Além de oferecer mais segurança para comer e falar, as próteses fixas sobre implantes também possibilitam um sorriso mais bonito — aumentando a autoestima.
Além de oferecer mais segurança para comer e falar, as próteses fixas sobre implantes também possibilitam um sorriso mais bonito — aumentando a autoestima.| Foto: Shutterstock
  • Por Oral Sin Implantes
  • 03/08/2021 16:35

Durante muito tempo, as únicas opções para quem tinha a infelicidade de perder um dente eram as pontes ou as próteses móveis — conhecidas popularmente como dentaduras. Mas essa solução, embora resolvesse a questão principal, gerava uma série de outros problemas: insegurança para falar ou comer, especialmente alimentos mais duros, são as principais. Além disso, diferenças no sorriso eram comuns, impactando a autoestima do paciente.

Essas perspectivas começaram a mudar conforme as próteses fixas começaram a se tornar mais acessíveis, nas últimas décadas.

Elas são colocadas sobre implantes (pinos de titânio), que são colocados no osso maxilar do paciente em uma cirurgia relativamente simples. Depois do procedimento, o paciente pode realizar todas as atividades do cotidiano com confiança, uma vez que as próteses fixas não escorregam, nem mudam de posição na boca.

Isso proporciona mais conveniência para o paciente, que não precisa se incomodar com fixadores, nem com situações desagradáveis causadas pela movimentação da dentadura. Próteses sobre implantes também geram impactos positivos na saúde, uma vez que elas permitem comer melhor, com mastigação mais eficiente — afinal, nunca é demais lembrar que a saúde começa pela boca.

Mas o impacto mais notável é na autoestima do paciente: o resultado estético das próteses fixas sobre implantes é muito superior ao das dentaduras móveis. Além disso, podendo falar e comer com segurança, sem situações desagradáveis, a pessoa se sente mais confiante.

Faça sua prótese fixa e outros tratamentos odontológicos na Oral Sin Curitiba Centro

A clássica cena da pessoa comendo uma maçã tem um final diferente com as próteses fixas, que oferecem mais segurança.
A clássica cena da pessoa comendo uma maçã tem um final diferente com as próteses fixas, que oferecem mais segurança.| Crédito: Shutterstock

As diferenças na aplicação de próteses fixas e móveis

A Dra. Nilmara S. Imianoski (CRO: PR-CD-21024), da Oral Sin Curitiba Centro, explica que as próteses fixas sobre implantes podem ser aplicadas tanto para pacientes que perderam só um dente (ou um em cada região), como para substituir toda a dentição.

Nos casos de prótese unitária (um dente), o implante dentário oferece mais uma vantagem, além das já citadas: não é necessário desgastar dentes saudáveis para apoiar a ponte móvel.

De todo modo, a Dra. Nilmara explica que, antes de realizar o tratamento com implantes dentários, o paciente precisa fazer uma consulta de avaliação com um dentista especialista nessa área. O profissional pedirá exames, como o raio-x panorâmico, para fazer uma análise e decidir qual o melhor procedimento e tipo de implante dentário para o paciente.

Dependendo do caso e da estrutura óssea do paciente, é possível realizar procedimentos com carga imediata, com colocação do implante e da prótese na mesma cirurgia e tempo mais curto para restabelecimento completo das funções bucais.

Por fim, é importante observar que os implantes dentários e próteses fixas podem ter um custo inicial maior do que outros métodos. Mas, considerando a importância da saúde bucal para o seu cotidiano e as vantagens da prótese fixa, esse é um caso onde vale a pena investir para ganhar mais qualidade de vida.

Além disso, com a popularização dessa tecnologia e as condições de pagamento oferecidas pelas clínicas atualmente, a felicidade de sorrir e comer com segurança pode ser mais acessível do que muitos imaginam.

Entre em contato com a Oral Sin Curitiba Centro e saiba mais sobre os tratamentos