No friozinho típico do sul do Brasil, não há quem resista a uma bela noite de queijos e vinhos, não é verdade? Afinal, nada como encantar os amigos servindo um prato e uma bebida que, graças ao processo de fermentação muito similar que compartilham, proporcionam um encontro de sensações únicas ao paladar quando combinados da maneira certa.
A boa notícia é que a Mozzarellart, referência em produtos artesanais italianos na capital paranaense, preparou uma curadoria de opções perfeitas para quem preza pela harmonização e quer proporcionar um evento inesquecível para seus convidados.
Os vinhos da casa são importados da cantina Romaldo Greco, vinícola muito famosa que concentra sua produção na península de Salento, ao extremo sul da Itália. Todos os rótulos foram selecionados de uma forma muito especial: a degustação feita pessoalmente, direto na fonte.
Clique aqui e confira o cardápio completo na loja virtual da Mozzarellart
A equipe da Mozzarellart fez questão de percorrer as mais clássicas áreas de vinicultura do território italiano e provar os melhores produtos artesanais até encontrar os sabores, aromas e texturas que casassem melhor com o cardápio da marca.
Para te ajudar a organizar uma noite de queijos e vinhos que vai te transportar diretamente para a Itália, preparamos um guia básico de harmonização com as melhores opções tipicamente europeias disponíveis em Curitiba.
E aí? Pronto para iniciar essa viagem gastronômica?
Como harmonizar vinhos tintos e queijos
Os vinhos tintos da vinícola Romaldo Greco têm como diferencial uma gama de sabores complexos, com nuances refinadas no paladar e notas aromáticas apaixonantes.
O Versus, por exemplo, é uma experiência que traz todas as qualidades de uma série de especiarias diretamente para a sua taça. Suas camadas ganham uma elegância exótica com toques de baunilha, noz moscada e cereja preta. O sabor possui ecos picantes ao final.
O toque levemente picante casa com o sabor intenso do Caciocavallo, queijo produzido num processo complexo, que envolve descanso em salmouras e uma maturação muito criteriosa. Sua consistência mais dura também favorece a apresentação estética refinada na hora de servir.
Um pouco mais leve, a versão condimentada com pimenta calabresa do queijo Caciotta também é uma excelente pedida para quem aprecia a picância.
Esta é uma boa opção para quem deseja proporcionar uma experiência mais elegante e inovadora aos seus convidados, sem perder o charme do sabor rústico dos produtos artesanais italianos. Para acompanhar, a dica é o Elisir, da linha Cru da Romaldo Greco, o vinho é encorpado e conta com aroma frutado muito agradável.
Já para quem tem o objetivo de organizar aquele aperitivo tradicional italiano para os amigos, o caminho é o Primus, vinho da uva típica italiana primitivo, feito para ser apreciado de maneira multissensorial. Este é daqueles vinhos que aquecem o corpo. O contraste entre sabor tânico e aroma floral constrói uma textura interessante na boca, que deixa aquela vontade constante de “quero mais”.
O Primus vai bem com uma das grandes estrelas do cardápio da Mozzarellart: o Rollle di Parma, queijo fresco que é fabricado com exclusividade pela empresa no Brasil. Servido como um “rocambole”, a manta de mozzarella é recheada com presunto Parma e creme de leite com fios de queijo tipicamente italiano.
No entanto, se você busca harmonizar o Primus com um queijo curado, aposte na Scamorza. Por ser um queijo de cura curta, é delicada e suave o bastante para rechear sanduíches e cobrir pizzas.
Harmonizando vinhos brancos e rosés
Para encontros diurnos ou eventos que contemplem toda a refrescância pedida pelo verão, a Mozzarellart conta com uma carta maravilhosa de vinhos rosés e brancos.
Clique aqui e confira todos os vinhos da casa disponíveis para pedidos delivery
O Shahar é um rótulo que tem a cara do clima tropical e é estruturado para valorizar o teor alcoólico de 13%. Além disso, vai bem com outra estrela do cardápio e da gastronomia italiana: a burrata, uma bolsinha de mozzarella fresca que combina com os dias mais quentes e é feita com a receita original da Itália — o produto é uma raridade no Brasil.
Outra opção é o Primo Sale, indicado para quem quer manter um clima mais casual ou organizar uma refeição que seja servida um pouco mais cedo, como um brunch. Seu sabor e consistência são semelhantes ao do queijo minas frescal. Vai bem com ingredientes que imprimem frescor, como tomate e manjericão, por isso mesmo existem, também, as duas outras opções já condimentadas do queijo com tomate fresco e manjericão ou com rúcula e tomate seco.
O Primo Sale acompanhado de rúcula e tomate seco, inclusive, vai bem com um vinho que trará muita alegria aos entusiastas do rosé: o Duodecim, dono de uma coloração hipnotizante que vai deixar sua mesa com ainda mais elegância.
As divertidas notas de framboesa do Duodecim também podem ser valorizadas com a ajuda do queijo Nodino, umj pequeno nó da mozzarella fresca que tem uma textura fibrosa e desmancha na boca. É uma experiência deliciosa para aquele sábado à tarde ensolarado com as amigas.
Gostou das dicas? Agora, chegou o momento de organizar sua degustação caseira.
Clique aqui e faça seu pedido online na Mozzarellart.
Guia básico: como harmonizar queijos italianos e vinhos
O único lugar para comer burrata tipicamente italiana em Curitiba
Que tal experimentar sobremesas com ricota? Veja 3 receitas fáceis de fazer em casa e adoçar o dia
Da entrada à sobremesa: Burrata é opção para surpreender nas festas de final de ano