O Museu proporciona aos visitantes uma experiência imersiva em todos os aspectos que envolvem a água| Foto: Divulgação
  • Por Museu Planeta Água
  • 08/11/2022 17:46
Ouça este conteúdo

Aberto desde setembro para escolas, o Museu Planeta Água acaba de abrir para toda a população. Somente na primeira semana, bateu recorde de 10 mil inscrições para visitas.

Mais de 3.000 pessoas já visitaram o espaço, com destaque para alunos de escolas públicas e privadas de Curitiba e Região Metropolitana, além de crianças e jovens assistidos por programas sociais.

Museu abre as portas para o público geral

Agora é a vez do público em geral conferir o espaço implantado na primeira estação de tratamento de água da capital e do Paraná.

O Museu desvenda os segredos, características, aspectos científicos e interações ecológicas envolvendo a água, revelando sua importância para a manutenção da vida humana e de todas as outras formas de vida na Terra.

Foi com esse objetivo que nasceu o Museu Planeta Água, concebido há 10 anos e inaugurado em 29 de junho desse ano. Os interessados em conhecer o Planeta Água devem agendar as visitas antecipadamente por meio do site do museu

O Museu aborda a água, seus usos e funções ambientais, científicas, educacionais, históricas, sociais, tecnológicas, de abastecimento e de saúde| Foto: Divulgação

Diferenciais do Museu Planeta Água

O Museu adota uma abordagem multidisciplinar e abrangente, apresentando os mais variados aspectos relacionados à água, seus usos e funções – ambientais, científicos, educacionais, históricos, sociais, tecnológicos, de abastecimento e de saúde, o que o transforma em um ambiente de descoberta e aprendizado inovador, lúdico, interativo e sensorial, atraindo a atenção de pessoas de todas as idades.

“É incrível ver a repercussão e o envolvimento das pessoas com todo o conteúdo do museu, desde os pequeninos até os mais velhos”, diz Wil Caravanti, coordenador geral do projeto de criação e implantação do Museu.

Instigante e provocativo! É dessa forma que se apresenta o Museu Planeta Água. O tema principal já traz uma provocação que é também uma reflexão: “Porque a vida escolheu a Terra”.

A frase afirmativa também pode ser interpretada com uma pergunta, aguçando a curiosidade dos que visitam o espaço. Como legado, a proposta do Museu é proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva em todos os aspectos que envolvem a água. Como propósito, o Planeta Água traz à luz a essencialidade do elemento para a vida.

O Museu desvenda os segredos, características, aspectos científicos e interações ecológicas envolvendo a água | Foto: Divulgação

Sons, aromas, pressão, temperatura, fotografias, ilustrações, filmes, objetos que podem ser tocados e informações apresentadas de um jeito atraente, contendo as descobertas, as ameaças e os principais eventos científicos e históricos relacionados à água.

Tudo isso compõe a linha narrativa do Museu Planeta Água, gerando encantamento e despertando o interesse sobre o elemento essencial à vida, suas origens e sua presença na Terra e no Universo.

“Trouxemos muitos especialistas para tornar esse ambiente uma atração para todas as idades, mas principalmente para aqueles que serão o futuro do nosso planeta”, diz Caravanti.

Idealizadores do Museu Planeta Água

O Museu foi realizado a partir da iniciativa de uma equipe curatorial, apoiada por especialistas, entidades e patrocinadores que contribuíram para a criação e construção da instituição.

Idealizado pela Associação Brasileira do Conhecimento (EGEO) e desenvolvido pela Straub Design, o Museu foi concebido por quatro curadores que atuaram no projeto desde o início: o coordenador geral do projeto Wil Caravanti, o diretor criativo Ericson Straub, o arquiteto Aurélio Sant'Anna e a jornalista e escritora Maria Celeste Corrêa.

O Museu Planeta Água é patrocinado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), CTG Brasil e Compagas, além de contar com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e da Unesco, desde a sua concepção.

O Planeta Água também conquistou o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Instituto Fashion Revolution e The Nature Conservancy (TNC). O projeto foi realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Endereço e horários de funcionamento

  • Atendimento ao público por agendamento: Site oficial do Museu Planeta Água
  • Terça-feira a sábado, das 9h às 17h.
  • Local: Avenida Victor Ferreira do Amaral, 1760 - Tarumã, Curitiba/PR
  • Para saber mais sobre o Museu Planeta Água, acesse e acompanhe o Instagram oficial

Mais Informações

Assessoria de Imprensa
Zaira Sachetti (41) 9.8432-5250 zaira@comunicareagencia.com.br
Letícia Santos (41) 9.9776-7130 leticia@comunicareagencia.com.br