas décadas atrás pelo seu trabalho com madeira maciça e material de demolição - colunas, vigas e mourões de casas antigas –, trabalho que batizou de Carpintaria Contemporânea.

Criada em 2006, a Madeira Certa teve seu turning point em 2019, quando Marcella Malczewski  e Marina Ferreira, filhas de sócios da empresa, assumiram as operações. Entre 2020 e 2022, a empresa dobrou seu faturamento e expandiu mercado. Antes o atendimento acontecia apenas em Curitiba; atualmente, 50% das obras são na capital do Paraná, 25% em Santa Catarina e 25% em São Paulo – mercado este bem promissor.

Todo o trabalho da empresa é fabricação própria – pouca coisa é terceirizada – , e o atendimento ao cliente é feito de maneira transparente e acolhedora, visando sempre o resultado final. Quem traz a história é o cliente, mas quem a expressa são as artistas. A arte se comporta dessa maneira.

Todos os processos da marcenaria, desde a escolha dos materiais até a entrega e instalação dos produtos, do primeiro atendimento ao cliente à execução da obra, são cuidadosamente pensados. Toda madeira que entra na fábrica, localizada em Pinhais (PR), é certificada. É, então, tratada e manipulada pelos marceneiros-artesãos com profissionalismo e extrema dedicalção. A finalização dos móveis, seja com laca ou verniz, também é feita em cabine de pintura própria.

A produção segue os projetos desenvolvidos por arquitetos e designers. No entanto, os detalhamentos das propostas são minuciosamente analisados antes da execução para garantir a funcionalidade do produto e excelente resultado.

Para oferecer o melhor atendimento ao cliente, as próprias sócias fazem questão de participar de todas as etapas do processo.

Portas pivotantes

Desenvolvido pelo arquiteto Marcos Bertoldi e executado pela Madeira Certa, o projeto de portas pivotantes em madeira maciça demonstra dois ambientes: o home e o escritório, que são separados pelas portas pivotantes e que, quando fechadas, se transformam num painel com ripas espaçadas.

A madeira Tauari foi escolhida, tratada (lixada e envernizada) e cortada na Madeira Certa conforme projeto. Um processo artesanal e quase que totalmente manual.

Se você deseja sofisticação e personalidade em um ambiente, a Madeira Certa tem o talento necessário para transformar um projeto decorativo em obra de arte. Com o melhor da marcenaria artesanal contemporânea, impressa em trabalhos únicos e atemporais. Para mais informações, siga a Madeira Certa no Facebook e no Instagram.