Uma das medidas mais importantes adotadas pela Gazeta do Povo nos últimos anos, acompanhando as tendências globais em tecnologia, foi a adoção de um modelo 100% digital em 2017, implantando novas metas detalhadas de qualidade das reportagens, de audiência e de impacto sobre a vida das pessoas. Com coragem e ousadia, o jornal foi pioneiro e abriu portas para que outros veículos de comunicação fizessem o mesmo, tornando-se um case dentro e fora do país.
A cultura de feedbacks na Gazeta do Povo
A Gazeta sempre teve cultura de feedbacks consistente, contínua e capaz de contribuir efetivamente para o desenvolvimento de seus colaboradores, mas o novo modelo 100% digital exigiu o reforço dessas práticas para acompanhar a velocidade, o impacto dos avanços tecnológicos e o modelo remoto na performance dos colaboradores.
“Todo mundo gosta de receber feedbacks, não somente positivos, mas construtivos e de desenvolvimento. Temos alguns processos que são formais, mas os feedbacks mais informais você recebe a todo momento, das suas soft skills, das suas competências e comportamento, explica Naiara Ramaiana Diniz Barbosa”, analista sênior de projetos.
Conheça os aspectos do ciclo avaliativo de Cultura que fomentam o desenvolvimento dos colaboradores:
Autoavaliação
Neste formato de avaliação, o próprio colaborador é responsável por fazer uma análise e reflexão profundas sobre seu desempenho, contemplando as atitudes que formam os valores da Gazeta do Povo, seus conhecimentos e competências técnicas para a função.
Indicação e validação 360
Nesta ferramenta, o colaborador deve indicar entre cinco e 10 profissionais da Rede Corporativa para que façam uma avaliação sobre sua performance.
Para obter um melhor aproveitamento do processo, é indicado que a escolha seja definida incluindo colaboradores com diferentes perfis: par, cliente, fornecedor interno. Na etapa de avaliação 360º, o colaborador também fará a avaliação de seu líder direto.
“O processo de feedbacks é essencial para o engajamento e alinhamento de expectativas, de interesses, ideias, construção de confiança e credibilidade. Nosso gestor, mesmo com muitas atividades, consegue dar toda a atenção e direcionamento”, conta Fabiana Mendes, Controller do Projeto Lidera.
Para que as avaliações sejam realizadas de forma prática, acessível e com garantia de resultados sólidos, a Gazeta do Povo oferece uma plataforma específica para a realização dos feedbacks.
O feedback acontece a todo momento
Embora existam os ciclos anuais de feedback que acontecem em momentos específicos e envolvem toda a empresa, dentro da Gazeta do Povo os gestores são incentivados e orientados a oferecer e receber feedbacks ao longo do ano de maneira informal, para que o reconhecimento profissional seja uma prática contínua dentro das equipes e, desta maneira, os colaboradores também se sintam motivados a dar e receber feedbacks a seus pares e superiores, sempre prezando pelo respeito, transparência e ética.
“Feedbacks nos motivam à busca contínua por melhorias. Formalmente são realizados uma vez ao ano, porém temos liberdade para conversar sempre que necessário com o gestor direto”, esclarece Isabela Lima, planejadora do Projeto Lidera.
Cultura de feedbacks: o melhor caminho para promover o desenvolvimento dos colaboradores
“É um processo muito útil para o nosso crescimento. Com os feedbacks podemos identificar onde precisamos nos desenvolver e onde estamos acertando. Esse retorno é feito com bastante cuidado nas palavras, o que me deixa à vontade para me expressar também”, conta Elves Silva, responsável pelos vídeos de conteúdos publicitários.
Desenvolver estratégias para acompanhar o desempenho, oferecer apoio, feedbacks contínuos e construir relacionamentos de confiança com cada um dos membros é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Com o objetivo de continuar sendo um jornal pioneiro e inovador no Brasil, a Gazeta do Povo trabalha incansavelmente para adotar uma prática de feedbacks cada vez mais assertiva, eficaz e que promova o desenvolvimento entre todos os seus colaboradores.