Para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida morando em apartamentos, nada melhor do que decorar a sala com plantas. Elas embelezam, umidificam o ar e literalmente dão mais vida ao ambiente. Outro motivo para apostar nesse tipo de decoração é a diversidade. As plantas são ricas em formatos, cores e há espécies adaptáveis a qualquer tipo de espaço.
Assim, vale a pena conhecer as melhores opções para decorar sua sala e trazer a natureza para dentro de seu lar.
Como decorar sala pequena com plantas
Para cultivar plantas em salas pequenas, o mais importante é procurar as espécies que te agradam esteticamente e se enquadram nas condições do espaço. Algumas plantas necessitam de contato diário com a luz do sol, enquanto outras se adaptam bem a ambientes escuros.
Outro fator a considerar é a disposição delas. Existem plantas pendentes, em que é possível pendurar os vasos no teto ou na parede, enquanto outras podem ir em jarros no chão, na mesa de centro ou em cima de estantes ou bancadas.
A nutrição do solo também é importante. É possível comprar solos já adubados em lojas especializadas, ou então melhorar a qualidade da terra a partir da compostagem ou de outra solução natural.
A melhor maneira de decorar uma sala pequena e simples é misturar seu senso estético com as necessidades de cada espécie. Existem muitas plantas maravilhosas que se adaptam bem aos apartamentos e é sobre elas que falaremos a seguir.
5 dicas de plantas para decorar sua sala
A decoração com plantas é uma arte que mistura o gosto e a intuição do morador com a necessidade dos vegetais. As possibilidades são muitas, mas algumas espécies se destacam pela beleza e facilidade no cuidado.
Confira algumas ideias de plantas para você cultivar na sala de seu apartamento:
- Begônia Maculata
Essa curiosa planta nativa brasileira encanta a todos com suas bolinhas brancas no meio das folhas. Agregando estilo à sala, essa espécie necessita de pouca exposição ao sol (cerca de 2 horas por dia) e pode ser cultivada em cachepôs de 15cm de diâmetro. - Jiboia (Epipremnum)
As plantas desse gênero possuem formato de coração quando jovem e se adaptam bem a diversas condições. Trepadeira, você pode suspendê-la e observar a beleza de suas folhas descendo pela parede de sua sala decorada. - Cactos
Essas típicas plantas de deserto nunca saem de moda. As espécies em miniatura dão aquele charme minimalista na decoração, mas também existem plantas que passam de 1,5 metro de comprimento. Apesar de resistentes, elas precisam de bastante contato com a luz solar. - Dólar (Plectranthus nummularius)
Se você permitir, essa planta é uma daquelas que se espalha e deixa sua sala toda decorada de folhas verdes naturais. Para ela se desenvolver, meia sombra já é suficiente. Além da riqueza de sua beleza, há quem diga que essa planta atrai dinheiro. - Palmeira Ráfis
Com folhas pontudas, essa planta dará um ar rústico para sua sala. Ela se dá bem com vasos pequenos, mas se for cultivada em um grande, pode ultrapassar o tamanho de uma pessoa. A Palmeira Ráfis não necessita de cuidado direto com o sol, o que dá bastante flexibilidade na decoração para a sala.
Por que plantas fazem bem?
O fascínio que as plantas exercem sobre nós é um fenômeno chamado pela ciência de biofilia. Esse termo se refere ao amor pelas coisas vivas, o que diversos pensadores consideram como algo inato ao ser humano.
Agregar plantas ao ambiente doméstico é uma excelente ideia para quem vive em grandes cidades. Afinal, elas nos reaproximam do contato com a natureza, diminuindo o estresse, a ansiedade e despertando nosso senso de cuidado.
Fique rodeado pela natureza com a incorporadora Monarca
Se você ama a natureza e gosta de viver em uma capital, o edifício Álamo, da Incorporadora Monarca, é sua melhor morada. Com paisagismo do Benedito Abbud, esse empreendimento é projetado para que haja contato direto dos moradores com diversas espécies de plantas. Os apartamentos são bem iluminados e contam com luz solar direta, para você cultivar suas variedades escolhidas da melhor maneira possível.
Conheça o condomínio Álamo e viva em contato com a natureza.