A atmosfera do Malauí se transforma a partir das 17h. A iluminação da casa passa a contar com velas nas mesas e o ambiente, acolhedor em todos os horários, torna-se mais intimista, propício a receber pequenos grupos e encontros. O cardápio também muda e entra em cena um preparo que só é servido à noite no Malauí: a pizza.
São cinco opções salgadas e uma doce, todas no formato retangular. Como tudo no Malauí, as receitas levam ingredientes frescos, saudáveis e o máximo de preparos é feito na própria casa. A massa fermenta por 32 horas, e o molho de tomate é preparado a partir dos frutos assados, técnica que concentra mais o sabor do fruto. O leite de castanhas feito no Malauí vira doce de leite vegano e um queijo cremoso, ambos usados nas pizzas.
Algumas das receitas já são conhecidas do público, como o vinagrete de manjericão, um tempero original da casa que leva castanhas e finaliza a salada cortesia, um dos tantos detalhes que o casal Anderson e Cristiane Krefer fazem questão de oferecer aos clientes. "Gostamos de proporcionar aconchego, então sempre temos um agrado. Os drinks e taças de vinho vão com um recadinho, nosso espaço é confortável, com sofás na parte interna e no deck. Temos muitas plantas e uma hortinha na área externa, então você faz sua refeição em meio à natureza", descreve Cristiane.
A noite da pizza está na programação do Malauí desde a abertura, em 2020. Nesses dois anos, o carro-chefe é o sabor Malauí, com burrata artesanal da Mozzarellart, vinagrete de manjericão e rúcula fresca, adicionada depois que a redonda sai do forno. A margherita leva mini tomates assados, parmesão e manjericão basílico; a de abobrinha leva lâminas do legume grelhadas antes de ir ao forno, o que confere mais uma textura à pizza, que leva ainda cebola roxa e parmesão.
A de calabresa é a única com carne, composta também por cebola roxa e parmesão. Para os veganos, a pedida é a de cogumelos Paris com cebola roxa e queijo vegano cremoso, também finalizada com rúcula após assar, e a pizza doce de banana grelhada com doce de leite vegano. As pizzas são individuais, com quatro fatias.
O serviço é de segunda a sexta das 17h às 22h. Também é possível solicitar pratos a la carte, como risotos, saladas, e preparos tradicionais da casa: mignon ou frango ao molho de cogumelos e linguado ao lemon pepper. Destaque para o nhoque de mix de raízes como acompanhamento, servido com molho de tomates da casa.
Serviço
Malauí Cozinha Natural. Rua Teixeira Coelho, 350, Batel – (41) 3024-6637 e (41) 9 8779-7382 (Whatsapp). Abre de segunda a sexta das 11h30 às 14h30 e das 17h às 22h. Sábados das 11h30 às 22h. Capacidade para 32 pessoas. Instagram: @malauirestaurante