O ditado “é melhor prevenir do que remediar” faz muito sentido quando se trata da nossa saúde. Realizar check-up anual, ou seja, fazer exames para acompanhar pontos básicos da saúde, pode trazer mais qualidade de vida e longevidade.
O Dr. Marcus Todesco (CRM-PR 12553 / RQE 11430), diretor técnico da Nacional Check-up, orienta que o ideal é começar a realizar os exames anuais a partir dos 30 anos.
“Sabemos que a maioria destas condições de doença são passiveis de serem mudadas se iniciado o tratamento precocemente. Apontamos aqui quadros de obesidade e suas repercussões, diabetes, dislipidemia (colesterol) e casos oncológicos, principalmente quando temos histórico familiar”, afirma.
Quais exames são feitos no check-up anual?
Dependendo da faixa etária ou do histórico familiar, podem ser solicitados diferentes exames.
No geral, são realizados hemograma, teste de urina e fezes. A partir deles, é possível verificar se há diabetes ou alterações no nível de colesterol.
Outro aspecto importante de ser observado é a função renal, pois pode apresentar doenças silenciosas. Quando os sintomas aparecem, já existe comprometimento importante.
“Além destes, o teste de esforço, ecocardiografia, ultrassonografia de abdómen, tireoide, ecodoppler de artérias carótidas e vertebrais também são verificadas”, explica Dr. Todesco.
Há também os testes específicos relacionados a sexo e idade, como exame de próstata e imagem da avaliação urológica para os homens, enquanto para as mulheres é realizado o preventivo de colo do útero, mamografia, ecografia mamária e transvaginal.
Benefícios do check-up anual
Em muitos países, a prevenção é a linha mestre da saúde, utilizando a medicina curativa apenas quando realmente for necessária. Isso resulta em mais qualidade de vida para a população, maior longevidade e evita-se gastos com tratamentos intensivos.
“Os resultados diretos para a saúde são facilmente observados nos clientes que retornam em anos posteriores. Eles mudam práticas de atividade física, alimentação, ingestão de água, alongamentos, dieta e outros”, observa Dr. Todesco.
Ele comenta, também, que realizar este acompanhamento anual pode melhorar até mesmo a produtividade no trabalho.
“Observamos nos clientes que fazem acompanhamento conosco por anos que tem menor ausência do trabalho por estar sendo cuidado e medicado em suas necessidades”.
O médico explica que recebe muitos clientes que são diabéticos e não sabem, que tem severas e perigosas doenças cardíacas e não conectam aos sintomas.
Dessa forma, é sempre importante realizar o acompanhamento anual para entender, por exemplo, o motivo daquela dor de cabeça que aparece repentinamente ou do cansaço que costuma ter mesmo após uma boa noite de sono.
Onde fazer o check-up em Curitiba?
A Nacional Check-up tem sede em Curitiba e é especializada em Medicina Preventiva. O corpo clínico é formado por profissionais multidisciplinares altamente capacitados nas áreas de: Biomedicina, Cardiologia, Clínica Geral, Dermatologia, Fisioterapia, Ginecologia, Nutrição, Radiologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Psicologia e Urologia.
Além da bateria de exames, na Nacional Check-up você recebe uma avaliação completa da saúde, de acordo com suas características específicas e de diversos aspectos da saúde mental e físicas, nas diferentes etapas de sua vida.
Realizar os exames anuais em uma clínica especializada em medicina preventiva ajuda você a cuidar do corpo antes do aparecimento de alguma doença ou sintoma e evita idas desnecessárias à hospitais e prontos-socorros.
Você pode realizar os exames em apenas um período do dia. Ao receber os resultados, você terá uma consulta para entender os dados levantados e receber orientação de prevenção e resolução, caso apareça alguma alteração nos testes.
Clique aqui e conheça a Nacional Check-up.
Nacional Check-up
Rua Emílio de Menezes, 833, Bom Retiro, Curitiba-PR
Diretor técnico: Dr. Marcus Todesco CRM-PR 12553 / RQE 11430