Morar em áreas planejadas, funcionais e rodeadas pela natureza é um privilégio proporcionado pelo paisagismo. Esse campo de estudos visa melhorar a qualidade de vida e é um dos principais aspectos a serem considerados no projeto de condomínios.
Em conjunto com a arquitetura e jardinagem, o paisagismo é capaz de criar verdadeiros oásis urbanos. Assim, morar em empreendimentos que investem nesses conhecimentos pode ser um fator determinante para o seu bem-estar.
O que é paisagismo e sua relação com arquitetura
O conceito de paisagismo pode ser compreendido como a ação de organizar o espaço de acordo com critérios estéticos e sustentáveis. Dessa forma, esse campo de estudo busca planejar, criar e gerir paisagens para que os ambientes sejam agradáveis, ecologicamente responsáveis e atendam às demandas de ocupação do espaço.
A arte de planejar paisagens tem relação direta com a arquitetura. Enquanto o arquiteto se preocupa com as edificações, o paisagista se preocupa com o entorno. Na construção civil, os campos se integram para criar ambientes funcionais e sustentáveis.
Quando falamos de cidades, o grande exemplo de sucesso em relação à arquitetura paisagística é Curitiba. Trazendo o verde como parte do seu projeto de expansão urbano, o município criou ao longo da segunda metade do século XX grandes símbolos que servem de inspiração, como o Jardim Botânico e o Parque Barigui.
Uma das grandes preocupações do paisagismo é a preservação da biodiversidade, questão relacionada diretamente com a biofilia, compreendida como o amor pelas coisas vivas. Esse conceito demonstra que o contato com a natureza é uma necessidade humana e que impacta diretamente no bem-estar emocional.
Benefícios do paisagismo para quem mora em condomínio
Planejar paisagens é fundamental para o bom uso do espaço urbano. No entanto, o que significa o paisagismo para moradores de prédios e condomínios?
No contexto da habitação, é trazer o campo de estudo para o microambiente da moradia. Aqui, a jardinagem ganha bastante relevância, mantendo o cuidado com as plantas para que elas satisfaçam inúmeros propósitos.
Um dos maiores benefícios gerados pela aplicação desses conhecimentos é a purificação do ar. Com o uso das plantas certas, o ambiente fica com menos impurezas, aumentando a qualidade de vida. Outra grande vantagem é o isolamento acústico e conforto térmico. Uma paisagem planejada é capaz de refrescar as pessoas no calor e deixar o espaço mais silencioso.
O principal benefício do paisagismo é gerar uma maior conexão com a natureza. Estar em contato com árvores e flores relaxa, alivia o estresse e fortalece nosso contato interior. O paisagismo simples, portanto, promove satisfação aos condôminos. O resultado é a melhor convivência e uma rotina mais saudável e natural.
Condomínio Álamo.
O novo empreendimento da Incorporadora Monarca foi planejado para quem ama estar próximo da natureza. O condomínio Álamo carrega esse princípio no próprio nome, que remete à árvore Populus nigra, popularmente chamada de álamo. Essa espécie forma verdadeiros corredores naturais e é um dos principais elementos paisagísticos do empreendimento.
O projeto foi desenhado por Benedito Abbud, um dos maiores paisagistas do Brasil. Inspirado nos cinco sentidos humanos, ele utiliza ipês, jasmins, mangueiras, esculturas, lareiras e diversos outros elementos para você viver rodeado de beleza.
Localizado em uma área arborizada do Bigorrilho, o condomínio proporciona contato direto com a natureza, dentro e fora de sua morada.