| Foto: Divulgação
  • Por Mantis Responsável Técnica: Marcela Bonin - Bióloga - CRBIO: 83086/07-D
  • 26/11/2020 13:35
Ouça este conteúdo

“O que se pensava de uma medicina do futuro já é realidade hoje”, diz a bióloga e biotecnóloga Graziele Losso, do laboratório Mantis Diagnósticos Avançados. A tecnologia caminha para tratamentos personalizados, onde cada paciente é cuidado individualmente, de acordo com a formação de suas células. “Antigamente, os pacientes oncológicos eram tratados de uma forma geral, em protocolos de radioterapia e quimioterapia, mas hoje temos a possibilidade de utilizar drogas alvo graças a exames moleculares”, explica.

O tratamento com drogas alvo utiliza medicamentos que agem em vias moleculares específicas que estão alteradas devido a presença de mutações genéticas que ocorrem durante o desenvolvimento do tumor. A análise das células tumorais é feita a partir do exame para diagnosticar qual é o alvo terapêutico e como a mutação pode ser tratada. “Tudo depende das interações genéticas daquele tumor, do que levou aquela célula a se diferenciar e se tornar um câncer. Tendo o conhecimento desses genes, é possível tratar o perfil de cada doença e acompanhar suas respostas aos medicamentos”, diz Graziele.

Isso já é possível para os mais diversos tipos de câncer porque já existem inúmeras drogas prontas, criadas para diversos tipos de mutação. Elas são pensadas para estudar os mecanismos dos tumores e a partir daí o tratamento é possível de forma mais assertiva. Como nem sempre a mesma mutação gera o mesmo tipo de câncer, o diagnóstico molecular é essencial para guiar o médico no tratamento mais adequado para com o paciente. Dessa forma, se diz que este tratamento é personalizado.

Um teste genético mostra se o paciente está apto a usar a medicação e se o melhor caminho para o tratamento é quimioterapia, radioterapia ou o uso das drogas-alvo. “A medicina personalizada é hoje a boa oncologia, que veio trazer cura e qualidade de vida para os pacientes oncológicos e um manejo clínico completamente diferente para os médicos”, afirma. “A oncologia não é mais a mesma de cinco anos atrás e as tecnologias seguem se desenvolvendo”.

O Mantis Diagnósticos Avançados é um laboratório focado em terapias personalizadas. Tanto na área tumoral quanto germinativa, faz testes genéticos para procurar essas possíveis mutações, passíveis de receber terapia individual ou que aumentem a predisposição para o desenvolvimento de algum câncer hereditário. E também torna real a mudança da conduta médica em cima daquele paciente, tanto para prevenção quanto para prognóstico.

Se interessou? Entre em contato com o Mantis Diagnósticos Avançados pelo telefone (41) 3046-5300, ou pelo WhatsApp (41) 98444-2693 e tire todas as suas dúvidas. O laboratório é especialista em Oncologia Molecular, área que foca em desenvolver pesquisas que mapeiam os mecanismos biológicos de vários tipos de câncer. Endereço: Rua Padre Germano Mayer, 1.949 – Hugo Lange – Curitiba-PR