Ambientes integrados são tendência nos projetos arquitetônicos contemporâneos. Eles surgiram como uma forma de fazer ambientes pequenos parecerem maiores, como os studios e lofts, mas o modelo foi incorporado também para construções maiores e mais sofisticadas.
Esse modelo funciona muito bem tanto para ambientes grandes quanto para lugares pequenos, em ambos os casos ele traz funcionalidades incríveis para a casa ou apartamento.
No caso de um local grande, por exemplo, a integração dos ambientes traz aconchego, melhor circulação e dá unidade ao espaço. Essa continuidade traz flexibilidade e abre diversas possibilidades de decoração e planejamento de cada ambiente, assim como aumenta a incidência de luz natural.
O conceito do ambiente integrado é a junção de cômodos e o desapego às paredes e divisórias. Normalmente, integra-se a sala de estar à cozinha ou à sala de jantar, ou mesmo os três espaços, transformando-o em um único espaço multifuncional.
Existem algumas formas distintas de decorar seu espaço integrado e tudo vai depender de qual impressão você quer passar para quem entra na sua casa. Por isso, trouxemos oito dicas para te ajudar nessa tarefa.
- Visite apartamentos decorados
Esse é o primeiro passo para entender seu gosto e ver também o que não faz sentido para você. Visite apartamentos decorados com espaços integrados para entender qual estilo você gostaria de seguir.
Será que seu estilo é mais rústico com muita madeira e cores terrosas? Ou será que se identifica mais com algo mais clean, claro e minimalista? Cores e elementos mais divertidos podem construir uma bela casa, mas elementos escuros e sofisticados também compõem um ambiente e tanto.
Se tiver a oportunidade, visite lares decorados, faça perguntas e anotações. - Tenha elementos que demonstrem continuidade
O ideal é que você determine um elemento em comum e que converse com todos os ambientes. Pode ser uma cor que seja a base de todos os espaços ou a utilização do mesmo tipo de piso. Tudo isso cria uma identidade que faz sentido na decoração, além de tornar o ambiente visivelmente maior e mais coeso. - Divisões sem parede
Outra forma de decoração pode ser delimitando de forma sutil cada ambiente. Isso pode ser feito com a ajuda de móveis, objetos, vasos de planta, tapetes ou mesmo com uma mudança no estilo de piso.
Essa delimitação garante uma funcionalidade muito boa para o ambiente, de forma que, apesar de ser um cômodo só, é possível ver seus limites. Cuidado: posicione os objetos em locais que não são de passagem, é importante manter o fluxo. - Iluminação
Sabemos que a iluminação pode dar outra cara para o espaço, porque os diferentes tipos de luzes produzem sensações diferentes. As amarelas trazem intimidade e deixam o local aconchegante; as brancas são mais claras, trazendo um ar mais frio. Delimite os ambientes com iluminação e lustres.
Na sala de estar, pode-se usar os spots mais amarelados para trazer conforto; na sala de jantar aposte em um lustre de impacto em cima da mesa das refeições, conferindo sofisticação ao local. Na cozinha, aposte em uma luz mais branca e lustres discretos que combinem entre si. - Entrada
Geralmente, em casas integradas não há um hall de entrada. Pode ser interessante criar uma delimitação (mesmo que subjetiva) para a entrada, principalmente se o apartamento possuir um elevador privativo. Dessa forma, os convidados se deparam com um ambiente de transição e não “caem de paraquedas” dentro da casa. - Ambiente de transição
Assim como o hall de entrada, o corredor que liga as áreas comuns com os espaços privados, como quartos, pode ser utilizado como uma pequena galeria de arte. Isso dá personalidade para um ambiente que ficaria esquecido e não tem muita utilização prática. - Obras de arte e objetos
Outra forma de delimitar o espaço é utilizando tipos distintos de obras de arte e objetos. Na sala de estar use quadros mais alegres; na sala de jantar, coloque algo mais neutro e sóbrio.
Os espelhos também são ótimos objetos de decoração. Além de ornarem com tudo (a depender de seu formato e dimensões), são excelentes para trazer o ar de amplitude e claridade. - Plantas inteligentes facilitam a decoração
Outro ponto superimportante é a planta do apartamento. Algumas plantas integradas são pensadas de forma inteligente, que facilita a fluidez e a delimitação na hora de decorar. Informe-se sobre isso antes de adquirir seu imóvel e dê prioridade para projetos que otimizem a experiência do morador.
A Monarca constrói com o objetivo de proporcionar sofisticação, facilidade e conforto para as famílias, criando edifícios e projetos modernos e inteligentes. A empresa tem profissionais envolvidos na idealização e construção dos prédios, planejando e executando os melhores sonhos em forma de lares.
A Monarca busca os locais ideais para moradia e aposta em locais seguros, mas com a melhor vizinhança e opções de lazer. Conheça os projetos de apartamentos integrados da empresa que possuem fachadas contemporâneas e elegantes e um interior agradável. Visite um dos apartamentos decorados e inspire-se!