A empresa dedica esforços significativos para transmitir a paixão por servir aos seus colaboradores e clientes
A empresa dedica esforços significativos para transmitir a paixão por servir aos seus colaboradores e clientes| Foto: Divulgação
  • Por Menu Restaurantes Corporativos
  • 11/10/2024 20:50

A cultura é um dos aspectos mais fundamentais de qualquer empresa, refletindo o conjunto de valores, crenças e práticas que orientam o comportamento de todos os membros. Ela funciona como o DNA da empresa, moldando como os colaboradores interagem entre si e com o ambiente externo.

Sendo assim, a importância da cultura organizacional não pode ser subestimada, pois ela influencia diretamente a eficiência e o sucesso da empresa, visto que cria um senso de identidade e coesão entre os colaboradores. 

Quando os valores e as expectativas são claros, os funcionários se sentem mais alinhados com os objetivos da empresa e mais motivados. Essa sintonia não só melhora o engajamento, mas também aumenta a satisfação e a retenção de talentos, já que os colaboradores tendem a se sentir mais realizados em ambientes onde seus próprios valores estão em harmonia com os propósitos da empresa.

Pensando nisso, a MENU Restaurantes Corporativos desenvolveu uma forte cultura de paixão por servir com um propósito batizado como JEITO MENU DE SER, uma verdadeira trilha de sucesso que faz da MENU uma referência no setor.

O que é a cultura de PAIXÃO POR SERVIR da MENU?

O principal diferencial da MENU está em sua cultura, cultivada nas pessoas que compõem a equipe. A empresa dedica esforços significativos para transmitir a PAIXÃO POR SERVIR aos seus colaboradores.

O CEO da MENU Restaurantes Corporativos, Flávio Charles, ressalta o propósito. “O foco não está apenas em fornecer alimentação, mas em oferecer uma experiência memorável no contexto de restaurantes corporativos. São mais de 25 anos construindo um legado que comprova que a cultura da MENU está cada vez mais fortalecida e estruturada no JEITO MENU DE SER”, afirmou.

O que é o JEITO MENU DE SER?

O JEITO MENU DE SER da empresa abrange três áreas principais: 

  • Compreender o negócio e o cliente
  • Conhecer suas pessoas
  • Entender como são alcançados os resultados 

O JEITO MENU DE SER é focado em compreender profundamente o negócio, permitindo otimizar processos, otimizar resultados s e aumentar a eficiência operacional. Além disso, conhecer o perfil e as preferências dos clientes possibilita a identificação de soluções que promovam o propósito da empresa, gerando satisfação e fidelização.

Para atingir os resultados esperados, a MENU aposta em alguns pontos essenciais:

  • Garantir que cada refeição seja preparada com cuidado e atenção aos detalhes. Desde o recebimento das mercadorias, seleção dos ingredientes, até o processo de cozimento e apresentação dos pratos;
  • Seguir o Manual de Boas Práticas e as Instruções de Trabalho; 
  • Monitorar as sobras e desperdícios diários;
  • Seguir as boas práticas: economia de luz, água, gás.

Com isso, a empresa está empenhada em superar expectativas, oferecendo um serviço que reflete cuidado e atenção aos detalhes. Além disso, busca uma gestão eficiente, ao reconhecer que essa gestão tem um impacto direto nos clientes, que ao contratar seus serviços, buscam uma experiência diferenciada em restaurantes corporativos.

O modelo de gestão MENU abrange o conhecimento dos processos, a compreensão das necessidades dos clientes, a gestão de pessoas e a administração dos resultados, atingindo um nível de eficácia verdadeiramente transformador.

Como a MENU dissemina sua cultura para seus colaboradores?

A empresa possui o ICM – Índice de Capacitação MENU, que inclui cursos específicos sobre o tema, além dos Diálogos de Cultura. As nutricionistas são treinadas para disseminar esses conteúdos com suas equipes. 

Adicionalmente, existe um departamento de Gente & Cultura que lidera e realiza ações presenciais para promover o Jeito MENU de Ser, abrangendo desde as áreas administrativas até as operacionais. Esses aspectos são amplamente discutidos internamente, em comitês estratégicos com a liderança, para definir as melhores formas de integrá-los ao cotidiano. 

Um exemplo prático disso é o MURAL MENU, presente nos restaurantes, que exibe a foto e o nome de toda a equipe, garantindo que não haja anonimato e demonstra o reconhecimento do cliente com a cozinheira e toda a equipe da unidade. 

Influência da cultura na experiência do cliente

É importante ressaltar a influência da cultura na experiência do cliente. Empresas com uma cultura focada no atendimento e na qualidade tendem a oferecer melhores serviços e produtos, o que se reflete diretamente na satisfação dos clientes e na construção de uma reputação positiva no mercado. 

Quando todos na organização compartilham um compromisso com a qualidade e a experiência do cliente, esses valores se traduzem em ações concretas que beneficiam tanto a empresa quanto seus clientes.

Portanto, a cultura organizacional não é apenas um conjunto de práticas internas, mas um elemento vital que impulsiona o sucesso e a satisfação dos colaboradores. Ela estabelece um padrão para o comportamento, orienta a tomada de decisões e molda a maneira como a empresa é percebida tanto interna quanto externamente. 

Por conta de sua cultura forte e excelentes práticas, a MENU Restaurantes Corporativos vem construindo uma história de sucesso há mais de 25 anos e se destacando no mercado de alimentação industrial.

Clique aqui e fale com a MENU pelo Whatsapp para conhecer a melhor experiência em restaurantes corporativos para a sua empresa!