O zaatar, mix de especiarias tradicional nas cozinhas síria e libanesa, é um sabor clássico da cozinha árabe. O tempero é a base de uma série de pratos, mas no Nayme Culinária Árabe, ele faz uma aparição inusitada: o zaatar é o segredo de um dos quatro novos drinks da casa.
O Orange Zaatar leva Lillet com infusão de laranja e cubos de gelo com zaatar, e é um dos coquetéis autorais da nova carta. "O zaatar acaba trazendo frescor e picância ao mesmo tempo. Ele também leva Lillet, uma bebida que estamos usando em todos os drinks novos", diz Yasmin Zippin Nasser, chef e proprietária do Nayme.
Além dele, o Apricot Lillet é montado com geleia artesanal de damasco no fundo da taça, suco de damasco, Lillet e gelo britado. O Hamra Lillet é para quem gosta de frutas vermelhas: grãos de romã e xarope da fruta são misturados ao Lillet, e refrescados por cubos de gelo com frutas vermelhas. Para paladares mais cítricos e florais, a novidade que se destaca é o Néctar de Lillet, feito com vinho branco, Lillet, xarope de romã e raspas de limão siciliano.
Releituras de clássicos
As frutas e especiarias árabes reinam também nas releituras de clássicos, em que as receitas brincam com a substituição de ingredientes. No Bellini Árabe, o suco de damasco é usado no lugar do de pêssego; no Kir Royal, o xarope de romã faz as vezes do licor de cassis; e no Mojito Árabe, Lillet com umas gotas de arak (destilado de uva com anis-estrelado) dão mais personalidade ao drink. O gin tônica e o Cosmopolitan levam xarope de romã e grãos frescos da fruta.
A sangria e o clericot, outros clássicos, são dois dos drinks mais vendidos. "Fazemos uma compota com frutas secas e especiarias: figo turco, tâmara, damasco, uvas passas, cranberry, anis, canela e cravo. Junto com o vinho, colocamos frutas frescas, gelo e essa calda. É super-refrescante, os clientes acabam comendo as frutas", conta Yasmin. Ambos os coquetéis são servidos em jarra ou taça.
Os drinks são preparados por Giulia Araújo e Rodrigo Costa, bartenders do Nayme.
Entradas e porções para acompanhar
O Nayme abre todos os dias, das 12h às 23h, e serve todo o cardápio a qualquer horário. Isso significa que os drinks podem ser experimentados durante um longo almoço no fim de semana ou em happy hour de segunda a sexta.
As entradas e pratos principais seguem as receitas da avó paterna de Yasmin, Nayme. "Usamos a mesma mistura de temperos que ela fazia na casa dela, trazidos do Líbano, e que ela triturava em um pilão manual. Para manter a qualidade, continuamos fazendo da mesma maneira, mas passamos a usar um pilão industrial", diz Yasmin.
Para acompanhar os drinks, a sugestão são porções de pastas, saladas, quibes crus (de carne ou salmão), e o pão árabe assado na hora. A Tablieh Jdeideh é uma das melhores opções para compartilhar. É composta de palitos de zaatar, molho da casa, palitos de cenoura e pepino, picles de beterraba e nabo, azeitonas libanesas temperadas, mix de castanhas, frutas secas e queijo chancliche.
Nas entradas quentes, esfihas, quibes fritos e assados, kaftas e porções de batatas fritas ou de falafel são boas pedidas. Vale experimentar também a coxinha de cordeiro, feita com massa de abóbora cabotiá e servida com geleia de damasco e pimenta.
Quem prefere uma refeição mais robusta, pode combinar uma entrada a um prato principal e pedir sugestões de drinks que combinem com cada um dos pratos. Nos principais, paleta e pernil de cordeiro, mjadra, chich barak (sopa de coalhada com massa recheada), arroz de cordeiro, fattet e ainda composições com pão árabe fresquinho, uma pasta e uma proteína ou kafta, molho e tabule.
Para pedidos via delivery, reservas e mensagens pelo WhatsApp, acesse o linktree do Nayme. Novidades e promoções, siga pelas redes sociais: Instagram e Facebook.
Serviço
Nayme Culinária Árabe
Rua Coronel Dulcídio, 572, Batel. Reservas e informações: (41) 3308-1882 e (41) 3095-1883.