A Mozzarellart utiliza a forma legítima de produzir a Burrata tipicamente italiana.
A Mozzarellart utiliza a forma legítima de produzir a Burrata tipicamente italiana.| Foto: Divulgação
  • Por Mozzarellart
  • 10/12/2020 16:02

É da região de Puglia - ou “salto da bota”, em referência ao formato do mapa da Itália, que vem uma das principais iguarias em termos de queijos frescos italianos: a Burrata. De forma bem simples, ela pode ser traduzida como uma bolsa deMozzarella recheada com fios de queijo misturados ao creme de leite (Stracciatella). Mas só quem prova sabe que é mais do que isso.

Com sabor bastante suave, a Burrata oferece um jogo de texturas que surpreende, afinal, oferece uma parte mais “elástica” da bolsa de Mozzarella em contraste à cremosidade de seu interior. Acredita-se que o produto tenha surgido para aproveitar os restos de Mozzarella, na comuna de Andria. Quem conta é a sócia proprietária da Mozzarellart, Renata Bueno, que adquiriu esses ensinamentos pela sua tragetória na Itália, quando foi deputada, e por meio do marido italiano, o empresário Angelo Martiriggiano. Segundo ela, os queijeiros colocavam os fios de queijos junto ao creme e recheavam a bolsinha de Mozzarella.

O fato é que o frescor que envolve o sabor do produto criou também ampla ligação com o paladar brasileiro. Em dias quentes, por exemplo, a Burrata torna-se uma excelente opção, pois além de leveza traz a ideia de sofisticação. Mas é durante as festividades que esse tipo de queijo pode ganhar destaque. Seja no Natal ou no Ano Novo, a ceia pode contar com antepastos que certamente vão surpreender.

A opção mais comum é servi-la com molho pesto e tomates confitados assados e regados com um bom azeite de oliva e castanhas do pará. Outra ideia bastante usual é misturar o requinte da Burrata aos sabores do carpaccio, seja ele de atum, abobrinha ou tomate. Ainda na entrada, o produto pode aparecer à milanesa ou em um involtini de abobrinha.

Além do antepasto

Sebastião César Pereira, um dos proprietários do Porcini Trattoria, em Curitiba, conta que, na casa, a Burrata tradicional é servida em sua forma natural, com presunto Parma e molho pesto. Também há outro prato, um ravióli recheado com Burrata e limão siciliano. Já nos meses de outubro, a Burrata tartufada é a opção indicada para aproveitar o requinte da trufa, que é um produto sazonal.

Outras dicas de uso da Burrata dadas por Pereira (mas que não estão no menu regular do Porcini), são utilizá-la em pratos como espaguete com ervas (com o queijo colocado no momento de servir) e bruschetta. “Na pizza ela vai bem também, mas colocada nos minutos finais de forno”, orienta Pereira. A propósito, na Puglia, os italianos degustam a Burrata ao natural com a tradicional torrada friselle.

Pereira conclui que, se servida como antepasto, a Burrata harmoniza bem com um vinho branco, já que a acidez da bebida contrasta com a gordura da Burrata. Mas se a opção de prato incluir uma massa com tomate, a escolha ideal é um bom vinho tinto.

Uma sugestão da Bruna Bittencourt, do Instagram @nacozinhadabruninha, é utilizar a iguaria como finalização de uma boa massa artesanal italiana, com tomates e manjericão. A receita completa Burrata com massa sugerida está disponível no perfil do Instagram da marca.

Burrata com massa italiana, tomates e manjericão.
Burrata com massa italiana, tomates e manjericão.| Divulgação

Outra sugestão da influencer ainda, é servir a Burrata numa tábua com figos envoltos em presunto cru, Focaccia e brotos de rúcula. A receita ainda conta com balsâmico cremoso, Grissini e patê de Ricotta.

Burrata com figos, focaccia e brotos de rúcula. Link para a receita: https://www.instagram.com/tv/CBVzFvCn8vD/
Burrata com figos, focaccia e brotos de rúcula. Link para a receita: https://www.instagram.com/tv/CBVzFvCn8vD/| Divulgação

Mas as possibilidades de combinação da Burrata são tantas que ela pode ser servida até mesmo como sobremesa. A Mozzarellart, por exemplo, está oferecendo para as celebrações de final de ano a Burrata com recheio de doce de leite com damasco e nozes, a novidadade da casa remete ao famoso gosto brasileiro de consumir queijo com doce de leite.

A empresa, que é especializada na produção das receitas mais tradicionais de queijos italianos, utiliza para a preparação da Burrata 100% de leite de vaca fresco, o que é considerada a forma legítima para se fazer queijos artesanais. Em ocasiões especiais ou por encomenda, a Mozzarellart ainda faz Burratas especiais. Para o Natal, a casa também está oferecendo a Burrata Defumada, uma versão ainda mais especial para os preparos com saladas e tábuas de frios. E se você tem família grande, ainda pode encomendar as Burratas com 600 g ou 1 kg, com um dia de antecedência. À pronta entrega no balcão ou delivery, sempre há os queijos de 200g e 300g.

Além das opções de Burratas especiais, a Mozzarellart oferece outras nova versões diferentes de queijos artesanais para o final de ano: o Boconccini de presunto cozido, uma pequena bola de Mozzarella recheada com presunto, a Ricotta ao forno com alecrim e ervas finas e a Manta da Mozzarella, que nada mais é que a Mozzarela esticada em formato de folha, para preparos recheados "estilo rocambole".

Quanto aos presentes de Natal, inclusive, a marca aposta na Mozzabox: uma caixa personalizada para presente, que você pode adicionar, além da tradicional Burrata, vinhos, conservas e massas italianas.

Todos os queijos italianos, acompanhamentos, combos, massas e até mesmo vinhos de importação exclusiva podem ser adquiridos na loja virtual https://mozzarellart.lojadigitalgetnet.com.br