A forma como consumimos conteúdo mudou muito nos últimos anos, o que levou alguns analistas a preverem o fim do jornalismo convencional. Mas eles não imaginaram que os veículos não só se adaptariam às novas realidades, como seriam fundamentais em tempos como os nossos. Primeiro jornal a se tornar digital, a Gazeta do Povo é prova disso.
Com uma trajetória marcada pela inovação, o jornal foi pioneiro na transformação provocada pela internet nos hábitos de seus leitores, adotando formato 100% digital em 2017. Hoje, a Gazeta é o 4° veículo noticioso mais lido do Brasil. Sua visão vanguardista contribuiu para o crescimento expressivo da audiência.
São dois milhões de visitantes únicos mensais somente na Grande Curitiba, o que representa 75% da população com mais de 18 anos. Embora seja um jornal do Paraná, onde tem grande relevância, a Gazeta do Povo conquistou também o público nacional, que atualmente representa 80% de sua audiência.
Ao se tornar o primeiro jornal a adotar o formato 100% digital, a Gazeta do Povo reafirmou o compromisso com a inovação. A mudança estratégica não foi apenas uma resposta às tendências tecnológicas, mas uma declaração sobre o futuro do jornalismo.
“Eu tenho uma lembrança muito afetiva da Gazeta com o meu vô. Nos domingos pela manhã íamos na banquinha e eu gostava de ir junto porque ele comprava o jornal e com o troco eu podia comprar bala. Meu vô lia a Gazeta inteira e enquanto ele não lesse tudo nós não podíamos pegar no jornal porque ele falava assim: ‘vocês bagunçam todos os meus cadernos porque um quer ver horóscopo, o outro quer ver a novela, o outro quer ver as fofocas e a outra quer fazer palavra cruzada e o outro quer ver o esporte’, então era muito engraçado”, relembra os velhos tempos a key account manager, Alessandra Alberti Segundo.
Construa sua carreira em um ambiente que valoriza a tradição jornalística e abraça as inovações do presente. Confira nossas vagas e faça parte da nossa história!
A transição para o meio digital não se limitou à diferença de formato na entrega das notícias. Ela também representou uma mudança na maneira como a Gazeta do Povo interage com seu público. Não à toa é o jornal com maior número de seguidores no YouTube.
A meta de se conectar cada vez mais com seus leitores, independentemente das fronteiras geográficas, levou a Gazeta do Povo a adotar critérios internos que refletem as mudanças da sociedade.
Além de garantir a equidade de gênero em seu quadro de funcionários, o jornal tem investido na transformação cultural com objetivo de atrair talentos múltiplos. O veículo reconhece que uma redação diversificada é essencial para contar histórias autênticas e abrangentes.
Ao oferecer oportunidades iguais para profissionais de diversas origens e perspectivas, o jornal quer enriquecer seu ambiente de trabalho e, consequentemente, suas reportagens. Diferentes experiências de vida e visões de mundo contribuem para um jornalismo capaz de capturar as complexidades de uma sociedade multifacetada.
“Quando as pessoas me perguntam onde eu trabalho, sinto orgulho de falar que é na Gazeta. Mesmo que não me perguntem, eu faço questão de falar porque sinto satisfação de fazer parte e estar no processo de um jornal centenário que virou digital. Isso é fantástico”, revela Alessandra.
A história e a evolução da Gazeta do Povo representam a evolução do jornalismo e da busca por inovação, qualidade e inclusão. Seu pioneirismo ao adotar o formato digital solidifica sua posição como um líder no cenário jornalístico e inspira profissionais a se unirem a sua jornada.
“A gente leva a informação e assim conseguimos educar e informar as pessoas. Não por direcionamento político ou partidário, mas porque cavamos fundo para dar a notícia, apuramos muito a veracidade, trazemos fatos e argumentos para que a sociedade consuma da forma mais clara e honesta possível”, complementa Alessandra Alberti.
A missão da Gazeta do Povo, desde a fundação em 1919, é de defender os interesses gerais da sociedade, comprometendo-se a um jornalismo imparcial e ‘livre de melindres pessoais’. Em suas primeiras páginas, os fundadores estabeleceram um padrão de rigor na investigação dos fatos e na apresentação objetiva dos acontecimentos, permitindo que os cidadãos ficassem cientes dos conflitos e realidades da época.
Esse DNA editorial permaneceu intacto ao longo dos anos.
Agora que você já sabe por que a Gazeta do Povo constantemente inova e comunica de um jeito que transforma, conheça as vagas abertas e trabalhe com a gente!