É de suma importância procurar um especialista para verificar qual é a melhor opção de clareamento para seu caso.
É de suma importância procurar um especialista para verificar qual é a melhor opção de clareamento para seu caso.| Foto: ShutterStock
  • Por NKS Odontologia
  • 02/12/2019 12:00

Quando o cantor de música sertaneja, Gustavo Lima, fez um processo odontológico que chamou atenção da mídia, a internet foi a loucura. Todos queriam saber como clarear os dentes daquela forma.

O que poucos sabem é que o sertanejo não fez o tradicional clareamento para obter aquele sorriso chamativo. Na verdade, o processo realizado foi o de desgaste dentário com implantação de facetas de porcelana.

Pareceu complicado toda essa terminologia? Calma, no decorrer desse texto iremos muitos pensem que é a única solução estéticas, a verdade é que existe uma variedade de procedimentos que garantem a beleza de um sorriso.

Para explicar os procedimentos estéticos e as indicações, A NKS odontologia, se propôs a ser nossa fonte.

A seguir, serão abordadas as principais opções que transformarão seus dentes!

Algumas considerações sobre como clarear os dentes!

Antecipadamente, é importante falar os textos de sites e blogs têm a intenção de passar informações e esclarecer eventuais dúvidas, mas sem função de diagnóstico. Portanto, é preciso procurar um especialista para verificar qual é a melhor opção no seu caso.

O Dr Guilherme Nakagawa Santos, da NKS Odontologia esclarece que o fator que garante o sucesso de qualquer procedimento odontológico é a execução. Ou seja, é necessário que elas sejam realizadas por especialistas capacitados e com experiência na área.

Agora, iremos falar um pouco mais sobre os procedimentos estéticos.

Kit para clareamento em casa é uma opção para quem quer comodidade, mas exige cuidado e a instrução correta fornecida por especialista para que haja bom resultado, sem problemas de sensibilidade
Kit para clareamento em casa é uma opção para quem quer comodidade, mas exige cuidado e a instrução correta fornecida por especialista para que haja bom resultado, sem problemas de sensibilidade | ShutterStock

Clareamento

O Clareamento pode ser realizado de duas formas: no consultório, ou na casa do paciente.

O Clareamento em consultório, popularmente tratado como “clareamento a Laser” é realizado com a aplicação do gel clareador. Antigamente, era comum a utilização de um sistema de luz para acelerar o processo de clareamento. No entanto, a utilização desse sistema só diminui o tempo em 25%. Ou seja, se esse procedimento costuma durar 40 minutos, em média, num consultório, sua utilização aceleraria, em média, apenas 10 minutos.

Como a luz aumenta as chances do paciente sentir sensibilidade, esse procedimento caiu em desuso.

Agora, os odontologistas costumam aplicar o gel e esperar o dente clarear naturalmente, sem nenhuma aceleração.

Já o Clareamento caseiro, é realizado pelo próprio paciente, em casa, mas com os produtos indicados pelo odontologista. Não tem relação alguma com essas receitas da internet. Apenas um profissional pode fazer a indicação desse tratamento, pois a dosagem varia de pessoa para pessoa.

A NKS explica que os problemas com o clareamento caseiro ocorrem quando esse procedimento não é individualizado. Cada um tem uma sensibilidade e não é possível seguir o mesmo protocolo para todos os pacientes.

Mas afinal, quais as vantagens de um ou outro?

E sabe aquela velha história de que: “quem fez clareamento não pode tomar café?” Caiu por terra! A privação de café, refrigerantes e suco de uva são especificadamente para o período de tratamento. Depois, não tem o que se preocupar!

Facetas Dentárias, ou "lentes de contato", são uma opção para quem quer mais praticidade e resultados mais rápidos
Facetas Dentárias, ou "lentes de contato", são uma opção para quem quer mais praticidade e resultados mais rápidos | ShutterStock

Facetas dentárias

As Facetas Dentárias, conhecidas popularmente como “Lentes de contato” agem como uma “máscara” para seu dente. Elas são colocadas em contato direto com o dente.

Podem ser diretas ou indiretas.

As facetas dentárias indiretas são produzidas de cerâmica e exigem, obrigatoriamente, algum grau de desgaste dentário. O que foi o caso do cantor Gustavo Lima.

Primeiro ocorre o desgaste do dente e a confecção da moldagem. Depois, o odontologista encaminha para o laboratório que confecciona a faceta. O último passo é a colocação no paciente.

A durabilidade desse procedimento é elevada e também há uma estabilidade maior na cor. Mas, pode ficar extremamente artificial se o laboratório não for de alta qualidade.

Já as facetas diretas são feitas em resina. E em geral, se os dentes estão alinhados, não é necessário nenhum desgaste prévio. O único procedimento será esculpir a resina direto no dente. O que torna o procedimento muito menos invasivo, conservando a estrutura dental por mais tempo.

No entanto, é preciso realizar o repolimento, no mínimo, uma manutenção anual e pode ocorrer alteração na cor.

Todos os procedimentos citados são especialidades da NKS Odontologia, que conta com uma aparelhagem de softwares 3D, que permite peças extremamente naturais, além da alta habilidade técnica dos odontologistas.

Gostou dessas dicas? Então entre em contato com um odontologista confiável, como, os da NKS Odontologia. Dessa forma, todo o processo de aplicação das soluções estéticas da odontologia será exatamente de acordo com suas expectativas!