Empresa centenária e um dos maiores jornais do Brasil, a Gazeta do Povo executou em 2017 o projeto de ser um veículo de comunicação 100% digital.
Seguindo a tendência do consumidor moderno, a Gazeta passou a operar no meio online de forma integral para entregar aos seus leitores matérias mais aprofundadas e mais rápidas, para acompanhar a velocidade em que as coisas acontecem atualmente.
Para seguir nesse caminho de maneira inovadora, o jornal conta com profissionais que se identificam com os princípios de sua cultura: um negócio de sucesso é composto por pessoas capacitadas e engajadas no que fazem. “Quem deseja entrar na Gazeta deve acreditar nas pessoas, esperar o melhor delas e querer aprender sempre. Somos uma empresa transparente, democrática, as metas e resultados são compartilhados e muitas vezes todo mundo participa das decisões a serem tomadas”, afirma Pâmela Marin, gerente de pessoas e cultura.
Cultura organizacional e propósito que movem a Gazeta
Para compor o melhor quadro de colaboradores, a Gazeta, desde as entrevistas, visa identificar as pessoas que compartilham de seu propósito: estimular em cada um o desejo de ser melhor todos os dias e de contribuir com o bem da sociedade. No dia a dia, os colaboradores podem se nortear em suas atuações nos três pilares da cultura: a liberdade, a confiança e a alegria.
Elves Silva, responsável pelos vídeos de conteúdos publicitários, reforça: “aqui buscamos ser melhores a cada dia e não ficamos estagnados. Tenho os mesmos valores da empresa, como o respeito ao próximo, empatia, resiliência e busca por conhecimento. Essas diretrizes sempre são transmitidas em ações de feedback como o GDC e o Fale Francamente, pelas atitudes do gestor com a sua equipe e nas ações de comunicação interna”.
Convicções que se assemelham
Os profissionais da Gazeta devem ser, antes de tudo, apaixonados por comunicação, e sempre focam na excelência de suas atividades. Para isso, contam com um ambiente de alta performance.
A controladora do Projeto Lidera, Fabiana Mendes, conta que: “a cultura é transmitida diariamente pelos gestores na comunicação aberta e na autonomia confiada. São realizados envios diário dos indicativos de resultados e do que está sendo feito na empresa. O que mais me identifico é com o modelo de gestão direta, onde estamos sempre alinhados à liberdade de expressão, autonomia e confiança nas pessoas, sempre dispostos a ajudar, aprender e com alegria ao comunicar”.
Em 104 anos de existência, a Gazeta do Povo construiu diversas políticas específicas que visam a proteção, o desenvolvimento, a garantia de direitos e a meritocracia de todos os que fazem parte de sua história. Afinal, uma grande empresa é composta por grandes profissionais, que são moldados por empresas sérias e responsáveis no que fazem.
Ambiente colaborativo
Para que tudo funcione corretamente, contar com o coletivo é imprescindível e ele funciona somente se as peças individuais forem devidamente respeitadas. Profissionais com liberdade e respeitados, que têm a habilidade da empatia, constroem o ambiente colaborativo da Gazeta do Povo.
“Algumas das coisas que mais gosto em trabalhar na Gazeta são a facilidade de comunicação com os líderes, a preocupação deles em deixar todos os colaboradores sempre cientes das ações da empresa, a liberdade de expressão que tenho para propor soluções e ideias, além de flexibilidade, dinamismo e proatividade para fazer mais do que está no meu escopo de trabalho”, revela Kamila Bontorin, designer sênior da equipe de publicidade.
Identificou-se com a cultura e valores da Gazeta do Povo? Venha trabalhar aqui! Clique e conheça todas as vagas!