Ter uma cozinha dos sonhos é um desejo que está na lista de prioridades dos brasileiros. Esse cômodo reúne a “alma” da casa, onde refeições, encontros e convivência acontecem. É o lugar ideal para receber a família e amigos, uma vez que agora ela está totalmente integrada ao espaço social da casa. Mas antes da reforma ou construção é preciso estar atento a alguns pontos.
Segundo o arquiteto Éden Silva, responsável pelo desenvolvimento de produtos da Mobitec Formato, tanto clientes quanto profissionais, na hora de evitar custos maiores, ficam sujeitos a erros. Nesse sentido, ter um projeto é fundamental. “Em termos financeiros, o projeto não é caro se comparado ao retrabalho e transtorno que a falta de planejamento traz, fora o estresse com a obra sem cronograma”, afirma.
Por isso, é recomendável procurar um profissional antes de tentar fazer a cozinha sozinho, com auxílio de tutoriais disponíveis na internet.
“O profissional está atualizado com as soluções técnicas e tecnológicas, dando perspectivas no uso racional desse espaço. Um projeto bem sucedido traz como resultado dinamismo de uso, aproveitamento melhor dos espaços e conforto aliado a estética. Sem mencionar que a obra terá começo, meio e fim calculados antes mesmo de iniciar”, explica Éden.
Saiba como ter o projeto ideal para sua cozinha com a Mobitec
Confira os principais erros que clientes e profissionais comentem nesse processo:
Por parte do usuário:
• Iniciar o processo comprando os eletrodomésticos antes de planejar o espaço. Uma grande parcela dos consumidores é seduzida por determinados aparelhos e depois sofre para fazer a adaptação. “Você pode escolher ou apontar os equipamentos, porém só deve realizar a compra a partir do projeto definido”, explica Éden.
• Iniciar a obra civil antes do planejamento: o projeto é fundamental, pois contém as etapas da obra e o planejamento financeiro. Caso a obra comece antes dessa etapa, haverá dificuldade e retrabalho para que o trabalho seja bem-sucedido.
• Não contratar um profissional: com a febre de realities de decoração de canais a cabo, virou moda tentar fazer reformas em casa. Mas o arquiteto alerta que é uma outra realidade, com outros materiais. “Somente assistindo ‘reality show’ de outros países com outras realidades técnicas, não há base o suficiente para iniciar o planejamento sozinho”, afirma.
Converse sobre o projeto da sua cozinha diretamente com a Mobitec!
Profissionais também cometem erros na hora de planejar a cozinha
Confira os equívocos mais comuns cometidos por quem trabalha na área:
A Mobitec é a única loja com o Dynamic Space by Blum, que permite setorizar, avaliar ergonomia, posicionamento e viver a experiência única de imersão no projeto em escala natural.
• Programa de necessidades mal elaborado: não basta perguntar ao cliente o que ele quer. Deve-se ir à casa atual observar seu cotidiano, sua cultura, acertos, erros e costumes, além de ouvir todos os membros da família. “A observação é capaz de extrair ideias, acertos culturais, mensagens ocultas que o cliente não soube verbalizar”, ensina Éden.
• Não saber cozinhar: não precisa ser um chefe de cozinha, porém nada melhor que a prática para desenvolvimento das boas ideias e argumentos na hora de planejar.
• Não se atualizar no mercado: “É importantíssimo conhecer novas tendências de cores, eletros, revestimentos, superfícies, ferragens, acessórios e costumes de cada época”, pontua Éden.
• Não ter um olhar holístico: o profissional deve estar atento a tudo. O mobiliário não só da cozinha, mas de todos os ambientes deve se comunicar harmoniosamente com a arquitetura do restante para obter uma harmonia visual.
Seja cliente ou profissional, para não errar mais no planejamento da cozinha ideal, conte com o suporte da Mobitec Formato.
Clique aqui e traga seu projeto para a Mobitec