O Instituto GRPCOM teve sua origem no contexto da Gazeta do Povo, um dos principais jornais do Brasil, e é parte de uma iniciativa de responsabilidade social corporativa do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), maior grupo de comunicação do Paraná.
O GRPCOM tem um forte compromisso com a comunidade em que atua, reconhecendo seu papel como agente de transformação social. Consciente do impacto positivo que a mídia pode ter além do seu papel tradicional de informar, o grupo decidiu expandir suas atividades para além do jornalismo e criar projetos sociais que pudessem contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
Foi dentro desse contexto que o Instituto GRPCOM foi criado. Seu surgimento representa uma extensão natural do compromisso social do grupo, visando utilizar seus recursos e influência para causar um impacto positivo tangível nas áreas de Educação e do Terceiro Setor.
“Faz diferença estar inserido na Gazeta do Povo, que se preocupa em ajudar e a desenvolver a comunidade que estamos inseridos. Tenho muito orgulho de trabalhar em uma empresa que olha para o lado. A transformação social só depende da gente e sentir essa energia é gratificante”, revela Luciana Souto, técnica administrativa.
O Instituto GRPCOM desenvolve diversos projetos e iniciativas sociais voltados para causas sociais do Terceiro Setor e da Educação. O Ler e Pensar, projeto em parceria com a Gazeta do Povo, promove a cidadania, incentiva a leitura, estimula o pensamento crítico e oferece formação continuada para professores da rede pública de todo o Brasil. Conheça mais sobre o projeto abaixo.
Projeto Ler e Pensar
No universo do Instituto GRPCOM, onde compromisso social e transformação comunitária se encontram, um projeto tem iluminado mentes e moldado o futuro de estudantes, professores e comunidades: o Ler e Pensar.
Com o firme propósito de promover a cidadania, a leitura e o pensamento crítico, esse projeto tem se firmado como um agente de mudança, despertando o saber e inspirando jovens a explorar horizontes até então desconhecidos.
O Ler e Pensar foi criado em 1999 e trouxe benefício a milhares de professores e estudantes que usam o jornal dentro de sala de aula. Desde 2017, o projeto é totalmente digital, bem como a Gazeta do Povo. Em 2020, ampliou seu alcance para o público nacional e está presente em mais de 800 cidades de todos os estados do Brasil - deixando de ser restrito somente ao estado do Paraná.
“É muito motivador para mim estar em uma empresa que se importa em ajudar a comunidade e não apenas o seu próprio umbigo. A taxa de desigualdade no Brasil ainda é alta e saber que a Gazeta do Povo contribui para as pessoas terem acesso à informação, à cultura e melhor qualidade de vida me deixa feliz”, conta Naflali Oliveira, gestora de tráfego.
Além de permitir a participação de qualquer professor da educação básica da rede pública de ensino, o Ler e Pensar acompanha as tendências educacionais e contribui com a criação de uma cultura educomunicacional, estimulando o uso seguro e responsável das tecnologias digitais nas escolas.
Impacto nas escolas e na comunidade
O impacto do Ler e Pensar vai muito além de sua metodologia. Ao estimular a leitura ativa, a educomunicação e a discussão de ideias, o projeto transforma salas de aula em espaços de aprendizado colaborativo e reflexão crítica.
Além disso, o impacto do Ler e Pensar se expande para a comunidade. À medida que os alunos exploram uma variedade de temas, eles também se tornam agentes de disseminação do conhecimento, compartilhando insights com suas famílias e amigos.
Trabalhe em uma empresa que muda vidas e comunica de um jeito que transforma
À medida que o Ler e Pensar expande sua influência, a visão do Instituto GRPCOM de criar uma sociedade mais cidadã, informada e envolvida ganha vida. Mas não é apenas através desse projeto que a Gazeta do Povo contribui para essa transformação. Outra iniciativa é o blog “Causas que transformam”, que divulga o trabalho das ONGs do Programa Impulso, projeto do Instituto GRPCOM.
“A gente promove muitas publicações gratuitas de ONGs que precisam divulgar alguma coisa, então dessas instituições geralmente são permitidas veiculações gratuitas, sem cobrança, para que elas consigam fazer divulgações de suas ações e projetos. Outras medidas não listadas como ações de responsabilidade social, mas com impacto gigantesco: toda matéria que a redação da Gazeta faz defendendo um bairro, uma personalidade ou uma ação do poder público para que a vida das pessoas melhore, é uma ação social”, relembra Fabiana Mendes, controller do Projeto Lidera.
É muito mais recompensador trabalhar em uma empresa que impacta positivamente a sociedade, não é mesmo? Quer ser parte dessa mudança social na Gazeta do Povo? Conheça todas as vagas abertas aqui.