Ao som de samba e MPB, casarão nas Mercês oferece o melhor da comida brasileira adaptada ao paladar curitibano.
Ao som de samba e MPB, casarão nas Mercês oferece o melhor da comida brasileira adaptada ao paladar curitibano.| Foto: Divulgação
  • Por O Jardineiro
  • 11/11/2021 09:20

O casarão verde charmoso situado nas Mercês, em um dos bairros mais tradicionais e queridos de Curitiba, tem a cara e o sabor do Brasil. Situado na esquina da Avenida Manoel Ribas com a rua Padre Agostinho, O Jardineiro oferece hoje um cardápio único, com especialidades das cinco regiões do país, embaladas ao melhor do samba e da MPB, com homenagens aos principais nomes da música popular brasileira, nosso maior e mais rico produto para exportação e consumo interno.

É o resultado de uma mudança administrativa ocorrida em 2018, que deu novos rumos ao estabelecimento. A brasilidade passou a ser a característica-chave do local, transformando-o em um ponto único na cidade. Sob os olhares atentos do chef e proprietário, Marcelo Simões, o cardápio ganhou novos sabores ao pegar o que há de melhor na vasta culinária brasileira e adaptar ao paladar curitibano. Um bom exemplo desse novo momento pode ser degustado no almoço. Nada do serviço de bufê em quilo padrão, sem personalidade. De terça a sexta-feira, cada dia um prato tipicamente brasileiro, à la carte, chega à mesa dos clientes. Com duas vantagens incomparáveis para os dias atuais, que exigem qualidade e agilidade. A primeira: os pratos são entregues em até 15 minutos à mesa do cliente. Mais: vizinho ao centro da cidade, é um dos poucos restaurantes que oferece estacionamento grátis. Tudo dentro dos protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias, porque os cuidados precisam continuar sendo observados.

Esses novos temperos trouxeram também novos clientes, que mais do que boa comida, encontram no casarão uma nova experiência gastronômica, completa, que passa pelo aconchego do espaço, pela bebida, pela música e pela comida. Juntos, esses ingredientes formam um ambiente ímpar, em uma cidade conhecida em todo o país pela riqueza gastronômica e pelo paladar exigente.

Ambiente une o rústico ao contemporâneo para oferecer boa comida e aconchego, como uma casa de fazenda no coração da cidade.
Ambiente une o rústico ao contemporâneo para oferecer boa comida e aconchego, como uma casa de fazenda no coração da cidade.| Crédito: Luciano Damas

Nova administração

Embora esteja próximo ao Largo da Ordem, O Jardineiro se difere dos outros estabelecimentos típicos da localidade. Após assumir a casa, a nova administração reformulou a premissa do restaurante que deixou de servir pratos cotidianos e agora segue o conceito de uma cozinha mais afetiva, 100% brasileira, em busca de reativar nos clientes a lembrança dos sabores da infância.

Abandonando rótulos de alta e baixa gastronomia, o objetivo é desenvolver pratos que reflitam as raízes do Brasil. Simões afirma que, por meio da comida, quer trabalhar com memórias. Sejam elas antigas, ou na construção de novas boas lembranças. “Para nós, comida boa é comida gostosa, preparada com bons ingredientes, zelo e muito amor”.

A mudança conceitual, explica Simões, foi além dos pratos servidos. “Nosso foco foi transformar o local não só em um restaurante, mas em uma área de entretenimento em que a gastronomia, a mixologia [técnicas de gastronomia para o preparo de bebidas], a enologia e tantas outras culturas se encontram com a música e as artes plásticas”.

Sons do Jardim foi a maneira encontrada pela casa para homenagear estrelas da MPB enquanto oferece espaço a artistas locais e garante boa música ao público.
Sons do Jardim foi a maneira encontrada pela casa para homenagear estrelas da MPB enquanto oferece espaço a artistas locais e garante boa música ao público.| Crédito: Divulgação

Sons do Jardim

Veio da nova administração também a vontade de aliar a música ao ambiente. O projeto “Sons do Jardim” traz, toda semana, artistas da casa e convidados para homenagear grandes nomes da música popular brasileira. Deste modo, a casa apoia os artistas locais e residentes do espaço enquanto presta um tributo a lendas nacionais consagradas; Elis Regina, Jorge Benjor e Marisa Monte entre eles.

Com dois andares, o espaço passou a ser melhor aproveitado nos últimos anos. No primeiro andar e no deck recém-reformulado, ao ar livre, funcionam o restaurante. No segundo andar, há a Aliz Bar, dedicado a eventos privativos, com capacidade para até 30 pessoas.

Cientes do tempo curto de almoço dos clientes, a equipe de O Jardineiro passou por um intenso treinamento para finalizar os pratos em até 15 minutos. Dessa forma, oferece a experiência de um almoço rico em sabor e brasilidade com a tranquilidade necessária para quem, infelizmente e devido aos compromissos dos dias atuais, costuma fazer a refeição de olho no relógio.

Esse novo conceito passou também pela criação de um ambiente simultaneamente rústico e aconchegante, contemporâneo, como uma casa de fazenda no coração da cidade. O que faz com que o cliente se sinta à vontade, sem pressa para ir embora. Nos finais de semana, não são raros casais, famílias e grupos de amigos que chegam para a tradicional feijoada do almoço e só deixam o estabelecimento ao cair da tarde ou início da noite. Boa comida, bom papo e boa música nunca fizeram mal a ninguém.

Bolinho de barreado e pastel de feijoada acompanhado de pimentas e condimentos com a assinatura O Jardineiro: experiência gastronômica inesquecível.
Bolinho de barreado e pastel de feijoada acompanhado de pimentas e condimentos com a assinatura O Jardineiro: experiência gastronômica inesquecível.| Divulgação

A reinvenção é a alma do negócio

Durante a pandemia, os restaurantes tiveram de se reinventar e criar novas práticas para continuar atuantes no mercado. A troca do manjado serviço de bufê no almoço para um cardápio inovador e saboroso se deu no período de necessário isolamento social.

Para matar a saudade dos clientes já acostumados ao samba e à MPB ofertadas pela casa, e animar quem fazia pedidos pelo delivery, O Jardineiro passou a promover lives com os músicos residentes. As apresentações também foram uma maneira que a administração encontrou para remunerar os artistas em um período tão difícil para todos, sobretudo à classe artística, uma das primeiras a ver suas atividades interrompidas.

A música, aliás, é elemento essencial da casa. A Banda Nozotros, e as duplas Alex e Xapoca e Amanda e Bia, comandam os almoços e as noite de O Jardineiro. A soma de pratos brasileiríssimos adaptados ao paladar local e à música da melhor qualidade se mostrou uma das apostas mais acertadas da casa.

Carta com bebidas e drinques variados a partir de receitas criadas na casa é um dos principais atrativos de O Jardineiro.
Carta com bebidas e drinques variados a partir de receitas criadas na casa é um dos principais atrativos de O Jardineiro.| Crédito: Divulgação

Feijoada e gastrobar

Servida aos sábados na hora do almoço, a melhor feijoada de Curitiba é acompanhada de samba. Aos domingos, o restaurante serve o tradicional barreado para provar que não é preciso ir a outra cidade para saborear um prato tão tradicional do nosso estado.

À noite, O Jardineiro ganha novos ares com um novo cardápio de boteco e uma aura noturna única na cidade, sob o conceito de gastrobar. “As comidinhas de boteco também têm um toque baseado nas comidas regionais, customizadas para o paladar do curitibano”. Confira o inesquecível bolinho de barreado e o inusitado pastel de feijoada, com o acompanhamento de pimentas e temperos assinados pela equipe da casa, e comprove.

Com uma carta composta por 20 rótulos de cervejas selecionadas, os clientes podem aproveitar um encontro entre amigos ou uma saída com a família enquanto desfrutam petiscos ou uma boa pizza brasileira.

Para Simões, o verdadeiro carro-chefe do espaço é essa sensação de conforto. “Nosso propósito é que as pessoas sintam-se felizes e em casa. Todo final de semana recebemos grupos que permanecem na casa por seis, oitos ou até dez horas, mostrando que as pessoas estão à vontade, como se estivessem em seus lares”.

O Jardineiro fica na Avenida Manoel Ribas, 227, Mercês. Mais informações em
ojardineirorestaurante.com.br