A atenção aos desejos e preferências dos clientes, somada ao talento dos arquitetos, é o que permite projetos singulares, como o apartamento VK| Foto: Divulgação
  • Por Melão Arquitetos
  • 08/10/2021 11:44
Ouça este conteúdo

As cores estão presentes em todo lugar: na natureza, nas artes, em cada produto que usamos no dia a dia. Em vista disso, o uso das cores na arquitetura também é indispensável para criar ambientes agradáveis e funcionais, bem como para despertar as sensações pretendidas pelos projetos. O talento para escolher e mesclar as cores segundo as demandas de cada trabalho é um dos mais importantes para os arquitetos.

Nesta área, uma das principais funções das cores é despertar sensações.

Cada pessoa possui uma bagagem emocional e uma história — com cores favoritas ou que não agradam —, mas também há reflexos naturais relacionados às cores.

Estes devem ser levados em conta principalmente em projetos para espaços públicos: cores que acalmam são mais indicadas em espaços de saúde e tons vibrantes estimulam em locais voltados ao público infantil, além de cores que remetem à fome, à sofisticação, entre outros conceitos.

Claro que estes "valores universais" sempre podem ser subvertidos, se esta for a proposta do espaço.

Esses conceitos também são mais flexíveis em projetos residenciais, mais sujeitos às preferências pessoais dos clientes. Uma pessoa pode desejar que seu home office tenha cores vibrantes para lhe estimular, enquanto outra pode preferir tons mais sóbrios, para um ambiente mais calmo, apenas para dar um exemplo.

Inspire-se com os projetos da Melão Arquitetos

As cores também podem ser usadas para contar histórias e transmitir conceitos, como no L'Épice Bistrô, projetado pela Melão Arquitetos. | Foto: Divulgação

Cores, luzes e texturas que ajudam a contar histórias

Para entender melhor como o uso das cores na arquitetura funciona na prática, conversamos com o time da Melão Arquitetos.

Eles explicam que as cores se unem às texturas, luzes e aos materiais utilizados em um projeto para transmitir as sensações e expressar as funções de um determinado espaço.

Em vista disso, é importante equilibrar todos os elementos para chegar ao resultado desejado, levando em conta os conceitos citados anteriormente e as preferências dos clientes.

Além disso, em espaços comerciais, é indispensável levar em conta a paleta de cores da marca: o uso desses tons em diferentes elementos do projeto contribui para a relação da marca com seus clientes.

Um bom exemplo disso é a academia de parkour Ponto B, um projeto da Melão Arquitetos — que usa o vermelho característico da empresa na medida certa em vários pontos do espaço.

O time da Melão Arquitetos também fez um uso das cores muito criativo no projeto do L'Épice Bistrô: os diferentes tons foram utilizados para dividir os espaços e também para contar uma história, materializando o conceito de mesclar todos os ambientes encontrados em uma única cidade — urbano, rural, floresta e praia.

Em projetos de arquitetura comercial, é indispensável respeitar a paleta de cores da marca ou trabalhar com cores que correspondam a ela. | Foto: Divulgação

Para conferir mais sobre esses e outros projetos, que demonstram grande criatividade no uso das cores na arquitetura, você pode acessar o brand channel da Melão Arquitetos ou o site do escritório. Também é possível entrar em contato com a equipe para conversar sobre o seu projeto.

Mande um salve para o time da Melão Arquitetos

​​Apoiadores:

Móveis Farlamérica

R Principal 520, Colônia Rebouças, Campo Largo
(41) 3649-2200 | (41) 3649-1109
contato@moveisfarlamerica.com.br
www.moveisfarlamerica.com.br

Liga Iluminação

Rua Jacarezinho, 553 . Mercês . Curitiba
(41) 3206-0093 | (41) 99242-2097
vendas@ligaltda.com.br
www.ligaltda.com.br/

City Gran Marmoraria

Av. Vereador Toaldo Túlio 2587, São Braz, Curitiba(41) 3372-7169 | (41) 3273-3128 | (41) 98485-0226
www.instagram.com/citygrann

Arte Chapo Pinturas

(41) 99876-0423
www.facebook.com/Arte-Chapo-287182788635926