Tão comuns no dia a dia, os guarda-corpos estão sempre ali, instalados em escadas, sacadas, terraços e varandas, impedindo possíveis quedas. Felizmente, apesar da obrigatoriedade da instalação em certas obras, é possível projetar um guarda-corpo de vidro com muita segurança que imprime charme, sofisticação e beleza ao ambiente.
A Montrelux, empresa presente no ramo vidreiro desde 2010, já executou mais de 1000 projetos em oito estados brasileiros. Dentre os serviços prestados, oferece guarda-corpos elegantes e seguros, optando pela maior peça de vidro possível a fim de garantir visual e acabamento impecáveis.
Neste aspecto, o objetivo da empresa é entregar um produto final que revela o carinho que ela tem com seus clientes. Longe de apenas protocolar a entrega, a Montrelux entende que os vidros fazem parte da vida das pessoas e que a qualidade e a segurança são requisitos essenciais na contratação de um serviço.
Segurança e qualidade: destaques da Montrelux
A Montrelux preza muito pela experiência do cliente na hora de adquirir seus produtos, assim como o esforço coletivo em atender as exigências, por mais desafiadoras que possam parecer no início.
Juliano Deconti, diretor da empresa, conta que o maior produto já entregue pela Montrelux foi para o cliente TopShopping, em Nova Iguaçu (RJ). Ao todo, foram mais de 300m de guarda-corpos instalados em todos os andares e escadas do shopping, com partes curvas e retas.
Ele relembra ainda que, na época da entrega, houve um evento no térreo do shopping e mais de 100 pessoas ficaram apoiadas nos guarda-corpos dos andares superiores para observar.
“É aí que você entende a responsabilidade que devemos ter pelo produto. Por isso, não abrimos mão da segurança”, afirma. Para atingi-la, optam sempre pelo vidro de segurança duplo laminado-temperado, com 16 ou 20 milímetros de espessura cada.
Porque laminado-temperado?
O laminado é um vidro de segurança, pois ele possui uma película entre as duas (ou mais) lâminas de vidro, aumentando a segurança e a durabilidade do material. É excelente para guarda-corpos porque, mesmo em caso de quebra, resiste e garante que o corpo não passe por ele.
Também existem duas nomenclaturas para a película entre as camadas de laminado: a PVB (película de polivinil butiral) e o SentryGlas. Ambas são unidas por um processo de pressão e calor e são seguras e eficazes.
Sistemas de fixação: a elegância do inox
De modo geral, existem quatro sistemas de fixação de guarda-corpos usados pela Montrelux: torre-pinça, botton e perfis de embutir e de sobrepor.
No sistema de torre-pinça, há uma torre de inox, que serve de encaixe para o vidro. Já no sistema de bottons, há botões, também de inox, fixados na lateral da alvenaria. O vidro, por sua vez, é parafusado nessa lateral com quatro ou seis botões, atestando máxima segurança.
O sistema de perfis embutidos, como o nome sugere, refere-se aos perfis que são embutidos na alvenaria e, por isso, o vidro é encaixado e não se vê sua fixação. Esse modelo é visto com frequência em shoppings (Pátio Batel e Jockey Plaza, em Curitiba (PR) e TopShopping, em Nova Iguaçu (RJ)).
Por fim, o sistema de perfil de sobrepor aparente é bastante similar ao anterior. A única diferença é que o perfil fica visível por toda a extensão do guarda-corpo.
Os guarda-corpos da Montrelux instalados no TopShopping foram aprovados pelos testes de resistência da Falcão Bauer, que realiza inspeções, consultorias, ensaios e desenvolve pesquisas especiais para o controle da qualidade do produto.
Então, se você está pensando em colocar guarda-corpos no seu projeto, clique aqui e conheça o portfólio da Montrelux.